Notícias às 18:00

Relembre 5 personagens transexuais e travestis da televisão brasileira

Divulgação/TV Globo/Raquel Cunha/Victor Pollak/Estevam Avellar/Montagem

Nesta quarta-feira (29), é comemorado o Dia da Visibilidade Trans e Travesti, data criada em 2004, na ocasião do lançamento de uma campanha nacional elaborada por lideranças do movimento de pessoas trans, em parceria com o Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde.

Pensando nisso, nós do OFuxico relembramos cinco personagens transgêneros e travestis que marcaram a televisão brasileira. Confira:

Britney (A Dona do Pedaço)

Uma das mais populares da atualidade, Britney (Glamour Garcia) foi uma personagem que conquistou a todos em A Dona do Pedaço, e retratou o preconceito que boa parte das pessoas transexuais sofrem da família, no trabalho e na vida amorosa.

Felizmente, Britney deu a volta por cima e conquistou tudo que almejava, e casou-se com Abel (Pedro Carvalho), protagonizando o primeiro beijo de um personagem trans na TV.

Preta Gil e Gloria Groove lançam clipe Só o Amor. Confira!

Michelly (Bom Sucesso)

Michelly (Gabrielle Joie), de Bom Sucesso

Outra personagem que está fresca em nossa memória, Michelly (Gabrielle Joie) conquistou o público da aclamada novela que veio a chegar ao fim na última sexta-feira (24).

Durante a trama, ela era uma amiga confidente de Gabriela (Giovanna Coimbra) e dona de uma personalidade forte, e na reta final, conquistou o direito de usar o banheiro feminino.

Pode parecer pouca coisa para pessoas cisgêneros (que se identificam com o gênero na qual nasceram), mas é uma luta diária as pessoas transgêneros poderem usar o banheiro do gênero na qual se identificam.

Ivan Garcia (A Força do Querer)

Ivana (Carol Duarte), de A Força do Querer

Glória Perez é muito reconhecida por trazer temas mais sensíveis para suas novelas, e em A Força do Querer, não foi diferente.

Ivana (Carol Duarte) se identificava com o gênero masculino, e sua transição foi sendo mostrada aos poucos no decorrer da trama, até que no final, ela está completa, e ela muda seu nome para Ivan.

Uma curiosidade acerca de Ivan é que Pérez pediu dicas sobre como retratar a temática da maneira correta para o ator trans Tarso Brant, que chegou a fazer uma participação especial.

Natasha (Segunda Chamada)

Link da Qublebrada teve um ano de 2019 muito positivo para sua carreira de artista, tendo se apresentado no Rock in Rio ao lado de Karol Conka e Gloria Groove e lançado seu documentário biográfico Bicha Travesty.

5 curiosidades de Karol Conka, Gloria Groove e Linn da Quebrada, que estarão no Rock in Rio

Porém, outro projeto marcante na qual ela se envolveu foi a série Segunda Chamada, da TV Globo, interpretando Natasha, uma das alunas da Escola Estadual Carolina Maria de Jesus.

Natasha é uma travesti que luta por ser respeitada e ter o direito de estudar dignamente. Matriculada na Escola Estadual Carolina Maria de Jesus, ela sofre com o preconceito dos colegas que, por pura ignorância, chegam a agredi-la fisicamente e também verbalmente.

Porém, ao final da história ela dá a volta por cima e consegue se formar.

Ninete (Tieta)

Finalizaremos com a personagem de uma das maiores travestis que o Brasil conheceu: Rogéria.

Em Tieta, Rogéria interpretou Ninete, a administradora dos negócios de Tieta (Betty Faria) em São Paulo.

Ninette chega a Santana do Agreste para provocar um verdadeiro terremoto na cidadezinha: mais adiante, em uma discussão, ela engrossa a voz e revela que seu nome verdadeiro é Valdemar.

Infelizmente, Rogéria veio a falecer no dia 4 de setembro de 2017, no mesmo dia que Ninette apareceria na trama pela primeira vez durante a reprise de Tieta no canal Viva.

Conheça cinco artistas brasileiros transexuais

Retrospectiva

Quem nasceu em 2019

Quem morreu em 2019

Quem casou em 2019

Quem separou em 2019

O Brasil se despede de Gugu Liberato

Notícias Relacionadas