Imprimir

Notícias

30/05/2020 | 15h29m - Publicado por: Raphael Araujo | Foto: Reprodução/Heco Produções/Portal Brasileiro de Cinema/Montagem

Sites resgatam revistas e filmes do cinema 'Boca do Lixo'

Projeto reviveu longas do pólo cinematográfico paulista que durou do final dos anos 1960 ao início dos anos 1980

Sites resgatam revistas e filmes do cinema 'Boca do Lixo' - Reprodução/Heco Produções/Portal Brasileiro de Cinema/Montagem

Se você gosta de estudar a história do cinema e saber mais sobre produções antigas, a Heco Produções e o Portal Brasileiro de Cinema estão com uma iniciativa perfeita para você!

No site da Heco Produções, diversos acervos estão sendo realizados com capas de revista e filmes antigos do audiovisual brasileiro.

Porém, um deles chama bastante atenção: o destinado aos filmes do pólo cinematográfico paulista, conhecido como Boca do Lixo, que começou ao final dos anos 1960 e durou até o início dos anos 1980.

Durante essa época, diversos sucessos foram feitos e muitas estrelas foram lançadas,Vera Fischer, Aldine Müller e Helena Ramos, musas máximas do período.

A Heco Produções adquiriu os direitos patrimoniais de filmes produzidos na Boca do Lixo nos anos 1960 e 1970, os quais gerencia e comercializa. São 29 filmes ao todo, de diretores como Carlos Reichenbach, José Mojica Marins, Jean Garret, Ody Fraga, entre outros.

Já no site do Portal Brasileiro de Cinema, o projeto resgatou os vinte exemplares da revista Cinema em Close-Up, publicada entre 1975 e 1979, sendo considerada o veículo de comunicação oficial do movimento.

A revista obteve sucesso comercial, alcançou vendagem média de trinta mil exemplares, o que contribuiu para uma criação de identidade da Boca do Lixo.

Com o fim do AI-5, o início da abertura política, a crise econômica e o esgotamento das comédias eróticas ligeiras produzidas na Boca - onde já não era mais possível projetar carreiras, que por vezes começavam nas funções técnicas -, ocorreu o fechamento da revista. Hoje, a Cinema em Close Up é peça de colecionador, raramente encontrada em sebos e afins

“Trata-se do registro histórico de um dos momentos mais prolíficos do cinema paulista e brasileiro. A Cinema em Close-Up é peça de colecionador, raramente encontrada em sebos e afins”, declararam os responsáveis pelo projeto.

Entre as publicações, estão fotos de atrizes da Boca, notícias sobre as novas produções, artigos críticos, entrevistas e espaço para cartas de leitores e técnicos do meio cinematográfico.

Nas páginas, estão retratadas as principais estrelas, entrevistas com diretores, bastidores das produções, além de críticas de cinema. Muitas musas da Boca posaram para ensaios, com a sensualidade típica da época.

Para saber mais detalhes sobre os filmes produzidos na época do Boca do Lixo, clique aqui. Para conferir as revistas e ler as publicações da Cinema em Close-Up, clique aqui.

O que você achou da inciativa da Heco Produções e do Portal Brasileiro de Cinema em resgatar a época do cinema Boca de Lixo?

Confira abaixo fotos do site que mostram alguns filmes e capas de revista do projeto:

 

Capas de alguns filmes do Cinema Boca de Lixo no acervo do site Heco Produções

Capas de alguns filmes do Cinema Boca de Lixo no acervo do site Heco Produções

Capas de alguns filmes do Cinema Boca de Lixo no acervo do site Heco Produções

Capas de algumas revistas Cinema em Close-Up no acervo do site Portal Brasileiro de Cinema

Capas de algumas revistas Cinema em Close-Up no acervo do site Portal Brasileiro de Cinema





Notícias Relacionadas

21/02/2020 | 13h13m - Raphael Araujo

Enterro do Zé do Caixão acontece nesta sexta-feira (21)

20/02/2020 | 18h44m - Julia Teixeira

Familiares e amigos se despedem de Zé do Caixão



Instagram

Instagram

  • Thais Fersoza tenta gravar alguns Stories, mas é impedida por Melinda, que transborda fofura e se declara para a mamãe 💕👩‍👧 (Via Instagram @tatafersoza)
  • Jojo Todynho abre o coração sobre crises de ansiedade #OFuxico
(Via Instagram @jojotodynho
  • Solange Almeida responde perguntas de internautas e revela que está solteira. #OFuxico (Via @solangealmeida )
  • Camila Queiroz e Klebber Toledo fazem festinha de aniversário para cachorrinha de estimação e encantam a web. #OFuxico (Via @camilaqueiroz )
  • #PedroScooby esclarece sobre vídeo do filho, que ''causou
  • O conediante #DLHughley desmaiou durante um stand-up e, no hospital, testou positivo para a covid-19. (Via stories @thedlhughleyshow )
  • #Projota revela planos de aumentar a família! (Via stories @projota )

OFuxico