Notícias às 21:00

Tudo sobre o coronavírus, doença que já atingiu o mundo dos famosos

Divulgação/Reprodução Instagram/Grosby Group

O coronavírus está se alastrando por todo o mundo. A doença, que virou uma pandemia, afetou também famosos brasileiros e internacionais.

A primeira brasileira famosa que revelou estar contaminada foi Gabriela Pugliese. A musa fitness acredita ter contraído a doença durante o casamento de sua irmã, que aconteceu na Bahia, no último dia (7). Além dela, outros convidados também estavam com a suspeita de estarem com o vírus.

Em seus stories, Gabriela contou que o resultado de seus exames deu positivo para a doença e que agora ela quer focar em se cuidar e ficar bem.

"Gente, eu estava dormindo, dando uma descansada, porque eu estou realmente gripada, como vocês sabem. Estava esperando ansiosamente o meu resultado dos exames que fiz e deu positivo para coronavírus. Nem passava pela minha cabeça, eu realmente estava crente que era de bebida, de festa e tal", disse ela.

Outros famosos também revelaram que estão com o COVID-19

"Hoje de manhã testei positivo para o Covid-19. Sinto-me bem, até o momento não tenho sintomas, mas estou isolado desde que descobri minha possível exposição ao vírus. Fiquem em casa e sejam pragmáticos. Vou mantê-los atualizados sobre minha condição… Sem pânico", Idris Elba, ator.

"Eu fui diagnosticado com Coronavírus. Queria fala rque estou bem, estou me cuidando. Estou isolado, vou ficar mais alguns dias isolado. Estou sentindo como se tivesse uma gripe mesmo, estava com um pouco de falta de ar, mas agora já estou bem. Queria agradecer todo mundo que ia no show sábado, mas vou ter que cancelar, claro. Também o pessoal que ia nas rádios no RIo de Janeiro na sexta", Di Ferrero, músico.

"Algumas pessoas sabem que eu cantei em um casamento semana passada em Itacaré, em que 3 pessoas foram confirmadas com coronavírus. Eu fiquei tranquila porque eu não tive contato com essas pessoas, mas já entrei em isolamento. Na quarta à noite, eu comecei a sentir um calafrio surreal, muita dor de cabeça, dor no corpo, uma ligeira dor de garganta. A partir do momento que eu fiz o exame, já me coloquei em isolamento. E hoje saiu o resultado: estou com coronavírus. Acredito que peguei de uma pessoa que pegou de uma dessas 3 pessoas (que estavam no casamento). Estou me cuidando", Preta Gil, cantora.

"Vocês acompanharam por aqui meus dias em quarentena, isolada em casa, por estar com suspeita de ter sido infectada com o Coronavírus durante um evento no fim de semana passado. Fiz o teste na sexta-feira e hoje recebi a resposta. Positivo", Fernanda Paes Leme, atriz.

 "Olha, pessoal. Rita e eu estamos aqui na Austrália. Nos sentimos um pouco cansados, com frio e com dores no corpo. Rita tinha uns calafrios que iam e vinham. Leves febres também. Para fazer tudo certo, como é preciso no mundo agora, fomos testados para o coronavírus, e o resultado foi positivo", Tom Hanks, ator.

Muitas bandas cancelaram seus shows, por conta da pandemia, como Rolling Stones, Guns N' Roses, Anitta, entre outros. Produções cinematográficas, a Disney, entre outros, também estão de portas fechadas.

Diagnosticada com coronavírus, Gabriela Pugliesi diz que piorou
Gabriela Pugliesi tranquiliza fãs sobre coronavírus: 'Estou ótima
'
Preta Gil está com coronavírus
Com coronavírus, Preta Gil critica postura dos brasileiros com a doença

Saiba quais são as medidas preventivas contra o coronavírus

O que é o Coronavírus

O Sars-Cov-2 é o mais novo integrante de uma família já conhecida. Ela é formada por vírus que tiveram origem em animais silvestres. Alguns deles infectaram humanos e já causaram outras epidemias. Coronavírus é o nome de uma família desses vírus. O nome vem por conta dos mesmos terem suas estruturas em formato de coroa. Eles costumam circular entre animais, como roedores e morcegos. Mas a doença começou a afetar humanos também. O vírus causador sofre mutações espontâneas e aleatórias, por isso ainda não há uma medicação certeira para combater a doença.

São eles os responsáveis por infecções respiratórias e já provocaram outras doenças.

