10 livros que viraram filme e foram um sucesso

Por - 09/06/17

Divulgação

Muita gente fala que os filmes inspirados em livros não são tão bons quanto os originais. Mas a verdade é que muitos deles foram sucessos de bilheteria em diferentes países. Claro, alguns não foram tão adorados ou aclamados pela crítica, como a saga Percy Jackson.

Tanto a primeira, quanto a segunda produção foram apontadas pelos fãs como “infiéis” às obras literárias, nas quais foram baseadas. Por outro lado, temos grandes exemplo dos que deram muito certo e, até, ganharam um Oscar.

Esse é o caso de Os Miseráveis (2012), que levou a estatueta de melhor filme no ano. Além desses, muitos outros também conquistaram o coração do público duas vezes. OFuxico separou 10 deles para você ver ou ler (e porque não os dois):

1. Diário de Uma Paixão

Um clássico dos filmes românticos. Derreteu – e ainda derrete – os espectadores desde de 2004.  O enredo é inspirado livro homônimo de Nicholas Sparks, de 1996, e conta a história de um casal nos anos 40.

Noah Calhoun e Allie Hamilton, interpretados por Ryan Gosling e Rachel McAdams, são de classes sociais diferentes e, além dessa diferença, enfrentam a distância, quando o rapaz é mandado para servir na Segunda Guerra.

via GIPHY

2. O Menino do Pijama Listrado

A comovente história de um menino alemão que fica amigo de um outro pequeno judeu, o qual está preso em um campo de concentração perto de sua casa, levou milhões de pessoas às lágrimas.

Em 2008, o livro do autor John Boyne ganhou a adaptação cinematográfica, dois anos depois da primeira edição publicada. A obra traz um show de exatidão histórica por aparte do escritor, principalmente, na escolha do título. O “pijama listrado” era, exatamente o uniforme utilizado pelos exilados, durante o Holocausto.

3. Harry Potter (os oitos filmes, sim!)

J.K Rowlling acertou em cheio ao escrever a história desse menino órfão, que era maltratado pelos tios e morava em baixo da escada deles. Desde 1997, os livros estão entre os mais vendidos – e amados – pelo público.

A primeira vez que o Harry Potter ganhou uma “cara” real, foi em 2001, quando a adaptação de Harry Potter e a Pedra Filosofal chegou às telonas. O sucesso foi tanto que todos – sim, os 7 livros – ganharam um filme. A conclusão da fábula foi tão especial que foi dividida em duas obras cinematográficas.

Vários spin-offs (outras histórias baseadas em uma primeira) foram criados a partir dessa saga. Como o, também, campeão de bilheterias e das livrarias, Animais Fantásticos e Onde Habitam.

via GIPHY

Tem que comemorar mesmo, Dumbledore!

4. 12 Anos de Escravidão

Essa história de tirar o fôlego conta como a vida de um negro livre, no século XIX, mudou de cabeça para baixo em poucos dias. Depois de aceitar um trabalho em uma outra cidade e abandonar sua esposa e filhos, Solomon Northup é sequestrado e vendido como escravo. Assim, em um período de 12 anos, é explorado por dois senhores diferentes.

A obra literária homônima carrega as memórias deste homem. Publicado a primeira vez em 1853, o livro só tem uma diferença do filme: os personagens. Na construção da releitura de 2012, o diretor, Steve McQueen, trouxe um grande elemento que não aparece com tanta ênfase no livro, o silêncio. Ele domina as cenas e traz uma dramaticidade, que, na escrita vem pelas palavras.

 

5. O Jogo da Imitação

Essa película traz uma coisa em comum com 12 Anos de Escravidão, o Benedict Cumberbatch. O ator interpreta um dos senhores de Solomon, na segunda obra. Já na primeira, vive o estudante, Alan Turing” que foi contratado para decifrar os códigos nazistas, incluindo o “Enigma”.

