Imprimir

Notícias

30/09/2020 | 15h13m - Publicado por: Ará Rocha | Foto: Divulgação

Morre Quino, cartunista argentino criador da Mafalda

Ele sofreu um AVC e estava com 88 anos

Morre Quino, cartunista argentino criador da Mafalda - Divulgação

Uma notícia mega triste para o mundo dos cartoons. Morreu nesta quarta-feira (30) o cartunista argentino conhecido por criar as histórias em quadrinhos da personagem Mafalda, Quino. Aos 88 anos, segundo a imprensa argentina, ele ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC). A causa morte ainda não foi divulgada.

"Quino morreu. Todas as pessoas boas do país e do mundo ficarão de luto por ele", escreveu o editor Daniel Divinsky, no Twitter.

Joaquín Salvador Lavado, nome de batismo de Quino, nasceu em Mendonza, na Argentina. Ele foi o criador das histórias em quadrinhos mais traduzidas da língua espanhola.

Anúncio da morte de Quino

Mafalda, engajada e com tom político primoroso

Quino é automaticamente lembrado quando se fala de uma das personagens mais engajadas criadas por ele, a Mafalda, que na segunda-feira (29), completou 56 anos de existência, sempre questionadora - a garotinha dos cartoons tem seis anos -, fã de Beatles e batalhadora pelas questões sociais que envolvem o mundo.

Quino criou Mafalda quando era desenhista publicitário, em 1962. Ela seria a personagem de uma peça de propaganda, que foi rejeitada por jornais na época e que voltou com força total - e pra ficar - em 1964. Sua primeira tirinha foi publicada em 29 de setembro daquele ano e suas histórias sempre aparecem em jornais, postagens de todo o mundo, por conta do seu teor sempre atual.

Mafalda e sua turma também virou livros, traduzidos para mais de 30 idiomas e também protagonizou um filme produzido na Argentina em 1982. As tirinhas também traziam personagens queridos e amigos de Mafalda, como Manolito, Susanita, Guille, Filipe e Libertad.

A imagem abaixo está ná página do Instagram @catracalivre

O Catraca Livre fez uma homenagem ao cartunista Quino





Notícias Relacionadas

20/10/2020 | 11h00m - Flávia Almeida

Morre filho do ator Robert Redford



Instagram

Instagram

OFuxico