Notícias às 15:36

Recuperado, Bruno Cardoso, do Sorriso Maroto, revela: ‘Tive pontos de força pra superar’

Divulgação

Bruno Cardoso, vocalista do grupo Sorriso Maroto, levou um belo susto no início deste ano, ao decobrir uma miocardite. Por conta disso, ele teve que se afastar dos palcos, para cuidar plenamente da sua saúde.

Agora, após quase 6 meses de cuidados, ele volta ao grupo, cheio de energia e saúde, para retomar a carreira de sucesso com um show nesta sexta-feira (7), no Km de Vantagens Hall, no Rio de Janeiro.

Antes, ele bateu um papo com OFuxico e revelou como superou a doença e os momentos tensos. Acompanhe!

*Sobre a miocardite
Miocardite é uma inflamação do músculo do coração, chamado miocárdio. Existem dezenas de causas de miocardite, incluindo infecções por vírus, bactérias, protozoários ou fungos, medicamentos, doenças auto-imunes, entre outras. As principais consequências da miocardite são a falência do bomba cardíaca, ou seja, redução da capacidade do coração de bombear o sangue, e o surgimento de arritmias cardíacas.

OFuxico –  Como foi sua reação ao descobrir a miocardite?

Bruno Cardoso – Foi uma grande surpresa. Não tinha nenhum histórico de doenças cardíacas até então. Foi realmente um baque.

OF – Você segue em tratamento?

BC – Hoje sigo o tratamento mesmo de volta às atividades. Porém de forma mais amena, sem grandes esforços.

OF – Como é o tratamento, os cuidados?

BC – Faço uso de comprimidos e um acompanhamento de reabilitação cardíaca e pulmonar. Na alimentação não é nada diferente do que todos deveriam fazer. Menos sal, gordura e etc…

OF –  Além de parar com os shows, o que mais você teve de se afastar durante o período intenso de tratamento?

BC – Todo e qualquer esforço do mínimo possível não era recomendado. Tinha que ficar relaxado, sem stress, nada que me fizesse tem uma elevação de pressão e de frequência cardíaca. Com isso você acaba entrando quase num estado de reclusão absoluta. Assim fiquei. Me afastei do palco, das atividades burocráticas, de tudo mesmo. Foi muito difícil se adaptar a essa condição. Logo eu, que sou mega ativo e participativo em tudo que envolve o sorriso e demais atividades minha.

OF – Durante a fase de descobertas, do que foi que você mais sentiu medo?

BC – É inevitável não pensar em morrer. Eu não tenho conhecimento de causa pra julgar a gravidade ou não da minha doença. Isso é de deixar qualquer um apreensivo, com medo. E assim me senti. Daí dos mais variados pensamentos vem. Mas me agarrei em coisas boas, em pensamentos positivos. Família, amigos, o próprio Sorriso… Em tudo que realmente amo. Foram os meus pontos de força pra superar os obstáculos.

OF – Ficar sem cantar e sem o calor do público… dá pra resumir como foi isso para você?

BC – Eu não fiquei. A rede social foi uma grande solução pra não sentir tanta falta. Óbvio que o palco, o show tem a sua magia, o seu calor. Mas aconteceu algo mágico que supriu essa falta. Eu não imaginava o tamanho do carinho que as pessoas têm por mim. Foram 6 meses de muito amor, muita troca de energia. Muitas correntes de orações, mensagens em texto e vídeo chegaram até mim. Essas energias chegaram até mim e me completaram. Me fizeram uma pessoas mais forte e capaz de atravessar essa fase. Superei e vou continuar superando.

OF –  Ouvi dizer que, com sua volta, vem música nova aí pra celebrar. É verdade?

BC – Sim, O Impossível é o nome dela. Fiz essa musica no período de afastamento. A composição foi uma grande aliada nesse processo.

OF – Pode contar um pouco sobre ela pra gente?

BC – Essa música fala sobre um tema bastante comum na vida das pessoas. As idas e vindas. Destemperos e discussões de casal. Numa dessas acontecem momentos em que você pensa em pegar suas coisas e ir embora, né? Então, é sobre essa visão que falamos. O clipe tem uma estética bem anos 80. E uma viagem no tempo na fotografia e figurino. Ilustramos essa discussão num apartamento em São Paulo. A discussão começa na sala e termina na rua. A namorada, esposa… Ela sai desenfreada até chegar no meio da multidão em plena avenida Paulista. Quando ela se dar por conta, ela está no meio de uma apresentação de uma banda de rua, no qual é o próprio Sorriso tocando. Quando ela cai na real, já estou “eu” no papel de namorado, marido cantando pra ela em forma de declaração de amor.

OF– O Thiago Martins te substituiu nesse tempo em que se cuidou. Ele seguirá com o grupo?

BC – Sim, a ideia é essa. O Thiago foi de um carinho, de um coração sem igual. Não seria justo da nossa parte seguir no momento mais legal de todos sem a presença do cara que tornou real todo esse momento. Todos os shows que ele fez com o Sorriso ele pediu pra que eu voltasse o mais rápido possível. E Papai do céu ouviu o que ele disse. Aqui estou. Agora sou eu e todos do Sorriso e público pedimos pra ele seguir por um período pra comemorar com a gente essa volta. Vamos fazer uma grande festa juntos pelo Brasil afora!

OF – A presença, mensagem e carinho do público: essas coisas te deram uma visão melhor de como é querido e importante?

BC – Sim, foi uma grata surpresa. Ver, sentir o carinho do público e também dos meus amigos da música. O "Todos Cantam Sorriso" veio dessa sinergia. Acredito muito que o que eles enviaram de coisas boas foi o fator principal pra minha recuperação ser mais rápida e branda. Também me fez enxergar que é possível sermos pessoas, seres humanos melhores. E isso levarei pra sempre na minha vida.

OF– Um recado aos leitores de OFuxico…

BC – A todos os leitões do OFuxico, muito obrigado por orarem, pedirem a minha recuperação. Obrigado por abraçarem a banda hoje e sempre. Tudo isso só foi possível por conta dessa corrente de vocês. Amo todos vocês. Até breve!

Notícias Relacionadas