Notícias às 10:12

Zélia Duncan desabafa na web: ‘Você não precisa de artistas? Então nos perca de vista’

Reprodução/Instagram

O poema Vida em Branco, de Zélia Duncan, ganhou as redes sociais na quinta-feira (09). A cantora e compositora declama os versos, em tom de desabafo, por meio de um vídeo que parece ser feito de encomenda ao atual momento em que a classe artística é vista pelo governo.

Zélia inicia os versos sempre com a mesma pergunta: "Você não precisa de artistas?", para, a seguir, pedir de volta "os momentos bons, os versos roubados de nós, as cores do seu caminho".

A artista segue em um crescendo.

"Você vai rimar com números, Vai dormir com raiva, E acordar sem sonhos, sem nada".

Ao final, conclui.

"Você não precisa de artistas? Então nos perca de vista. Me deixa de fora desse seu mundo perverso, sem verso, sem graça, sem alma".

Nome da cantora foi parar nos Trending Topics

O nome de Zélia Duncan foi parar nos Trending Topics, a lista de assuntos mais comentados do Twitter, logo que a ex-candidata a vice-presidência Manuela D'Ávila, publicou um trecho em seu perfil no Instagram.

A postagem de D'Ávila já foi retuitada mais de 1.400 vezes na rede social, e marcada com "like" por mais de 5 mil usuários. Desde então, outras contas usaram o vídeo para mostrar apoio à cantora.

Zélia explica o contexto

Na postagem, feita no IGTV, a cantora e compositora explica melhor o contexto das palavras e diz que Vida em Branco foi escrito na época das eleições presidenciais de 2018, e originalmente pretendido para uma revista eletrônica organizada por Gabriel Póvoas, filho de Daniela Mercury.

"Na época da campanha eleitoral muito zumbi apareceu, e nos atacou. Zumbis de carne e osso, zumbis robôs, eu não sei distinguir bem. Naquela época eu comecei a criar minha casca para frequentar a internet, porque nós fomos muito insultados, né? Ainda somos um pouco, mas sabemos lidar melhor com um monte de coisas", disse.

"Os que tem um pouquinho de sensibilidade e inteligência ficam constrangidos, né? Os outros não, porque não pensam, não leem, não fazem nada, só sabem xingar, pegam frases feitas e jogam no mundo. Não contribuem em nada para o mundo, pelo contrário, fazem tudo piorar. Disseminam essa falta de pensamento, elegem gente que detesta o pensamento, essas coisas que a gente já sabe", continuou.

"Eu vi a frase de um cara falando para um artista, não me lembro mais quem era, mas era alguém muito bacana, falando coisas bonitas, sem atacar ninguém. O cara disse assim: 'A gente não precisa de vocês. A gente precisa de médicos, advogados, arquitetos. Mas a gente não precisa de artista para nada'. Primeiro que não é verdade, e segundo que eu acho que a pessoa verbalizar isso é tão oco."

Zélia seguiu, destacando sua indignação.

"Isso me chocou muito, mais do que os xingamentos. Por que os xingamentos chega uma hora que ficam vazios. Vai me chamar de 'sapatão', por exemplo? Isso é uma honra", disse.

Leia o poema na íntegra:

Vida em Branco – Zélia Duncan

"Você não precisa de artistas?

Então me devolve os momentos bons

Os versos roubados de nós

As cores do seu caminho

Arranca o rádio do seu carro,

Destrói a caixa de som,

Joga fora os instrumentos

e todos aqueles quadros,

Deixa sua parede em branco

Assim como a sua cabeça,

Seu céu de cimento,

Silêncio cheio de ódio,

Armas pra dormir,

Nenhuma canção pra ninar

E suas crianças em guarda,

Esperando a hora incerta

Pra mandar ou receber rajadas.

Você não precisa de artistas?

Então fecha os olhos,

Mora no breu,

Esquece o que a arte te deu.

Finge que não te deu nada,

Nem um som, nenhuma cor,

Nenhuma flor na sua blusa,

Nem Van Gogh nem Tom Jobim,

Nem o Gonzaga nem Diadorim,

Você vai rimar com números,

Vai dormir com raiva

E acordar sem sonhos, sem nada.

E esse vazio no seu peito

Não tem refrão pra dar jeito.

Não tem balé pra bailar.

Você não precisa de artistas?

Então nos perca de vista.

Me deixa de fora

Desse seu mundo perverso,

Sem verso, sem graça, sem alma

Retrospectiva

Quem nasceu em 2019

Quem morreu em 2019

Quem casou em 2019

Quem separou em 2019

O Brasil se despede de Gugu Liberato

Notícias Relacionadas