Imprimir

Notícias

12/01/2012 | 08h28m - Publicado por: Felipe Carvalho | Foto: Ag.News

Preta Gil critica o termo afrodescendente

A cantora conta que muitas vezes já brincaram trocando seu nome para ‘Afrodescendente Gil’

Preta Gil critica o termo afrodescendente - Ag.News

Tem gente que pensa que Preta Gil é um apelido. Nascida como Preta Maria Gadelha Gil Moreira, ela tem muito orgulho do nome dado por seu pai, o cantor e compositor Gilberto Gil, e diz que já teve gente brincando com seu nome depois da criação do termo afrodescendente.

“Já ouvi muitas vezes gente me chamando de ‘Afrodescendente Gil’, fazendo piadas... Pode chamar a Preta de preta! Eu sou afrodescendente sim, sou miscigenada de uma mãe branca e um pai negro, a típica mulata brasileira, mas meu nome é Preta! Tenho muito orgulho do meu nome", disse ela a O Fuxico.

O termo afrodescendente, que substitui negro ou preto, foi instituído no Brasil com a justificava de remeter não só à cor da pele, mas às referências históricas e culturais de origem africana. Contudo a cantora acha que nada mudou desde que esta lei entrou em vigor.

+ TONI GARRIDO PREFERE USAR AFRODESCENDENTE A NEGÃO

“Imagina! Mudou o que? O que um termo vai mudar na vida do ser humano? Muito pelo contrário, é um termo que só ajuda a criar ainda mais preconceito. Tudo o que é rotulado é muito chato. Você é preta, gorda, bissexual...”, revolta-se.

Ela ainda acrescenta que essas nomenclaturas só servem para confundir mais as pessoas e trazer mais rótulos e barreiras, sendo que o que mais vale é o caráter e não o que ela veste ou gosta.  

“Por que eu tenho de olhar para a pele do outro? Vamos desrotular! Cadê seu caráter? Não é porque um cara usa uma jaqueta assim ou assado que vou chamá-lo de nerd ou ela de patricinha. Eu sou o que eu quiser e a essência não vai mudar! No mundo a gente vive um rótulo.”

O Fuxico: O site que é referência sobre famosos. Notícias apuradas e sempre em primeira mão.





Notícias Relacionadas



Instagram

Instagram

  • E aí, você concorda? A matéria completa está nos nossos Stories. Corre lá! #BBB20
  • Passada com habilidade da @lucianagimenez  fazendo pilates com o gato em cima da barriga! Não dá cócegas? Descobrimos o segredo da boa forma da apresentadora do SuperPop da RedeTV!. #ofuxico (Via stories @lucianagimenez )
  • Mãe coruja faz como @luapio: vibra com animação do filho ao pintar o cabelo de azul! #ofuxico (Via stories @luapio)
  • Em meio à pandemia do coronavírus, Luciano Huck ensina a fazer máscara de proteção usando uma meia. Boa ideia!
(Via @lucianohuck )
  • @laneeoficial , @marcelamcgowan e @babusantana estão no Paredão. Quem você quer eliminar? #BBB20 
Para votar no nossa enquete, o link  da votação está na Bio. Corre lá! 📸: Victor Pollak/Globo
  • @gabimartins é eliminada no Paredão contra @babusantana e @thelminha_assis com 59,61% dos votos. Gostou do resultado? #BBB20 #Eliminação 📸: Victor Pollak/Globo
  • @alewin71, marido de @ahickmann, foi vítima de uma fakenews a respeito do #coronavirus. O empresario conversou com o OFuxico e mostrou a indignação.

OFuxico