Notícias às 15:50

Perto do nascimento da filha, Quitéria Chagas recebe o certificado de doula

Reprodução/Instagram

Quitéria Chagas está prestes a dar as boas vindas à Helena, sua filha com o empresário italiano Francesco Locati, que deve nascer neste mês através de um parto humanizado dentro de casa.

Na tarde deste domingo (17), a atriz dividiu com seus seguidores que recebeu o certificado de doula, que são mulheres que dão apoio emocional para as gestantes na hora do nascimento.

“Antes de entrar com a licença maternidade, conclui minha formação em Doula. (profissional que realiza apoio emocional e utiliza métodos não farmacológicos para alívio da dor nas gestantes durante trabalho de parto; acompanha as parturientes do Pré natal até Pós parto). No Brasil é uma modalidade nova, porém em Londres (Reino Unido) é uma prática reconhecida muito apoiada pelos obstetras e órgãos da medicina obstetríca, como em outros países desenvolvidos. 
Em Londres realizaram 21 artigos científicos comprovando a eficácia de uma DOULA acompanhando a parturiente, diminui o número de anestesias e cesarianas desnecessárias, de duração do trabalho de parto, melhor recuperação da gestante e do bebê. É um dos países que incentiva o parto fisiológico (natural), as cesarianas são utilizadas somente em caso de emergência por ser uma cirurgia emergencial e não um tipo de parto. Geralmente os partos são assistidos em domicílio com uma equipe de Enfermeiras obstétricas (parteiras), Doulas. Os médicos obstetras não realizam partos, já que o parto é um fenômeno fisiológico, ninguém faz parto, o organismo e o bebê que executam tudo quando não há intervenções desnecessárias. A Organização Mundial de Saúde exige que os países, principalmente o Brasil que infelizmente é recordista de cesarianas desnecessárias, apliquem prática do parto natural humanizado, que não é uma filosofia, e sim uma prática médica comprovada cientificamente. Porém a falta de informação tanto dos médicos obstetras que estão com praticas antigas que não possuem comprovação científica e são realizadas de forma generalizada; a população desconhece, as gestantes também, e acreditam que as praticas obstétricas naturalizadas em nosso país são as corretas….muitas vezes são incorretas, prejudicando a saúde da mulher e dos bebês que c/a cesariana desnecessária nascem prematuros acarretando problemas para mãe e bebê. Curso foi realizado Pelo Instituto Gama e o Núcleo Carioca de Doulas", escreveu ela na legenda da foto.

Na imagem ela aparece com a barriga pintada, pois assim é possível ver a posição na qual o bebe se encontra.

Quitéria Chagas será mãe de uma menina
Grávida, Quitéria Chagas não tira a mão da barriga em caminhada com o marido
Quitéria Chagas anuncia gravidez
Quitéria Chagas desfila mais comportada neste Carnaval

Notícias Relacionadas