O matemático, também, foi inovador em outros sentidos como na computação, com a inteligência artificial, quanto na vida pessoal, antecipando a libertação gay. O legal é que esse britânico, realmente, existiu e foi sua biografia, publicada em 1983, que inspirou essa obra cinematográfica, de 2014.

via GIPHY

6.  A Culpa é das Estrelas

O famoso “arrancador de lágrimas”, também, ocupou os cinemas em 2014, e contou com um elenco de jovens atores de peso. Shailene Woodley e Ansel Elgort formaram o casal protagonista, ambos sofriam de câncer, e conquistaram os corações da audiência.

Mas o que muita gente não sabe – ou não lembra – é que este filmaço foi inspirado no livro, cujo nome é o mesmo, de John Green, de 2012. A produção fez tanto sucesso que o bordão “Okay? Okay” é usado ainda hoje.

7. Jogos Vorazes (Todos os livros e filmes)

A trilogia utópica de Suzanne Collins mostra um futuro pós-guerra e um mundo dividido em distritos. Quanto mais perto da capital, mais rica será a população do lugar. O oposto coleciona miseráveis e mortes prematuras.

Todos os anos, a capital promove uma espécie de “reality” show, chamada Jogos Vorazes, na qual cada distrito terá dois representantes, um menino e uma menina, até 18. Os participantes são jogados à sorte dentro de uma arena e lá vão lutar até a morte para ser o único a sobreviver, levando a fama e a fortuna.

Esses livros contam a história de Katniss Everdeen e Peeta Mellark, que disputam pelo distrito mais pobre, o 12. Os dois, vividos por Jennifer Lawrence e Josh Hutcherson, se apaixonam, conquistam o público, quebram as regras e vencem juntos a 74ª edição dos Jogos Vorazes.

Ficou curioso, veja um pedacinho do filme – que está muito parecido com as histórias literárias.

8. Estrelas Além do Tempo

Essa história quebradora de estigmas da sociedade, porque traz como suas personagens principais três mulheres negras, que trabalhavam na NASA e foram um elemento essencial para levar o homem à lua, além de fazer os Estados Unidos vencerem a Guerra Fria.

Essas mulheres eram o poder em pessoa!

Ninguém melhor do que outra para contar essa linda história, que foi indicada ao Oscar de Melhor Filme em 2017. Margot Lee Shetterly escreveu as três matemáticas vividas por Janelle Monáe, Taraji P. Henson e Octavia Spencer.

via GIPHY

9. A Cabana

Este novíssimo filme, não traz uma história tão nova assim. Em 2007, William P. Young escreveu este livro que fala sobre a resignação de um homem que perdeu tudo e o encontro dele com Deus, Jesus e o Espírito Santo.

Dez anos depois, quem vive Deus, na versão para as telonas, é Octavia Spencer (sim, a do item 8), Aviv Alush interpreta Jesus e Sumire Matsubara, o Espírito Santo. Nesse grande elenco temos uma brasileira, Alice Braga dá vida à sabedoria.

Dá só uma olhada nesse trailer de arrepiar!

10. Assassinato no Expresso Oriente

Johnny Depp vai estrear seu segundo filme, em 2017. Assassinato no Expresso do Oriente chega aos cinemas dos Estados Unidos em 10 de dezembro, mas não pense que vem uma coisa muito levinha por aí.

Esta película é inspirada no livro homônimo de Agatha Christie, a clássica escritora de livros assustadores. Essa obra conta a história de um detetive, que está voltando às pressas para Londres e se depara com um assassinato no trêm, do qual está à bordo. Caberá a ele descobrir quem entre os passageiros teria sido capaz de tamanha atrocidade, antes que o criminoso volte a atacar ou escape de suas mãos.

Dentre os nomes do elenco estão: Penélope Cruz, Judi Dench, Michelle Pfeiffer, Millem Dafoe e Kenneth Branagh.

E aí, vai perder esse filmão?

---