Notícias às 19:37

Pedro Alves afirma: ‘Homens e mulheres estão do lado do Guga’

Divulgação/TV Globo/João Miguel Júnior

Pedro Alves está sendo um dos atores mais comentados, em Malhação – Toda Forma de Amar, atual novela da Globo.

Na trama, o ator está interpretando Guga, um rapaz que é vítima de preconceito, por parte do próprio pai, Max (Roberto Bomtempo), por ser homossexual.

Em uma cena exibida, há apenas alguns dias, ele, aliás, acabou contando toda a verdade, sobre seu namoro com Serginho (João Pedro Oliveira), para os pais, Max e Regina (Karine Teles).

Em conversa com OFuxico, Pedro, de 26 anos, ressaltou a importância de tal especial trabalho, em sua carreira, comentando também, entre outras coisas, sobre como está sendo a repercussão de seu personagem, entre o público nas ruas.

Entrada no elenco da trama e preparação para viver o Guga

“Meu empresário ficou sabendo do teste, eu fiz e depois fui chamado para fazer uma semana de imersão. De semana em semana, foi afunilando e, depois de um tempo, fiquei sabendo, pelo diretor (Adriano Melo), que eu estaria em Malhação e interpretaria o Guga. Ele também teve uma reunião com cada um, para explicar como seria cada personagem. (…) Quando fiquei sabendo do Guga, comecei a fazer coisas que tinha lido na sinopse dele. Comecei a ir mais à praia, praticar mais esporte, buscar mais sobre a cultura LGBT, entender, ouvir relatos de pessoas, que não tinha ouvido, ler sobre o assunto na internet, e fui me alimentando disso. Assisti também muitos filmes com a temática LGBTQIA+, e fiz a preparação com os preparadores da Rede Globo, que são incríveis, estão sempre trabalhando junto com a gente”, contou o ator.

Cena em que Guga revela que é homossexual para os pais

“Existe o antes da cena em que o Guga revela, e o depois. Foi um momento muito marcante, tanto para o Pedro Alves, quanto para o Guga. Foi um momento muito marcante, e para as pessoas também foi. Eu percebi uma diferença muito grande, as pessoas têm me abordado com mais paixão. Antes, eu era reconhecido, pela história do Guga, e, hoje, elas falam da trajetória dele com mais paixão, amor, carinho e respeito. Elas têm muita compaixão com o drama que o Guga vive. Isso me emociona muito. Após tal cena, batemos recorde de comentários na internet, com várias pessoas contando suas histórias, muitos meninos se reconhecendo na tela. Isso é incrível”, afirmou Pedro.

“Era um momento muito esperado da trama. A Karine Teles e o Roberto Bomtempo também esperavam muito e, antes da gravação, chegamos mais cedo, para poder conversar sobre a cena. O nosso diretor, Adriano Melo, também é incrível, nos deixou muito a vontade, em tal momento. Ele realmente tem uma visão artística muito forte, potente e delicada, com este tema. Ele fala desse tema com muito carinho e amor, e isso, para a gente, como ator, faz toda a diferença. Ele acolheu a gente de uma forma bem interessante, deu a liberdade que precisávamos e, ao mesmo tempo, nos guiou da melhor maneira. Essa cena vai ficar marcada, para mim, como um momento muito especial, e que marcou, com certeza, muitos meninos do Brasil”, complementou o artista, visivelmente emocionado e feliz.

Será que existem muitos pais parecidos com o Max, no Brasil?

“Acho que existem muitos pais que reagiriam como o Max. Depois que foi ao ar a cena em que o Guga conta que é homossexual, eu recebi milhares de relatos, a produção me falou que recebeu muitas histórias também, por meio das redes sociais. São histórias fortíssimas, que a gente acha que só são possíveis na dramaturgia, histórias piores do que a reação do Max, então estamos realmente falando de algo que existe, que acontece com muitas famílias. É muito triste ver que estamos falando de algo que acontece todos os dias. Eu lembro que, quando gravei esta cena, me emocionei fazendo e, depois que a gravação terminou, chorei no colo da Karine Teles e do Roberto Bomtempo (que interpretam os pais do Guga), porque, quando acaba a cena, você realiza que o tema tratado realmente acontece, em várias casas do Brasil”, respondeu o intérprete do personagem Guga.

Reação das pessoas nas ruas

“A reação das pessoas é a melhor possível. Eu sempre me emociono, não consigo ficar imune a isso, porque em qualquer lugar que vou, as pessoas sempre me reconhecem. Isso chama muito minha atenção, e todas sempre estão torcendo pelo Guga e ficam chateadas pela forma que o Max reage à realidade do filho. Isso me deixa muito feliz, ver que homens e mulheres estão do lado do Guga. Acho que essa história ajuda a mostrar, a encarar o preconceito de frente, o que ele provoca na vida de um adolescente. Acho que tem ajudado também as pessoas a perderem o próprio preconceito, ficando do lado do Guga. O Bomtempo (que interpreta o Max) também me conta que várias pessoas abordam ele para dizer que estão do lado do Guga, e não do Max. Isso me emociona muito, estar fazendo parte de um trabalho que está mudando a visão das pessoas. Muitas pessoas que têm preconceito estão mudando, revendo isso com a história do Guga, e isso me deixa muito feliz”, declarou Pedro Alves, sobre o assunto.

Importância em retratar tal tema

“A importância é gigantesca em retratar este tema. Pela primeira vez, temos um dos protagonistas com uma história consistente sobre a homossexualidade, que tem um núcleo que discute esta questão. Acho que o Emanuel Jacobina (autor da atual temporada da trama) foi muito carinhoso, cuidadoso e inteligente com este tema, justamente em um momento político e social em que precisamos conversar sobre isso. Estamos precisando levantar este assunto, para que as pessoas falem disso em casa, entendam mais este universo, se perceberem e o preconceito que têm, sobre este assunto, tentando até reavaliar o próprio preconceito. É importante abordar este tema também para reconciliar famílias, reconciliar filhos e seus pais, trazer o amor e o respeito que essas famílias precisam”, afirmou o artista.

Clima nos bastidores da trama

Durante a entrevista o artista também falou um pouco de como é o clima, entre os integrantes do elenco da atual Malhação, nos intervalos entre uma gravação e outra.

“O clima é muito bom. Todo mundo do elenco se deu super bem, não existe problemas nos bastidores, nenhuma intriga. A gente se respeita muito, e fiquei bem surpreso com isso, o clima não poderia ser melhor. Estou bem feliz em participar desta Malhação, de ter profissionais tão bons e pessoas tão interessadas na arte, ao meu redor. São atores engajados, nos seus respectivos temas, que querem mesmo conversar com o público sobre os assuntos, e isto é muito bom”, declarou ele.

Notícias Relacionadas