Notícias às 12:16

Taís Araújo será Marielle Franco em especial da Globo

Reprodução/Instagram

No próximo dia 20 de novembro, data em que se celebra o Dia da Consciência Negra, a TV Globo exibirá o especial Falas Negras. Sob direção de Lázaro Ramos, a atração idealizada por Manuela Dias – autora de Amor de Mãe – destacará textos históricos de grandes personagens que, de 1600 aos dias de hoje, lutaram contra a escravidão, a segregação racial, o racismo e a intolerância.

Com elenco integralmente negro, a atração terá Taís Araujo como Marielle Franco, Bukassa Kabengele como Nélson Mandela, além de Fabricio Boliveira como o abolicionista e escritor nigeriano Olaudah Equiano, Guilherme Silva na pele de Martin Luther King, Ivy Souza, como a cantora Nina Simone, Babu Santana vai encarnar Muhammad Ali e Naruna Costa será Angela Davis.

O especial já está sendo gravado, nos Estúdios Globo, com todos os protocolos de segurança.

Taís Araujo e Lázaro Ramos viram personagens de Os Simpsons

Viva Zumbi

Na data, além do Dia da Consciência Negra, é celebrado também o Dia de Zumbi, instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, em referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste do Brasil.

Ele foi morto por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho, em 1695. A data de sua morte, descoberta por historiadores no início da década de 1970, fez com que membros do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, em um congresso realizado em São Paulo em 1978, a elegerem a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, bem como da luta por direitos que os afro-brasileiros reivindicam.

Por conta disso, o 20 de novembro tornou-se a data para celebrar e relembrar a luta dos negros contra a opressão no Brasil.

Taís Araújo revela que pensou em morar sem Lázaro Ramos

Taís Araújo, sobre relacionamento na quarentena: ‘Achei que não ia rolar’

Tais Araújo relembra primeira novela aos 17 anos: ‘Xica da Silva’

Notícias Relacionadas