Imprimir

Notícias

21/11/2020 | 08h20m - Publicado por: Andréia Takano | Foto: Divulgação

O dia em que o Brasil chorou para dizer adeus a Gugu Liberato

O apresentador morreu em 21 de novembro de 2019

O dia em que o Brasil chorou para dizer adeus a Gugu Liberato - Divulgação

Em 21 de novembro de 2019, o Brasil se entristeceu com a notícia da morte de Augusto Liberato, nosso querido Gugu. Um dos nomes mais importantes da história da televisão nos deixou prematuramente aos 60 anos. A causa da morte foi uma queda sofrida na casa comprada pelo apresentador em Windermere, próxima a Orlando, Flórida (EUA). Gugu deixou três filhos, João Augusto e as gêmeas Marina e Sofia Liberato.

Naquela noite de 22 de novembro ele se foi para dor de parentes e amigos. Em nota oficial, a assessoria de Gugu deu a triste confirmação. 

Gugu Liberato ganha homenagem da Record TV durante toda a semana



“Este é um momento que jamais imaginamos viver. Com profunda tristeza, familiares comunicam o falecimento do pai, irmão, filho, amigo, empresário, jornalista e apresentador Antônio Augusto Moraes Liberato (Gugu Liberato)”, iniciava o comunicado oficial.

O programa Canta Comigo, da Record TV, era um xodó do apresentador

Gugu uniu emissoras de TV
 

A morte de Gugu mobilizou todas as emissoras de televisão. Os principais canais do País fizeram a cobertura completa da morte, independente de, naquele momento, ele fazer parte da Record TV.

William Bonner fez o anúncio do adeus no Jornal Nacional, da TV Globo. O Mais Você, de Ana Maria Braga, Fantástico, e o Domingão do Faustão lamentaram a morte.

Faustão chegou a dizer: “fomos adversários, mas nunca inimigos.”

Na Record TV, emissora em que trabalhou por 10 anos, grande parte da programação foi dedicada a Gugu, mostrando sua história.

No SBT, emissora onde Gugu iniciou a carreira e permaneceu por quase 30 anos, Celso Portiolli e Eliana chegaram a chorar de saudade.
 

Generosidade e doação de órgãos
 

Mesmo diante de tanta dor, a família de Gugu autorizou a doação de todos os órgãos do apresentador. Na ocasião, os médicos dos Estados Unidos chegaram a dizer que ao menos 50 pacientes poderiam ser beneficiados com o gesto. 

Após a repatriação do corpo ocorreram o velório, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de São Paulo, e o enterro, no cemitério Gethsêmani, na capital paulista.

Corpo de Gugu Liberato foi recebido sob aplausos

João Augusto dá gesto de amor ao pai

No momento em que a família e amigos velavam o corpo de Gugu Liberato, na Assembleia Legislativa de São Paulo, um fato marcante emocionou a todos. João Augusto, filho mais velho do apresentador, tirou uma correntinha que estava usando e colocou nas mãos do pai.

Muito emocionado, João foi amparado por todos os entes queridos. Assim que o corpo de Gugu Liberato chegou à Assembleia Legislativa de São Paulo, uma multidão de anônimos começou a aplaudir o apresentador.

João Augusto recebeu o carinho de amigos e familiares

Saudade dos amigos
 

Marcos Mion foi um dos famosos que se emocinou demais no velório do corpo de Gugu Liberato.

"Para você deixar um país inteiro de luto é porque você foi um grande homem, é para poucos. O legado dele é infinito (...) Sou um dos grandes representantes desta nova geração que sabe o valor de Gugu e fiz questão de sempre passar adiante e vou continuar passando adiante", disse Mion. E completou: "não tenho mais condições de falar, tem gente que fala melhor do que eu.

Rodrigo Faro chegou a dizer: “É um momento complicado, a ficha cai agora, quando você vem no velório ver a pessoa, o Brasil de luto, parado para homenagear o Gugu.”

