Notícias às 17:05

Vitor Thiré se aprimora no skate por causa de personagem

Luiza Dantas/CZN

Sempre que pode, Vitor Thiré dá uma volta de skate por aí. Esporte que, despretensiosamente, faz parte de sua vida desde a infância. E, por acaso, ele precisou se dedicar a algumas aulas de longboard skate maior, muito usado em ladeiras por conta de Sidney, personagem que interpreta em Malhação. A coincidência acabou sendo uma oportunidade para o ator aprimorar suas técnicas. Principalmente porque, nas cenas mais difíceis que gravou para a novela, ele precisou descer a Estrada das Paineiras, na Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro, em cima de um "longboard" em alta velocidade. O que exigiu o domínio de algumas manobras.

"Aprendi a cair e a frear com segurança em ladeira. Antes, fiquei com medo e pensei: 'vou descer uma ladeira grande, sem parar, como vai ser isso?'", recorda o ator, que nunca havia andado em um "long" antes, só mesmo em skate convencional.

Entre as manobras que Vitor mais gosta, está o "flip". No movimento, ele faz com que o skate dê um giro de 360° no ar. E, logo em seguida, ao voltar para o chão, continua deslizando sobre as rodas tranquilamente. Outra que o ator costuma praticar é o "ollie". Trata-se de uma manobra básica em que o skatista dá um pulo e levanta o skateVitor Thiré se aprimora no skate por causa de personagem do chão.

"Para fazer, você desliza o pé enquanto pula para o skate ficar completamente fora do ar", explica.

Para se inspirar, Vitor tem o hábito de acompanhar a trajetória de profissionais consagrados do esporte, como Sandro Dias, conhecido também como Mineirinho, e Tony Hawk.

"O Sandro Dias desce no 'half pipe', que é aquela pista em forma de 'u' imensa. Você olha e só aplaude, porque é impossível se imaginar ali", pondera   

Seja em uma pista lisinha ou se arriscando em uma manobra mais ousada, Vitor percebe os efeitos do skate em seu corpo. Principalmente nos músculos das pernas. Mas não significa que outras partes sejam dispensadas durante a atividade.

"Seu braço está o tempo inteiro equilibrando você, impulsionando as manobras. Trabalha também joelho e quadril", ressalta, depois de tentar fazer um slide, movimento em que a parte de madeira do skate desliza em alguma superfície, como um corrimão, por exemplo.

Além de ser um divertimento e um exercício físico, o skate ajuda Vitor a entender mais sobre o perfil de seu papel em Malhação. Afinal, volta e meia Sidney aparece em cena com seu brinquedinho.

"Acho que o skate é uma extensão do personagem", brinca.

Na trama, o rapaz é filho de Maura, vivida por Alexandra Richter, de quem é parceiro nas armações contra Vera e Ronaldo, de Isabela Garcia e Tuca Andrada.

"O Sidney zoa, faz 'bullying' com os mais novos… O que ele aprende em casa é o que faz na rua", esclarece. Além das aulas de longboard, Vitor fez uma preparação com Vera Freitas durante um mês.

A ideia era que todo o elenco se conhecesse para que o entrosamento se refletisse no set.

"Hoje, todo mundo é amigo. Ainda bem, porque se não fosse, com um ano de trabalho pela frente…", imagina, aos risos.  

Entrar para o elenco de Malhação já era uma vontade antiga de Vitor. Tanto que esta foi a quarta vez que ele participou de um teste para a trama. Só agora, finalmente, foi aprovado.Vitor Thiré se aprimora no skate por causa de personagem

"Eu estava tranquilo. Depois da quarta vez, não ficava mais nervoso. Mas dei o meu máximo", recorda ele, que já fez participações em Amor Eterno Amor e As Brasileiras", entre outras produções. Bisneto de Tônia Carrero e neto de Cécil Thiré, Vitor sempre se sentiu à vontade para escolher a carreira que quisesse. Mas a herança genética acabou falando mais alto

"Não consegui me ver operando ninguém, nem construindo prédio, nem defendendo ninguém no tribunal…", constata.

Notícias Relacionadas