Notícias às 09:47

Vídeo: Whinderson Nunes arruma solução para manter idosos em casa. Entenda!

Reprodução/Instagram

Criativo que só ele, Whindersson Nunes aproveitou a segunda-feira (23) para tentar conscientizar os idosos do seu bairro, em relação ao isolamento total por conta do coronavírus.

O humorista teve uma ideia e, da janela de sua casa, pegou o microfone e uma mesa de som, e começou a falar. 

"Atenção, atenção! O carro do idoso está passando na sua rua! Está autorizado remover os velhinhos da rua para fazer sabão, detergente, entre outros! Não saia de casa! Você velhinho, você velhinha, não venha pra cá, vovô, não venha pra cá, vovó! Não tem problema pra resolver no Centro, está tudo fechado, atenção senhores e senhoras de idade, não tem pra que sair!", gritou. 

Coronavírus faz Whindersson Nunes cancelar turnê nos EUA
Luísa Sonza detona: 'O dia que tiverem a metade da minha inteligência a gente conversa'

O post, com mais de 3,7 milhões de curtidas, divertiu famosos.

"Não te aguento", comentou Simaria Mendes.

"Amei! Aqui em Higienópolis tá cheio de velhinhos passeando com cachorro. A ficha não cai!", disse Gorete Milagres.

"Para", brincou Sabrina Sato.

"Não tenho estrutura", escreveu a ex-BBB Elana Valenaria.

O humorista ainda legendou o vídeo.

“Botar os véi pelo meno aqui do meu bairro pra dentro de casa pq tá qualhado de véi na rua aqui, se continuar assim vamo ter que remover os Yorkshire” escreveu.

Vale lembrar que os idosos estão mais suscetíveis ao contágio do coronavírus e não tem sido nada fácil enfrentar a verdadeira "rebelião" dos muitos que se recusam a permanecer em casa para se proteger da doença. Em sua maioria, por não se identificam com a velhice frágil, não acreditam que vá acontecer algo com eles. 

Tudo sobre Whindersson Nunes

Dicas para a terceira idade 
 

O programa Bem Estar, da Globo, listou sugestões para afastar o tédio do idoso em quarentena, lembrando que a tecnologia deve ser vista como uma grande aliada nesse momento. 

1) Exercícios: há inúmeros tutoriais na internet e os professores de academias também têm criado treinos on-line para seus alunos. Podem ser 20 ou 30 minutos, de manhã e à tarde.

2) Assistir ao noticiário, mas com o cuidado de consumir notícias de fontes confiáveis.

3) Ver programas de TV, filmes e séries.

4) Jogos: palavras cruzadas, caça-palavras, quebra-cabeça. Há aplicativos para a estimulação cognitiva que são divertidos e prazerosos.

5) Fazer visitas virtuais a museus.

6) Leitura, lembrando que há aplicativos para leitura no celular ou no iPad.

7) Ouvir música, tocar um instrumento, cantar.

8) Dançar ao som das músicas preferidas.

9) Organizar os armários e gavetas.

10) Dedicar-se à higienização da casa.

11) Cuidar do animal doméstico.

12) Criar um diário.

13) Atividades manuais ou artísticas, dependendo do talento e interesse de cada um.

14) Escrever a história da própria vida – há hoje editoras que fazem a publicação desses relatos em edições reduzidas.

15) Fazer cursos on-line. Há uma gama enorme de opções, muitos deles em português. Para esses tempos tão duros, os de mindfulness (técnica de treinamento para manter a atenção plena, que não procura esvaziar a sua mente de pensamentos: trata-se apenas de prestar atenção nas ações do presente, sem ficar apegado ao passado ou sem se preocupar em excesso com o futuro ) podem ser bem-vindos.

16) Conversar com os amigos, por telefone ou aplicativos.

17) Fazer chamadas com vídeo diárias para filhos e netos, para matar as saudades. Rever vídeos antigos também é um bom programa.

A situação do coronavírus no mundo
 

Coronavírus no Brasil

Até segunda-feira (23), o coronavírus teve uma disseminação bastante rápida: já foram infectados até a data, mais de 212 mil pessoas em 164 nações, com um total, 8.700 mortes. Além disso, as Secretarias Estaduais de Saúde contabilizam 1.629 infectados em todos os estados do Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, há, até a data, 25 mortes no país, sendo 22 deles no estado de São Paulo e 3 no Rio de Janeiro.

No país foi decretado estado de emergência na semana passada e ocorreu a recomendação do fechamento de lojas, shoppings, clubes e academias, além da conscientização e proibição do uso de praias, parques, teatros, shows, etc.

Em São Paulo, o governo do Estado recomendou o cancelamento de eventos de lazer, culturais e esportivos, com mais de 500 participantes. Também determinou a suspensão imediata das aulas em universidades públicas e em escolas da rede pública e privada.

China e Coréia do Sul

Na segunda-feira (23) a China afirmou ter uma queda na quantidade diária de casos novos de coronavírus. Há 4 dias foram revertidos os casos de aumento e em Pequim, capital do país, foram reforçadas as medidas para combater a quantidade de infectados vindos do exterior.

A China teve 39 casos novos confirmados no domingo (22), de acordo com a Comissão Nacional de Saúde, e estes envolveram viajantes vindos do exterior, muitos deles estudantes chineses que voltavam para casa.

A Coreia do Sul também informou que teve o menor número de casos novos, desde o pico, que aconteceu no dia 29 de fevereiro. Tal queda levou mais esperança de que, o maior surto asiático fora da China, esteja recuando. Por lá, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças da Coreia (KCDC) disseram que ocorreram 64 casos novos na segunda-feira (23), o que elevou a cifra nacional para 8.961. O total de mortos por lá subiu de 110 para 118. O pico aconteceu no dia 29 de fevereiro, com 909 casos.

Leia mais sobre a pandemia do coronavírus no mundo clicando aqui.

 

Tudo sobre o coronavírus
 

O que é o Coronavírus

O Sars-Cov-2 é o mais novo integrante de uma família já conhecida. Ela é formada por vírus que tiveram origem em animais silvestres. Alguns deles infectaram humanos e já causaram outras epidemias. Coronavírus é o nome de uma família desses vírus. O nome vem por conta dos mesmos terem suas estruturas em formato de coroa. Eles costumam circular entre animais, como roedores e morcegos. Mas a doença começou a afetar humanos também. O vírus causador sofre mutações espontâneas e aleatórias, por isso ainda não há uma medicação certeira para combater a doença.

São eles os responsáveis por infecções respiratórias e já provocaram outras doenças.

Leia mais sobre o coronavírus clicando aqui.

Notícias Relacionadas