Imprimir

Notícias

26/01/2020 | 08h00m - Publicado por: Flavia Almeida | Foto: Globo/João Miguel Júnior

Salve-se Quem Puder - História

Salve-se Quem Puder é a novela das sete que a Globo estreia no lugar de Bom Sucesso

Salve-se Quem Puder - História - Globo/João Miguel Júnior

A vida entrelaça o destino de três mulheres completamente diferentes e no meio do caminho há a chegada de um furacão e um crime em andamento. É neste cenário, em Cancún, no México, que Alexia Máximo (Deborah Secco), Luna Furtado (Juliana Paiva) e Kyra Romantini (Vitória Strada) tornam-se testemunhas acidentais de um assassinato que vai unir seus destinos. Condenadas a viver sob a custódia do Programa de Proteção à Testemunha e com novas identidades, elas iniciam uma outra vida e terão seus sonhos adiados.

Alexia: a artista da família Máximo

Ignácio (Otávio Augusto) sofre com os primeiros sintomas de Alzheimer. Ele é o patriarca da família Máximo. Pai de Graziela (Débora Olivieri) e avô de Alexia (Deborah Secco), Petra (Bruna Guerin) e de Alan (Thiago Fragoso). Bem-humorado, ele vive com o neto Alan, os bisnetos, Tarantino (Daniel Rangel), Mosquito (Ygor Marçal) e Queen (Alice Palmar), e com os dois ratos das crianças, Justin Bieber e Madonna, numa ampla casa em São Paulo. Tem verdadeira adoração por Alexia e é o grande incentivador de sua carreira como atriz. Com a ‘morte’ da neta em Cancún, a família tenta poupá-lo da tragédia. Uma das maiores preocupações de Alexia ao entrar para o Programa de Proteção à Testemunha é o medo de que o avô não tenha mais lembranças suas.

Alan é primo de Alexia e Petra, é advogado, viúvo e workaholic, e tenta administrar a criação de seus três filhos adotivos, Tarantino, Mosquito e Queen, com os cuidados com o avô. Já Petra (Bruna Guerin), ex-modelo e irmã invejosa de Alexia, está mais interessada em arrumar uma maneira de gastar o dinheiro de Ignácio. Sente um enorme ciúme do avô, que  sempre dedicou à Alexia e usa a falsa preocupação com a saúde dele para fazer visitas constantes a Alan. Na verdade, o interesse dela é pelo primo. Mimada, ela conta com o incentivo incondicional da mãe Graziela para todas as suas decisões e sonhos. Ao contrário de Alexia, a quem a mãe sempre tratou com indiferença. Alan é alheio às investidas da prima.

Luna e a busca por suas origens

Luna (Juliana Paiva) tinha apenas 4 anos quando foi abandonada pela mãe, Helena (Flávia Alessandra). Ela era casada com o chef de cozinha Mário (Murilo Rosa) e resolveu arriscar a vida nos Estados Unidos. Foi a única que conseguiu o visto de entrada para o país e, por isso, fez a promessa de voltar ao México para buscar a família. Mas isso jamais aconteceu. Helena simplesmente sumiu e nunca mandou notícias. Mário criou a filha sozinho no México ao longo de todos esses anos. Luna cresceu, cursa a faculdade de Fisioterapia e trabalha no resort para ajudar a pagar seus estudos ao lado da melhor amiga, Gabi (Nina Frosi) que, como ela, é camareira no hotel. Luna tem verdadeira adoração pelo pai, de quem cuida com atenção especial, principalmente, depois que Mário sofre um acidente de carro e fica numa cadeira de rodas.

Até hoje ele não superou o abandono da mulher. Sua amargura aflora quando fica sabendo que Helena estava morando no Brasil e havia se casado novamente. Em casa, o cozinheiro sempre evitou tocar no assunto com a filha. Luna, por sua vez, nunca desistiu de procurar informações sobre o paradeiro da mãe. Para isso, ela conta com a ajuda do namorado Juan (José Condessa), técnico de TI que consegue localizar Helena pela internet. Antes de ‘desaparecer’, a jovem vê uma imagem da mãe por conta de uma entrevista em que ela diz administrar o Empório Delícia, um badalado centro gastronômico, em São Paulo.