“O Gugu faz parte da carreira de muitas pessoas no meio artístico e deixou um legado de muito amor, muita generosidade. É assim que vamos lembrar dele. Sou muito grata a Gugu Liberato. Ele realmente era uma pessoa muito diferente”, declarou a apresentadora Eliana.

Sônia Abrão declarou: “Esse olhar dele de positividade em relação a vida, essa alegria, estas características faziam parte do Gugu. Estar perto dele fez com que essa onda de energia positiva nos atingisse também. A gente sabia que podia contar com o Gugu para qualquer coisa. Ele era uma pessoa muito humana, de verdade.”

Silvio Santos não compareceu no velório, mas fez questão de, dias depois, conversar com dona Maria do Céu, mãe de Gugu, por telefone. Durante uma conversa, o dono do SBT lamentou a morte de Gugu e ainda ressaltou que toda a homenagem feita pelo Brasil foi muito merecida. Grande amigo e mentor de Gugu, Silvio mostrou-se muito triste com a perda de seu pupilo. 

Família de Gugu Liberato ficou desolada com a morte do apresentador

Parlamento português presta homenagem a Gugu Liberato
 

O parlamento português prestou uma bela homenagem para Gugu Liberato. Durante a apresentação e a aprovação, por unanimidade, dos votos de pesar, o parlamento ainda fez um minuto de silêncio, em homenagem a Gugu e ao cantor Eduardo Nascimento, responsável pela canção O Vento Mudou, que também morreu em 22 de novembro. Gugu Liberato tinha origem portuguesa, por conta da descendência dos pais, dona Maria do Céu e seu Augusto. 

Dona Maria do Céu, mãe de Gugu Liberato, chegou a segurar a bandeira de Portugal no velório

"Gugu queria que todos vivessem felizes"
 

Mesmo passando por muita dor, Aparecida Liberato se pronunciou, após a morte do irmão, Gugu Liberato.

No Instagram, Aparecida escreveu: "Paz, em cada lenço branco que era abanado durante o cortejo. Amor, em cada lágrima derramada nos rostos tristes. Solidariedade, na presença inabalável das pessoas. Alegria, em cada salva de palmas. Generosidade, em cada aceno de adeus. Respeito, em cada silêncio. Esses lindos gestos e sentimentos que fizeram a despedida de Gugu foram os praticados por meu amado irmão durante toda a sua vida neste mundo físico. E esse é o legado que ele nos deixou, a nós, sua família e a seu público."

Despedida de uma grande amiga
 

Esther Rocha, assessora de Gugu Liberato, escreveu uma linda mensagem nas redes sociais para agradecer o período em que trabalhou ao lado de seu grande amigo.

"Meu caro amigo Gugu, Você jamais imaginou isso tudo, não é? Nem eu... O roteiro que pensamos não era esse, mas quem disse que somos os donos absolutos do nosso tempo? Nos últimos dias dei o meu máximo pra te mostrar quão importantes foram os nossos longos anos de parceria. Segui o meu coração, respeitei os meus instintos e tentei me manter na rota sem nenhum desvio. Agi com a minha verdade, relembrando o seu jeito raro de sempre dizer “nós” e jamais “eu”. Você embarcou antes para o próximo capitulo, mas tudo bem. Eu te perdoo por ir embora sem avisar e só não fico brava porque sei que você foi acompanhado por seres de muita luz. Que sua nova jornada seja de muito amor e evolução. Se precisar de algo, estarei por aqui. Obrigada por tudo, foi bom demais caminhar ao seu lado. E pode me esperar, pois quando a minha hora chegar, é certo que pedirei pra te chamar na porta do Céu pra retomarmos nossa boa e velha parceria. Com amor sincero e muita gratidão, Esther", escreveu. 

Publicação de Esther Rocha nas redes sociais





Notícias Relacionadas



Instagram

Instagram

OFuxico