Notícias às 12:15

Regina Duarte é exonerada oficialmente de cargo no governo

Reprodução/Instagram

Todo mundo sabe que Regina Duarte não está mais no cargo de Secretária Especial da Cultura desde o dia 20 de maio, quando ela fez um vídeo com o presidente Jair Bolsonaro, mas a oficialização disso veio apenas nesta quarta-feira (10).

Regina Duarte faz desabafo sobre saída do governo Bolsonaro

De acordo com o Diário Oficial da União a exoneração foi “a pedido”, ou seja, foi a atriz que pediu para deixar o cargo. No documento, a exoneração é assinada pelo presidente Jair Bolsonaro e o ministro do Turismo, Marcelo Henrique Teixeira Dias.

Durante o tempo em que ficou na Secretária da Cultura, Regina Duarte foi bastante criticada pela classe artística, principalmente após sua participação em um programa da CNN Brasil, em que até acabou deixando a entrevista antes do final.

Durante todo o tempo em que ficou no cargo, Regina Duarte fez apenas algumas medidas que flexibilizavam as regras da Lei Rouanet em projetos que foram atingidos pela pandemia da Covid-19.

Agora, a Secretária Especial de Cultura está com o cargo vazio e o mais cotado é o ator Mario Frias, que até já recebeu o convite de Jair Bolsonaro, mas, como Regina ainda não havia sido exonerada oficialmente, ele não podia assumir o cargo.

Regina Duarte não ocupará cargo na Cinemateca, em São Paulo
Bolsonaro chama Rede Globo de TV Funerária em entrevista

Rumo à Cinemateca?

Regina Duarte, recentemente, ocupou o cargo de Secretaria Especial da Cultura, mas ficou por conta de três meses. Em sua saída, tudo levava a crer que ela ocuparia um cargo na Cinemateca, em São Paulo, mas isso também não deve acontecer.

Lima Duarte alfineta Regina Duarte após deixar cargo

De acordo com o colunista Ricardo Feltrin, o governo federal pretende fechar a Cinemateca e quer que a Fundação Roquette Pinto, gerencie a instituição e demita os cerca de 150 funcionários que lá trabalham.

Porém, Regina Duarte não deve ficar desempregada. A publicação informa que ela pode ser nomeada para algum cargo nível DAS (Direção e Assessoramento Superior) com salário também em torno de R$ 15 mil, assim como na Secretária Especial de Cultura. O emprego atual pode ser no Ministério do Turismo.

Porém, caso isso não aconteça, Regina Duarte não ficará sem nenhum dinheiro caindo em sua conta, já que ela recebe cerca de R$ 7 mil como pensão alimentícia de seu pai, que foi primeiro-tenente no Exército e morreu em 1981.

Notícias Relacionadas