Kyra e o sonho da ‘vida perfeita’

Atrapalhada e estabanada, Kyra (Vitória Strada) é incapaz de chegar a algum lugar sem que nada lhe aconteça. Costuma derrubar coisas, tropeçar em tudo, e vira e mexe está se desculpando com as pessoas. Foi num desses ‘incidentes’ anos atrás que ela conheceu Rafael (Bruno Ferrari), o grande amor de sua vida. Desde criança, a decoradora sonha construir uma família, ter quatro filhos, e idealiza o casamento de ‘princesa’. Romântico, Rafael também embarca nos planos da noiva e sempre faz suas vontades. A família de Kyra, principalmente, a mãe, Agnes (Carolina Kasting), acha precipitada a ideia do casamento em tão pouco tempo, mas ela não consegue convencer a filha do contrário, e acaba sendo obrigada a assumir a missão de ajudar nos preparativos, até que os planos são interrompidos após a viagem da filha ao México. 

Unidas pelo acaso

O destino: Cancún, no México.  É para a paradisíaca cidade da costa do Caribe que Alexia e Kyra embarcam no mesmo voo. Alexia está prestes a viver a melhor fase da carreira. Ela está viajando justamente para começar a gravar sua participação numa novela na Globo. Já Kyra segue para a cidade para acertar os detalhes de seu casamento com o empresário Rafael (Bruno Ferrari). O objetivo da viagem é conhecer o resort e planejar cada detalhe da festa e cerimônia.

De imediato, Alexia e Kyra se estranham e, ao descobrirem que estão hospedadas no mesmo resort, disputam a atenção de Luna, jovem mexicana escolhida para recepcionar as hóspedes brasileiras. Lá também está hospedado o juiz Vitório (Aílton Graça), conhecido pelo trabalho de combate à corrupção. Ele acaba sendo assassinado e Kyra, Alexia e Luna testemunham.

À sombra de outras identidades e agora inclusas no Programa de Proteção à Testemunha, elas iniciam uma nova vida na fictícia Judas do Norte, no interior de São Paulo, depois que são dadas como mortas. Acolhidas por uma família protetora, agora há regras rígidas a serem seguidas para a permanência no Programa. Nada de celulares e redes sociais. Tampouco frequentar os mesmos lugares e cultivar hábitos do passado.

Alexia vira Josimara, Luna assume o nome de Fiona e Kyra é Cleyde, novas pessoas com um padrão de vida bem diferente. Nem mesmo seus protetores conhecem o passado de cada uma delas. A sensação da perda da liberdade é um incômodo que elas não conseguem superar e a fuga para São Paulo será o primeiro passo para a tentativa de retomada de suas vidas. Somente o tempo colocará à prova os sonhos que essas três mulheres perseguiram por toda a vida.

Renzo, o pedaço de mau caminho

Renzo (Rafael Cardoso) poderia ser o protótipo de homem perfeito, mas as aparências enganam. E Alexia não demora para descobrir. Sob o sol de Cancún, a atriz relaxa na praia quando tem a visão do rapaz saindo do mar. A atração entre os dois é imediata e ela não resiste aos encantos do sobrinho de Dominique (Guilhermina Guinle). Os dois passam uma única noite juntos e Alexia, ainda curtindo o momento, percebe que Renzo desapareceu e deixou apenas um bilhete de despedida. A decepção é grande e ela se sente usada.

Testemunhas acidentais

Para localizar Renzo, Alexia convence as amigas a saírem à caça dele, mesmo com a previsão de proximidade de um furacão em Cancún. Ao seguir o rapaz, as três chegam a tempo de ver o juiz Vitório discutindo e tentando desarmar Dominique, até que o pior acontece. Dominique, além de advogada famosa, é integrante de uma organização criminosa internacional e não teme tirar do caminho quem atrapalha seus planos.

Quando Alexia, Luna e Kyra são descobertas, a ordem é eliminá-las. Sobra então para Renzo entrar em ação. Mas o rapaz reconhece Alexia no grupo e não consegue colocar o plano em prática. A única saída é forçar um acidente de carro para que as três tenham alguma chance de escapar. Ninguém suspeita da ação. Renzo e o capanga confirmam que a missão foi executada e que o trio deixou de ser um problema.

