Notícias às 15:00

Playlist: Vem relembrar 10 sucessos na voz de Beth Carvalho

Marcos Ferreira/Brazilnews

Músicas com qualidades, letras incríveis e batidas que fazem muita gente remexer. Beth Carvalho, a Madrinha do Samba, deixa um legado de canções interpretadas com sua voz cheia de garra e que marcou – e marcará – muitas gerações.

Beth morreu na terça-feira (30), por conta de uma infecção generalizada.

OFuxico preparou uma playlist com10 canções de sucesso na voz de Beth Carvalho. Confira!

Andança
Andança (1968) foi feita na casa de Beth Carvalho, por três jovens que, como ela, iniciavam na época suas carreiras: foram eles os compositores Danilo Caymmi, Edmundo Souto e Paulinho Tapajós (1945).

 

Vou Festejar
Em 1978, Beth Carvalho gravou o sucesso Vou festejar, composição de Neoci, Dida e Jorge Aragão. Alguns anos depois, a música se tornava o segundo hino da torcida do Atlético Mineiro.

 

Coisinha do Pai
Coisinha do Pai foi composto por Jorge Aragão, Almir Guineto e Luiz Carlos e lançada no álbum Beth Carvalho no Pagode (1979). A ideia da música foi de Jorge Aragão, para embalar o sono de suas filhas Vânia e Tânia. Foi também um dos maiores sucessos do tradicional bloco carnavalesco carioca Cacique de Ramos.

 

Camarão que Dorme a Onda Leva
Zeca Pagodinho conheceu a cantora Beth Carvalho em 1981, na quadra do bloco carnavalesco Cacique de Ramos, onde se reuniam todas as quartas-feiras compositores e cantores num encontro denominado pagode. Ela o convidou para participar de seu novo disco e cantar a faixa Camarão que Dorme a Onda Leva, de sua autoria em parceria com Arlindo Cruz.

 

Saco de Feijão
Em 1971, Beth Carvalho se consagrou como uma das mais importantes intérpretes do samba.  Saco de Feijão é um samba de Chico Santana, integrante da Velha Guarda da Portela. Reclamando da carestia da vida, num linguajar irônico e até certo ponto divertido, a composição relembra “os tempos de outrora”, bem melhores, segundo o autor, do que o que se vivia na ocasião.

 

Olho por Olho
A música Olho por Olho foi criada por Beth Carvalho em 1977. O samba faz parte do disco Nos Botequins da Vida.

 

O Mundo é Um Moinho
O Mundo é Um Moinho é uma das mais belas composições do saudoso Cartola ((1908-1980) que ganhou a interpretação suave de Beth Carvalho.

 

Corda no Pescoço

Corda no Pesqcoço é de autoria de Almir Guineto e faz parte do álbum A Madrinha do Samba: Ao Vivo Convida, lançado por Beth Carvalho em 2004.

Eu Só Peço a Deus
O compositor argentino León Gieco fez e gravou esta canção quando os ditadores Videla e Pinochet, ao final de 1978.  No retorno triunfal de Mercedes Sosa à Argentina após a redemocratrização, o tema foi gravado por ela ao vivo com León nos famosos Concertos do Cine Opera. Aqui, a versão com Mercedes Sosa e Beth Carvalho.

Canto de Rainha

A música Canto de rainha foi lançada por Beth Carvalho em 1983. A composição é assinada pelo grupo Fundo de Quintyal.

Notícias Relacionadas