Notícias às 10:28

William Bonner: ‘Fui agredido verbalmente, insultado’

Reprodução TV Globo

Âncora do Jornal Nacional, William Bonner foi entrevistado por Pedro Bial na madrugada desta quarta-feira (27), no Conversa com Bial, exibido na Globo, na série de homenagens que o programa faz aos 70 anos da TV brasileira.

Na entrevista, gravada por videoconferência, com cada um em sua casa, por conta das orientações de isolamento social, Bonner falou sobre o desafio de noticiar a maior crise da história recente da humanidade. E foi citado que o compromisso em retratar a situação do Brasil diante do vírus tem motivado críticas ao Jornal Nacional, por parte dos espectadores.

"A polarização chegou a um ponto em que minha presença em determinados locais públicos era motivadora de tensões. Quando eu percebi isso, percebi isso de maneira ruim, dentro de farmácia. Fui agredido verbalmente, insultado, desafiado", disse.

Para ele, quem agora critica, em épocas passadas o elogiava pela mesma dedicação em denunciar problemas e irregularidades. E o oposto também acontece.

"Tem gente hoje me aplaudindo que estava, há dois, três anos, me xingando. Pessoas que hoje estão me xingando, há dois, três anos, batiam palmas."

Filho e o auxílio emergencial

A fraude envolvendo o nome de seu filho, Vinícius Bonemer, também foi assunto da conversa. Boatos davam conta que ele havia se cadastrado para receber o auxílio de R$ 600 dado pelo governo para amenizar os efeitos da crise econômica entre os mais carentes. Nas redes sociais, pipocaram vídeos cobrando explicações de William.

"Era uma coisa que transbordava um ódio. Esse ódio não me surpreende mais. Mas o que me surpreendeu é que nesse vídeo dizia: 'e aí, William Bonner, você não vai dizer nada? Você vai ficar quietinho? Seu filho pega dinheiro público e você vai ficar quieto?'. Ora, que sentido faz isso se fui eu que denunciei, que avisei a Caixa?"

O âncora afirmou que suspeita que o caso seja uma armação para colocar em xeque sua credibilidade como uma das maiores figuras do jornalismo brasileiro.

"Eu tendo a achar, é uma suspeita, quem quer que tenha inscrito o nome do meu filho neste programa, agiu não com a intenção de botar o dinheiro no bolso, mas para que o filho do âncora do JN e da apresentadora de entretenimento da Globo (sua ex-mulher, Fátima Bernardes) aparecesse como alguém que tivesse feito algo muito feio e encurralasse essas pessoas. Quem, em meio a uma pandemia, com milhares de mortes, com centenas de milhares de pessoas doentes, teria a ideia, do nada, de entrar no site do Ministério da Cidadania, do Dataprev, e verificar se o filho do William Bonner tentou se inscrever para receber os R$ 600? Esse é o tempo em que estamos vivendo hoje."

Vale lembrar que a Globo emitiu uma nota dizendo que o apresentador tem sido alvo de campanha de intimidação. 

Vida pessoal

Ao falar sobre sua vida longe da bancada do telejornal, Bonner se emocionou.

"Uma vez me perguntaram: qual é o William Bonner real? É o da televisão ou da rede social? O que não está nem na TV, nem na rede social, o filho da Dona Maria Luiza e Doutor William, o pai de trigêmeos, o amigo e colega de redação, o pereba no jogo de futebol. Eu sou essa cara aí. Sou esses caras todos aí. Mas as pessoas não sabem", disse.

Willian Bonner dá lição e se emociona com dados da Covid-19

Pedro Bial: 'A minha essência sempre estará no programa'

Notícias Relacionadas