Notícias às 15:15

Participante do Big Brother Portugal faz comentário racista sobre brasileiras

Reprodução/Instagram

A portuguesa Sónia Jesus, participante do Big Brother Portugal, fez um infeliz comentário racista contra as mulheres brasileiras e recebeu uma dura punição do programa transmitido pela TVI, na quarta-feira (24).

"As brasileiras são de uma raça… são da favela", disse ela após uma discussão no reality.

A briga começou quando, à tarde, um dos confinados, Daniel Monteiro, recebeu uma mensagem de fãs brasileiros através de uma faixa fixada em um avião, que sobrevoou a casa do reality.

"Daniel, te damos valor e te assumimos".

Depois do episódio, os participantes começaram a conversar sobre as mulheres brasileiras, quando Sónia soltou o comentário preconceituoso. A repercussão nas redes sociais foi imediata. Internautas indignados, pediam providências, até que a produção do Big Brother Portugal puniu Sónia, líder da semana, e tirou a liderança em virtude do comentário inadequado.

O anúncio foi feito à noite, com todos os participantes juntos na sala da casa. Além disso, a participante entrou automaticamente do paredão do próximo dia 5 de julho.

"Como sabem, a minha casa é onde todos cabem e todos devem ser tratados igualmente. Com esses comportamentos, me vejo obrigado a agir. Sónia, a partir desse momento, você deixa de ser líder da casa e, no domingo, estará indicada para a semana seguinte ao paredão", disse o Big Boss português.

Ex-BBBs Gui, Gabi e Daniel se reencontram no SBT
Rafa Kalimann se preocupa com comparação à Grazi Massafera
Ivy Moraes sobre ficar com Thiaguinho: 'Poderia ter acontecido'

Uma brasileira entre eles

Na disputa, está a brasileira Ana Catharina, de 29 anos. Ela afirmou aos demais participantes que não ouviu a fala de Sónia porque não estava presente quando a mesma aconteceu. Mas disse que nunca sofreu qualquer preconceito por parte dela no programa.

"Não sei como a Sónia brincou comigo. Sei como ela é comigo, a gente se entende. Eu sei que ela nunca me tratou mal. Agora, o que ela falou, se falou isso ou aquilo, desculpa, não vou falar nem que sim e nem que não, porque eu não lembro. Então não vou falar. A Sónia jamais Ali, eu não estava presente. O que ouvi foi a frase que o Big Brother me perguntou foi o que achei da frase. Para mim, foi um comentário infeliz, porque lá para fora, pelo contexto histórico, por tudo que as pessoas vivem, pela nossa história, as palavras precisam ser medidas, as pessoas se sentem ofendidas. E, para mim, foi um comentário infeliz, não vou dizer o contrário. Naquele contexto minúsculo, foi o que aconteceu", disse.

Após o fim do programa ao vivo, Ana Catharina voltou a comentar a fala de Sónia Jesus, desta vez com outra participante.

"É muito triste. Mas as pessoas reproduzem comentários que não querem fazer. É um comentário infeliz. Como tem um histórico, realmente, de preconceito com as brasileiras no mundo todo, então é muito complicado. Então quando falar alguma coisa, alguém pode ter se sentido ofendido e com todo o direito. A Sónia não é uma pessoa que desrespeita, ela nunca me desrespeitou, nem a minha nacionalidade. Mas esses comentários que faz sem querer é f…"

Sem comentários

Sónia teve o direito de se pronunciar sobre o assunto e, perguntada se gostaria de comentar, disse que "não" e optou por não se manifestar, nem justificou a sua fala, muito menos pediu desculpas.

Um dia antes do ocorrido, na terça-feira (23), Sónia Jesus já havia se desentendido com outra participante, Noélia e não quis se desculpar. Segundo a direção do programa, este "comportamento agressivo" foi levado em consideração para punição final, dada na quarta-feira.

Perfil da participante

Sónia Jesus tem 27 anos, é de Vila Nova Gaia, cidade ao lado do Porto. Casada, mãe de duas filhas, ela trabalha como vendedora ambulante de bases de cortiça. Em seu perfil no site do programa, ela assegura "ter pavio muito curto" e que "não gosta de pessoas que se fazem de coitadinhas".

Notícias Relacionadas