Notícias às 18:38

Xuxa se abre sobre assédios e decisão em contar: ‘Queria ajudar alguém’

Reprodução/Instagram

Na última sexta-feira (20), Xuxa Meneghel participou de uma live pelo Instagram da globo Livros, e conversou com a jornalista Ana Paula Araújo. Ambas se aventuraram no mundo da literatura e lançaram livros recentemente e, apesar das temáticas centrais diferentes, um relato as conectou.

Xuxa fala de abuso sofrido na infância: 'Nada vai diminuir''

Memórias, escrito pela apresentadora, é uma biografia com base nas lembranças de Xuxa. Abuso retrata histórias de diversas mulheres vítimas de violência sexual que concederam entrevistas para Ana Paula. Em sua obra, a loira relata os abusos que sofreu ainda pequena.

Logo de início, Xuxa relembrou a primeira vez em que falou do assunto, lá em 2012, para o Fantástico, programa dominical da Globo, e explicou o motivo que a levou a contar.

"Eu falei, primeiro, porque eu queria ajudar alguém, dizer que essas pessoas não estavam sozinhas. Segundo: eu não queria mais levar isso dentro de mim, sabe?", desabafou.

Segundo ela, percebeu alguns comportamentos em Sasha, sua única filha, que a alertaram e a fizeram ter na memória as dolorosas lembranças.

Para a jornalista, os fatos, os relatos diários de mulheres tendo seus corpos violados a fez externar o que podia nas páginas de um livro.

"Eu não conheço nenhuma mulher que não tenha passado por um espisódio de abuso sexual. E não estou falando apenas do estupro em si, mas daqueles abusoos do dia dia, dentro do ônibus, de homem que passa a mão… A gente lida com isso o tempo inteiro desde muito cedo, desde adolescernte", contou ao ser questionada por Xuxa o que a levou a escrever.

Xuxa fala de abuso sofrido na infância: 'Nada vai diminuir''

"Eu digo que que esse livro é uma demando de todas nós. É o tempo todo com medo, se esquivando. Isso tira a nossa liberdade. Eu conto no livro um episódio que passei dentro do transporte público, mas eu já passei por muito outros", relatou.

Família

 Antes de ir a público, Xuxa Meneghel quis contar para a família, que até então não sabia de nada. A frase mais marcante, para ela, veio da mãe, Alda meneghel, que se questionou:

"'Onde eu não estava que eu não te protegi, não vi isso, minha filha?'", mencionou a artista. "Aquilo me doeu tanto, Ana, mas ela estava protegendo todos nós [Xuxa e os irmãos]. Eu falei: 'Mãe, a senhora estava protegendo, cuidando de todos nós. Cuidando das nossas vidas, da sua vida, da nossa comida, da nossa casa. Fazendo tudo isso!'. E ela falou: 'Como eu não vi isso?'. Ela ficou muito chocada e eu pior ainda, não queria que ela se sentisse mal. A pessoa que mais me deu amor nessa vida não me protegeu naquele momento porque não foi uma vez só, foram várias vezes."

Xuxa Meneghel revela mensagens que envia a Angélica e Eliana

Além disso, os irmãos de Xuxa ficaram igualmente abalados.

"Meu irmão mais novo perguntou: 'Por que você não me contou?', E eu disse: 'Porque você mataria as pessoas'. Eu não queria um irmão preso", cravou. 

"Minha irmã falou: 'Porque isso aconteceu contigo e não aconteceu comigo?'. Eu respondi: 'Eu não sei, cara. Isso nunca aconteceu contigo? E ela respondeu que não", eplicou ela. "O meu outro irmão mais velho ficou calado, não falava nada. Eu vi que isso estava machucando as pessoas."

Xuxa chegou a dizer que depois da entrevista para o Fantástico, teve que enfrentar o julgamento das pessoas, que duvidaram de seus relatos, ficando muito chateada, irritada.

Xuxa Meneghel posta clique nostálgico de nave e fãs vibram

Notícias Relacionadas