Como o coronavírus começou a circular

O novo coronavírus começou a circular na China em 2019, ganhando um nome temporário de 2019 n-Cov. Depois, ocorreu o “batismo” oficial: SARS-CoV-2, sigla do nome completo em inglês: Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2 (em tradução livre: Síndrome Respiratória Aguda Grave Coronavírus).

De acordo com uma pesquisa, 80% dos infectados são leves e a taxa de mortalidade está entre pessoas idosas. Isso além de portadores de outras doenças, principalmente as cardiovasculares, que podem contrair a versão crítica da Covid-19.

Sintomas

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), os sintomas mais comuns do novo coronavírus são tosse seca ou com secreção, febre acima de 37 graus (sendo que em alguns casos a febre não se manifesta, como por exemplo, jovens, idosos, imunossuprimidos (pessoas que nasceram com uma deficiência imunológica) e dificuldade para respirar.

Além desses, podem ocorrer: insuficiência renal, dores no corpo, congestão nasal, inflamação na garganta, diarreia.

Transmissão

Pelo ar: a transmissão e recepção podem acontecer pela saliva, catarro e gotículas expelidas pela boca, como o espirro e o catarro, tosse e até mesmo a fala. Essas gotículas entram em contato com a mucosa dos olhos, nariz e boca, causando a infecção.

Por contato: Beijo, abraço, aperto de mão, ou toque em superfícies infectadas, como celular, maçanetas, corrimão, apoios no transporte público, teclas do computador ou outras, botões. Se você estiver infectado, o vírus é altamente transmissível através das suas mãos.

Animais domésticos

Não há afirmações de que animais domésticos possam transmitir o vírus para humanos. Já no final do mês de fevereiro, as autoridades chinesas informaram que um cão de estimação contraiu o coronavírus e seu dono já estava infectado.

Prevenção

1 – Uma das prevenções mais eficazes contra o COVID-19 é lavar bem as mãos, incluindo dorso, embaixo das unhas e antebraço, usar álcool gel nos mesmos lugares, imediatamente após a lavagem. O álcool gel forma uma camada protetora e o vírus não resiste a ele, portanto, não consegue se fixar na superfície do corpo. Assim, evita-se de levar o vírus à mucosas. Por exemplo, em caso de alguma coceira, tomando cuidados com a higiene das mãos, ele não consegue se instalar em mucosas como nariz, boca e olhos, locais onde ele busca se instalar e causar todo o transtorno de contágio.

2 – Quando tossir ou espirrar, o melhor a fazer é colocar o cotovelo na boca. Nunca as mãos.

3 – Limpar frequentemente objetos de uso diário como computadores, aparelhos telefônicos, celulares, chaves do carro, maçanetas, volante do carro etc., com álcool gel ou álcool 70.

4 – Não frequentar lugares com multidões.

5 – Não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos, talheres, toalhas etc.

6 – Manter distância de, ao menos, 1 metro entre as pessoas, principalmente das que estão com tose ou espirros.

7 – Evitar tocar no rosto antes de realizar a higiene necessária.

8 – Evitar cumprimentar as pessoas com beijo, abraço ou aperto de mãos e, se tiver sintomas de gripe, evitar sair de casa.

9 – Usar lenços descartáveis.

10 – Máscaras: apenas devem ser usadas por pessoas que estão tossindo, com coriza, espirrando ou que esteja com suspeita da doença. Do contrário, ela não previne, pois acabamos mexendo mais vezes no rosto para ajeitá-la e aí pode acontecer a contaminação.

Tratamento

Não existe tratamento específico contra o Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. Quem estiver infectado, recebe um tratamento que vai aliviar os sintomas. De acordo com o Ministério da Saúde, o tratamento indicado é repouso e dobrar o consumo de água para se hidratar. Ainda não há vacina específica para prevenir a contaminação contra o coronavírus.

As medidas adotadas para aliviar os sintomas são:

1 – Medicamentos para dor e febre (antitérmicos e analgésicos que não contenham ibuprofeno). Sempre com o acompanhamento médico, que saberá exatamente qual medicação é a correta.

2 – Umidificador no quarto ou banho quente para aliviar a dor de garanta e tosse.

3 – Não se automedicar: remédios que contenham ibuprofeno, por exemplo, não podem ser usados em caso de suspeita do coronavírus. Tudo deve ter a recomendação médica.

Aplicativo

O Sus disponibilizou um aplicativo que auxilia com dicas de cuidados para a prevenção da doença, além de fazer uma avaliação online sobre seu estado de saúde e mostra locais de atendimento mais próximos. Basta baixar no celular o Coronavírus SUS. Há também um telefone disponibilizado pelo Ministério da Saúde, o Disque Saúde. Basta ligar 136.

Notícias Relacionadas