Notícias às 18:50

Morre Mercedez Barcha, viúva de Gabriel Garcia Marquez

Grosby Group

De causa não divulgada, morreu no último sábado (15), Mercedez Raquel Barcha Pardo. Aos 87 anos, a viúva do escritor colombiano Gabriel Garcia Márquez morava na Cidade do México.

"Mercedes Barcha descansa em paz depois de uma vida plena. Sua personalidade era única, uma mistura singular de inteligência absoluta, força de caráter, pragmatismo, curiosidade, senso de humor e sigilo. Hoje nos despedimos dela, agradecendo pelo amor, apoio e paciência nos mais de 25 anos de desenvolvimento da Fundação Gabo. Querida Mercedes, nunca a esqueceremos. Sua memória vai nos inspirar ", disse Jaime Abello Banfi, diretor da Fundação Gabo, em nota.

No comunicado, ele enfatizou ainda que Mercedez era muito dedicada à Fundação, na qual assumira o Conselho Administrativo.

"Muitos dos bons momentos que vivemos com nosso fundador Gabriel García Márquez, tanto nos alegres espaços de amizade como nos momentos marcantes da história da Fundação Gabo, desde a noite que começamos a pensá-la e ela nos acompanhou naquele jantar onde falamos apaixonadamente de jornalismo, até quando Gabo faleceu e ela assumiu a presidência do nosso Conselho de Administração ".

Livro de Gabriel García Márquez vende muito em quarentena

Amor de infância

Colombiana da cidade de Magangué, em Bolívar, Mercedez e Gabo se conheceram em 1941, quando ela tinha 9 anos e ele 13. Eles se casaram dezessete anos depois, em 1958, em Barranquilla.

"Incondicional e silenciosa, ela sempre esteve ao lado do escritor, convivendo com ele todas as aventuras da profissão literária", afirma a Fundação Gabo.

Ela deixa dois filhos, Rodrigo e Gonzalo García Barcha.

Notícias Relacionadas