24/09/2018 | 08h54m - Publicado por: Flávia Almeida | Foto: Divulgação/Espelho da Vida/João Miguel Júnior/TV Globo
*Pedro Vasconcelos, diretor artístico da novela, ao pesquisar locações em Minas Gerais, encontrou exatamente o que a autora descrevia no texto e decidiu iniciar por lá os trabalhos de Espelho da Vida. A novela começou a ser gravada no dia 19 de junho e os trabalhos envolveram cerca de 100 profissionais e mais de 20 atores nas cidades de Mariana, Tiradentes, Ouro Preto e Carrancas. O diretor optou por não ter uma cidade cenográfica nos Estúdios Globo.
*A Praça Gomes Freire, mais conhecida como Jardim, foi a principal locação usada em Mariana e é um dos pontos de encontro de moradores do local. É lá onde estão os casarões que representam na trama a residência de Vicente e Margot, a livraria Cavaco e a Pensão Rosa Branca. A cidade, com cerca de 60 mil habitantes, foi a primeira capital de Minas Gerais. As ruas de seixos rolados estão presentes na obra e se tornaram constantes no dia a dia do elenco que circulou por ali durante vários dias e aproveitou para conviver também com o sotaque mineiro.
*As ruas de pedras tão características de Tiradentes completam o centro histórico da cidade fictícia. A equipe gravou cenas nas ruas próximas às igrejas do lugar, como a Matriz de Santo Antônio e a Capela Nossa Senhora das Mercês. As locações de Ouro Preto representam na trama o que pode ser chamado de centro nervoso de Rosa Branca. E em Carrancas, a equipe aproveitou as belezas naturais da cidade, rodando cenas nas serras e cachoeiras que vão representar na trama os arredores de Rosa Branca.
*As gravações em todas as cidades mineiras despertaram a curiosidade de quem passava e parava para assistir às cenas de Vitória Strada, João Vicente de Castro, Alinne Moraes, Robson Nunes, Ana Lúcia Torre, Luciana Paes, Felipe Camargo, Irene Ravache, Julia Lemmertz, Ângelo Antônio e outros do elenco.
02/01/2019 | 07h00m - Andreia Takano
01/01/2019 | 07h00m - Andreia Takano
31/12/2018 | 07h00m - Andreia Takano