Notícias às 00:45

Prejudicado pelo horário, especial de Roberto Carlos registra o menor Ibope dos últimos 14 anos

Rede Globo / Estevam Avelar

Na noite desta terça-feira (23), a Rede Globo exibiu seu tradicional especial de Natal com Roberto Carlos, que este ano fez um passeio pela carreira internacional da carreira do cantor.

Gravado no Citibank Hall do Rio de Janeiro, o programa foi ao ar das 23h17 às 0h40, e liderou a audiência com uma vantagem surpreendente, média de 21 pontos, o equivalente a 40% de participaçãoo (share).

No horário a Record ficou em segundo lugar com 6,5 pontos e o SBT em terceiro com 5,5. Um detalhe curioso: a soma dos índices de todas as emissoras concorrentes resulta em 16 pontos, cinco pontos a menos que a Globo.

Os dados são da aferição prévia do Ibope. Cada ponto equivale a 65 mil domicílios na Grande São Paulo.

Muito Tarde

Os índices deste ano representam a menor audiência da história da atração nos últimos 14 anos (ver tabela de audiências abaixo). Um resultado injusto para um programa de produção internacional, com participações incríveis e repertório  surpreendente. Merecia ser exibido mais cedo, quando certamente registraria resultados bem superiores.

Mesmo quebrando a tradição de exibir o programa sempre após novela, essa audiência do especial do RC foi histórica pois, segundo fontes da própria Rede Globo, triplicou audiência da emissora no horário.

Entre as músicas mostradas pelo Rei estavam Breakfast, versão internacional para Café da Manhã, Esse Tipo Soy Yo (Esse Cara sou Eu), além de El dia que me quieras e Esta Tarde Vi Llover”, estas duas últimas do mexicano Armando Manzanero. A passagem do artista pelo festival de San Remo foi relembrada com Canzone per te, com direito a cenas da época.

Entre os convidados especiais estavam Luan Santana, que fez dueto com Roberto na música Lobo Mau, e Alcione que brilhou como grande estrela da música cantando com o Rei as internacionais The Way you Look Tonight, originalmente interpretada por Fred Astaire  no filme Ritmo Louco(Swing Time)  de 1936,  e Desahogo (versão em espanhol do sucesso Desabafo).

Nos dois momentos mais esperados o Rei dividiu seu palco com astros da teledramaturgia. Alexandre Nero, o charmoso comendador da novela Império, esbanjou charme ao cantar com ele Mulher de 40. Sophie Charlotte relembrou seu trabalho em O Rebu soltando a voz num dueto do hit  Sua Estupidez. Há tempos Roberto não fazia um especial de Natal tão emocionante.

Ao cantar  Unforgettable, Roberto recebeu a jornalista Glória Maria e repetiu a dancinha realizada pela primeira vez no show de Jerusalém, em 2011. O concerto realizado na Terra Santa também foi relembrado com o clássico Yerushalayim Shel Zahav (Jerusalém de Ouro).  O grande final contou com a participação dos meninos e meninas do Coro Infantil da Sinfônica Brasileira na música Jesus Cristo.

Confira abaixo os índices dos anos anteriores

2000 – 41 pontos
2001 – 28 pontos
2002 – 30 pontos
2003 – 31 pontos
2004 – 32 pontos
2005 – 32 pontos
2006 – 30 pontos
2007 – 26 pontos
2008 – 25 pontos
2009 – 24 pontos
2010 – 24 pontos
2011 – 22 pontos
2012 – 29 pontos
2013 – 26 pontos

Audiência Especial Roberto Carlos 2014

Roberto Carlos e Alexandre Nero

Audiência Especial Roberto Carlos 2014

Roberto Carlos e Sophie Charlotte

Vale conferir abaixo a versão original de The Way you Look Tonight, cantada por Fred Astaire, em 1936.

Notícias Relacionadas