Imprimir

Notícias

14/11/2011 | 17h00m - Publicado por: Felipe Carvalho | Foto: Ag.News

Toni Garrido diz que prefere usar a palavra "afrodescendente"

O cantor acha que negão ou crioulo pode dar uma conotação pejorativa

Toni Garrido diz que prefere usar a palavra \

Não faz muito tempo que foi instituído no Brasil que deve-se substituir a palavra 'negro' por 'afrodescendente', com a justificava de remeter não só à cor da pele, mas às referências históricas e culturais de origem africana. O vocábulo ainda não está na boca do povo, mas Toni Garrido faz questão de utilizar. O cantor diz que fala dessa forma porque é muito melhor do que dizer outros verbetes, que julga pejorativos.

“Uso afrodescendente porque é uma palavra mais legal do que negão, crioulo, neguinho. Para evitar qualquer palavra mais agressiva ou divertida – que muitas vezes não sabemos diferenciar uma da outra – eu falo assim. Tem tanta coisa no meio do caminho que talvez não seja legal... Afrodescendente não agride ninguém e é bonito”, explica e afirma que usa esta palavra para generalizar de uma forma positiva.

De 1994 a 2008, Toni Garrido se dedicou a ser vocalista do Cidade Negra, mas resolveu dar um tempo para seguir com uma carreira solo. Depois, em 2011, ele voltou a dividir os palcos com o grupo que o tornou conhecido no Brasil inteiro. E para começar 2012 com o pé direito, em dezembro, a banda está lançando um novo disco que será trabalhado no próximo ano.

“Agora estou muito mais dedicado ao Cidade Negra, desde que voltei, e é uma banda que exige cuidado, dedicação... O novo disco, Hey, Afro!, é um chamado para todos que gostam da cultura afrodescendente. A gente já está em turnê, mas do álbum começa a partir de quando o trabalho estiver pronto e exposto, que é no final do ano”.

Ele também tem uma carreira bem alicerçada como ator: já esteve em quatro filmes, duas novelas – ambas na Record – e apresentou um programa na Globo (Fama). Este outro lado artístico, por enquanto, ele prefere deixar quietinho para não acumular trabalhos.

“Não dá para ter nenhum tipo de compromisso com outra coisa porque acho que não rola. O Cidade me exige muito, todo dia, e agora tem lançamento de álbum e vou pensar em outra coisa só para o ano que vem”.

Romântico

Um dos maiores trabalhos realizados por Toni foi protagonizar o romance Orfeu, escrito pelo poeta Vinícius de Moraes, que tiveram algumas cenas gravadas durante um desfile da Escola de Samba Viradouro, no Rio de Janeiro. Além disso, ele também canta músicas românticas que já embalaram vários casais das décadas 1990 e 2000. Mas, na vida real, o cantor prefere esconder este seu lado ‘lírico’ para mostrar apenas a uma pessoa escolhida.

“Sou romântico até a página três. Quando eu sinto que está aparecendo demais, eu escondo. Tenho estes pudores. Romantismo é maravilhoso, mas é muito íntimo e tem de ser fechado. Dá para ser carinhoso, que é uma característica que acho interessante e importante com as pessoas que gosto. Romantismo só quem vê é quem está do meu lado senão fica popular demais”.

O Fuxico: O site que é referência sobre famosos. Notícias apuradas, sempre em primeira mão.





Notícias Relacionadas

13/07/2018 | 20h50m - Bárbara Contiero

Dudu Braga lança DVD do projeto RC na Veia



Instagram

Instagram

  • E aí, você concorda? A matéria completa está nos nossos Stories. Corre lá! #BBB20
  • Passada com habilidade da @lucianagimenez  fazendo pilates com o gato em cima da barriga! Não dá cócegas? Descobrimos o segredo da boa forma da apresentadora do SuperPop da RedeTV!. #ofuxico (Via stories @lucianagimenez )
  • Mãe coruja faz como @luapio: vibra com animação do filho ao pintar o cabelo de azul! #ofuxico (Via stories @luapio)
  • Em meio à pandemia do coronavírus, Luciano Huck ensina a fazer máscara de proteção usando uma meia. Boa ideia!
(Via @lucianohuck )
  • @laneeoficial , @marcelamcgowan e @babusantana estão no Paredão. Quem você quer eliminar? #BBB20 
Para votar no nossa enquete, o link  da votação está na Bio. Corre lá! 📸: Victor Pollak/Globo
  • @gabimartins é eliminada no Paredão contra @babusantana e @thelminha_assis com 59,61% dos votos. Gostou do resultado? #BBB20 #Eliminação 📸: Victor Pollak/Globo
  • @alewin71, marido de @ahickmann, foi vítima de uma fakenews a respeito do #coronavirus. O empresario conversou com o OFuxico e mostrou a indignação.

OFuxico