Judas do Norte... onde nem as ‘botas’ são encontradas

Judas do Norte é uma fictícia cidadezinha no interior de São Paulo. É lá, num sítio afastado do centro, que vivem Ermelinda (Grace Gianoukas), o filho Zezinho (João Baldasserini) e a galinha Filipa. Além da produção de geleias, Ermelinda também é conhecida na região por sua habilidade com a reflexologia, uma técnica de massagem que alivia dores e tensões em pontos estratégicos. Aparentemente, os dois sobrevivem da venda de produtos do sítio, mas Ermelinda e Zezinho são mais que simples produtores rurais. Acima de qualquer suspeita, mãe e filho integram há alguns anos o Programa de Proteção à Testemunha no papel de família acolhedora. Experientes na função, agora eles são designados para mais uma missão: receber e proteger Alexia/ Josimara (Deborah Secco), Luna/Fiona (Juliana Paiva) e Kyra/Cleyde (Vitória Strada), que assumem novas identidades e precisam preservar o passado e manter as informações sobre suas vidas pessoais em sigilo.

Nem mesmo seus protetores conhecem a história de cada uma delas.  As três passam a ajudar na roça, cuidar das galinhas e da horta e não se adaptam. Mas Ermelinda torna-se a mãe que Fiona/Luna nunca teve enquanto Zezinho e Josimara/Alexia têm uma relação de atração e ódio. O fascínio entre eles torna-se inevitável.

Quando as três decidem fugir para São Paulo para tentarem retomar suas vidas, Ermelinda e Zezinho contrariam uma das regras do Programa: seguem com as meninas e carregam a galinha Felipa junto. Um sobrado na Zona Leste da capital se torna a nova morada desta grande família.  Na cidade, as três entram num acordo em que uma resolve se infiltrar na vida da outra de maneira secreta.

Empório Delícia e o domínio de Helena

Misteriosa e bem-sucedida da alta sociedade, Helena Santamarina (Flávia Alessandra) esconde muitos segredos do passado. Atualmente casada com o empresário Hugo (Leopoldo Pacheco), ela vive em São Paulo e administra o Empório Delícia, um badalado centro gastronômico. O marido é o único que conhece seu passado e sabe que a empresária teve uma filha, Luna, que vivia em Cancún, quando foi abandonada por ela na infância. Mal sabe ela que a jovem salva por seu enteado Téo é justamente a filha que abandonou.

Luna/Fiona consegue uma vaga no Sentimenti. Ela tentará se aproximar de Helena trabalhando no Empório que pertence à mãe. No Empório, Helena conta com Úrsula (Aline Dias) como seu braço direito. Namorada de Téo (Felipe Simas), a jovem sofre de ansiedade e é muito ciumenta e insegura em relação a seu relacionamento.

Já Micaela (Sabrina Petraglia), filha de Hugo, sempre teve uma ótima relação com a madrasta. Ela é uma competente administradora de empresas, mas o pai não reconhece seu talento. Micaela tem como melhor amiga a secretária do pai, Verônica (Marianna Armellini), que na verdade não suporta a enteada de Helena, de quem planeja se vingar por conta de um evento trágico que aconteceu no passado.





Notícias Relacionadas

26/01/2020 | 08h00m - Flávia Almeida

Salve-se Quem Puder: Perfil das protagonistas



Instagram

Instagram

  • Carnaval 2020: #MileideMihaile encanta no desfile da Grande Rio - foto: AgNews
  • Carnaval 2020: Luisa Sonza brilha em desfile da Grande Rio - foto: AgNews
  • Carnaval 2020: Gracyanne usa fantasia com 500 mil pedras - foto: Paulo Tauil /BrazilNews
  • Gracyanne Barbosa (@graoficial) chega para desfilar como Rainha de Bateria da União da Ilha, no Carnaval do Rio de Janeiro
  • Carnaval 2020: #PaollaOliveira desfila com abdômen definido - foto Thyago Andrade/BrazilNews
  • Anitta e seu affair Gabriel David, filho do presidente da Beija Flor de Nilópolis, chegam para curtir Carnaval na Sapucaí - foto: Divulgação
  • @luisasonza e @renatakuerten colocaram o papo em dia, antes de desfilarem pela Grande Rio, no Carnaval do Rio de Janeiro

OFuxico