Notícias às 08:15

Morre Martha Rocha, considerada a primeira miss do Brasil

Reprodução

Um dos maiores ícones de beleza do país, a baiana Maria Martha Hacker Rocha, conhecida por todos como Martha Rocha, morreu no sábado (4), em Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, aos 87 anos. Dona de belo par de olhos azuis, ela teve insuficiência respiratória seguida de infarto, segundo informou Álvaro Piano, um de seus três filhos. O corpo foi sepultado no domingo (5), no Cemitério no Santíssimo Sacramento, em Niterói.

Em junho de 1954, Martha Rocha foi eleita a primeira Miss Brasil, em junho realizado no Hotel Quitandinha, em Petrópolis, Região Serrana do RJ. Na época, Martha dizia ter 18 anos, mas o filho confirmou à TV Globo que, na verdade, ela tinha 21 e queria parecer mais nova. À GloboNews, o jornalista Artur Xexéo comentou que, tecnicamente, Martha não foi a primeira Miss Brasil, já que, em 1930, quando o concurso foi inventado, Yolanda Pereira foi eleita. Contudo, a vitória de Martha acabou sendo mais representativa pelo momento em que o país vivia.

A conquista do título levou a baiana ao concurso de Miss Universo, no mesmo ano, no qual ela ficou em segundo lugar, perdendo a coroa para a norte-americana Miriam Stevenson. A justificativa da época foi que ela só perdeu o título por "duas polegadas" na largura do quadril. A história passou a fazer parte da cultura brasileiras, mas Martha dizia que não era bem assim…

"Não foi por duas polegadas, não… Mas vamos deixar como se fosse. O brasileiro acha que eu deveria ter tirado primeiro lugar, essa coisa toda, que é de uma amabilidade, de um carinho enorme, comigo sempre. E eu automaticamente dou também muito carinho, né? Você não pode só receber, você tem que dar obviamente, e dou com coração, sempre fiz isso com coração, nunca forçada", disse ela, numa entrevista.

Outra história que justificaria a perda para americana é a de que, no ano em que Martha Rocha participou, havia uma espécie de "compensação" a ser feita, favorecendo a candidata que representasse os Estados Unidos na ocasião.

Viúva, mãe de três

Martha Rocha teve dois filhos – Álvaro e Carlos – com o banqueiro português Álvaro Piano, que morreu em um desastre de avião. Aos 23 anos, de volta ao Brasil, se casou com Ronaldo Xavier de Lima e teve outra filha, a artista plástica Claudia Xavier de Lima.

Nos anos 1990, ela passou por um sério problema financeiro. O cunhado teria ficado com todo o seu dinheiro. A história foi contada por Martha numa rede social, no ano passado.

"Em 1995, com a fuga de Jorge Piano com todo o meu dinheiro, superei meus problemas com suporte de meus dois filhos, duas amigas e o meu trabalho honrado, vendendo os quadros pintados por mim, e ganhando cachê para divulgar o concurso Miss Brasil."

Dedicada à pintura, Martha vivia em num lar de idosos em Volta Redonda, no Sul Fluminense.

Notícias Relacionadas