Imprimir

Notícias

23/11/2020 | 20h22m - Publicado por: Raphael Araujo | Foto: Reprodução/Instagram

Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca tocará com Toni Garrido

Grupo e músico apresentarão ópera O Morro Canta Canudos

Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca tocará com Toni Garrido - Reprodução/Instagram

Crianças e jovens do Programa Orquestra nas Escolas, projeto da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, estão realizando uma série de apresentações para exaltar a Semana da Consciência Negra, se apresentando em locais públicos da cidade.

Nesta terça e quarta-feira (24 e 25), a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca vai executar a ópera O Morro Canta Canudos, às 19 horas, com a participação especial do cantor Toni Garrido, diretamente da Cidade das Artes (RJ), com transmissão ao vivo pelo Canal do YouTube do Programa Orquestra nas Escolas (www.youtube.com/orquestranasescolas).

Músicas como, Pelo telefone (Donga, 1917), Suíte Pixinguinha, 5º mov: “Ainda me Recordo” (Anderson Alves), O Morro Não Tem Vez (Tom Jobim), Alguém me avisou (Dona Ivone Lara) e O sol nascerá (Cartola), fazem parte do repertório do Concerto (completo, abaixo).

“A música e a arte são instrumentos potentes que nos ajudam a refletir e transformar à nossa maneira de pensar e entender o mundo. Trouxemos, para exaltar a Semana de Consciência Negra, o musical ‘O Morra Canta Canudos’, para que de maneira poética possamos cantar e contar nossa história, memória e raízes ancestrais”, refletiu Moana Martins, Coordenadora Geral do Programa Orquestra nas Escolas.

Realizada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, por meio do Programa Orquestra nas Escolas, a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca conta com o patrocínio da Uber pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS e Lei Rouanet.

A parceria foi conquistada em 2019 e possibilitou a realização da temporada de concertos daquele ano com renovação em 2020, compra de instrumentos profissionais, bolsa para 400 alunos das formações musicais e suporte para mais de 12 mil alunos atendidos pelo Programa.

Em maio de 2019, através da parceria, foi possível realizar a primeira turnê internacional na Espanha, onde 60 alunos da OSJC participaram.

Outra ação desenvolvida por meio da parceria com a Uber foi o Sinta o Som, um programa da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro, que compartilha estratégias educacionais criativas, usando a música e a arte para fortalecer as aprendizagens dos alunos.

Serviço: Concerto Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca, pat. Toni Garrido

24/11 (Terça-feira), 19h: Ópera O Morro Canta Canudos

25/11 (Quarta-feira), 19h: Ópera O Morro Canta Canudos

Transmissão online: www.youtube.com/orquestranasescolas

 

 

 





Notícias Relacionadas



Instagram

Instagram

OFuxico