Notícias às 11:04

Thaíssa Carvalho quer mostrar o lado vaidoso de uma militar

Pedro Paulo Figueiredo/ Carta Z Notícias

Thaíssa Carvalho, a Isabel de Flor do Caribe, descobriu sua paixão por teatro com 13 anos, quando começou a estudar interpretação no Tablado, no Rio de Janeiro. De lá para cá, passaram-se quase vinte anos para que pudesse, enfim, ter sua grande chance na tevê. Apesar de ter feito papéis relevantes, como a empregada Cida de Viver A Vida, em 2009, e a Tim-Tim, de Malhação, em 2011, Isabel é sua primeira personagem que faz parte de uma trama desde o início.

"Desta vez, participei de tudo, desde a composição do papel até os 'workshops'. Só não fiz teste porque fui convidada", comemora.

Devido a esse processo de amadurecimento como profissional, Thaíssa passou por todas as etapas dentro da Globo antes de conseguir seu merecido destaque.

"Fiz figuração, participação especial, fui parte de elenco de apoio… Tudo para conseguir chegar até aqui", desabafa. 

Na trama de Walther Negrão, Isabel, uma piloto de caça da Aeronáutica, será transferida de Brasília para Natal. A personagem irá ocupar o posto de Cassiano, papel de Henri Castelli, líder de esquadrilha que está desaparecido. Além disso, entrará em cena para investigar o tráfico de pedras preciosas.

"Ela tem uma função bem importante na novela", revela.

Isabel irá morar na república com os também pilotos Rodrigo, Amadeu e Ciro, interpretados, respectivamente, por Thiago Martins, Dudu Azevedo e Max Fercondini.

"Vai rolar uma disputa entre eles para ver quem consegue conquistá-la. Amadeu, Ciro e Isabel vão formar um triângulo amoroso", entrega.

A proximidade de Isabel com o trio de rapazes é uma característica que chamou a atenção da atriz. Afinal, ela mesma convive com mais homens do que com mulheres.

"Sempre tive mais amigos do que amigas", compara.

O motivo para essa identificação foi o esporte, que faz parte da vida de Thaíssa.

"Enquanto as meninas brincavam de boneca, eu estava na quadra jogando bola. Qualquer que seja a modalidade de esporte, gosto de tentar e de competir", revela.

Para interpretar Isabel, Thaíssa teve de passar por uma intensa preparação.

"Fiquei duas semanas na Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte", explica.

Lá, amparada por pilotos e outros profissionais militares, fez "workshops" e treinamentos de segurança. Para dar credibilidade às cenas de voo, os atores usaram simuladores para aprender a funcionalidade dos botões da aeronave.

"Ejetar a cadeira foi o que mais deu medo", confessa. A parte gestual da personagem também foi ponto importante na preparação de Thaíssa.

"Minha maior preocupação era usar e montar os equipamentos com naturalidade", complementa.

Se não bastassem todos os artefatos, como ganchos, travas e coletes, o uniforme usado por Thaíssa pesa cerca de 10 quilos. 

Além dos detalhes técnicos necessários para interpretar uma tenente da aeronáutica, a atriz teve de atentar a detalhes secundários, mas não menos importantes.

"Houve a preocupação de como ser feminina em um ambiente totalmente masculino", divide.

Para ajudá-la nesta missão, Thaíssa usou como modelo mulheres que trabalhavam na Base Aérea de Natal.

"Percebi uma vaidade dentro do que o uniforme permite. Todas usavam maquiagem leve, brincos pequenos, cabelos penteados…", conta a atriz, que diz que Isabel terá momentos de rigidez no trabalho com contrapontos de descontração fora dele.

"Quero mostrar que o militar é uma pessoa normal, jovem e despojada", planeja.   

Para aguentar a rotina agitada das gravações da nova trama das seis, Thaíssa procura seguir uma dieta balanceada. Formada em Nutrição pela UERJ, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, ela sabe que, como atriz, lida com sua imagem e precisa mantê-la sempre com um ar saudável.

"Aprendi que não tem regra. O corpo é resultado do que você faz na maior parte do tempo", define.

Estudar Nutrição, segundo a jovem, foi uma espécie de plano B.

"A carreira de atriz é muito instável, por isso busquei ter uma formação", explica.

Quando está no ar, clinica em causa própria e para as amigas.

"Vivo ajudando na dieta dos outros", brinca.

Mas, quando tiver um tempo fora da tevê, pensa em abrir seu próprio negócio.

"Não sei quando e nem o que será, mas vou fazer", promete.

Thaíssa Carvalho faz workshop na base aérea de Natal para personagem
Thaíssa Carvalho será uma piloto de caça em Flor do Caribe

Notícias Relacionadas