Notícias às 10:10

7 motivos para sentir saudades do lendário Ayrton Senna

Divulgação

No dia 1 de maio de 1994, o mundo ficou um pouco menos colorido. Era o dia da morte de um dos maiores ídolos brasileiros: Ayrton Senna da Silva. O piloto de Formula 1 morreu após um trágico acidente no GP de San Marino, em Imola, na Itália.

As manhãs de domingo nunca mais foram as mesmas. A Fórmula 1 nunca mais foi a mesma. As pessoas ficaram incrédulas ao ver o momento na televisão, e quando a morte foi confirmada, causou uma comoção mundial.

Ayrton ficou conhecido como o melhor piloto de todos os tempos, inclusive, o tema da vitória ficou conhecida como a música de Senna.

Nesta quarta-feira (1), está completando 25 anos da morte de Ayrton Senna, que foi tricampeão mundial.

Por isso, a reportagem do OFuxico separou pelo menos alguns motivos que nos fazem sentir muitas saudades do eterno ídolo Ayrton Senna.

Confira!

1. O Brasil nunca venceu um campeonato mundial após a morte dele

A última vez que um brasileiro venceu o campeonato mundial de Formula 1 foi em 1991, com o próprio Ayrton Senna.

Após a morte do piloto, nenhum brasileiro chegou a realizar tal feito. Ayrton foi tricampeão mundial representando o Brasil (1988, 1990 e 1991).

sad formula 1 GIF by Ayrton Senna

2. Único a vencer seis vezes o GP de Mônaco

O GP de Mônaco é um dos mais esperados pelos fãs do automobilismo. Se os pilotos pudessem escolher apenas um GP para vencer, certamente seria o de Mônaco.

E adivinhem quem é o maior vencedor dessa corrida? Isso mesmo, Ayrton Senna. O piloto venceu seis vezes (1987, 1989, 1990, 1991, 1992 e 1993).

O feito fez o piloto ficar conhecido como o Rei de Mônaco e nenhum outro piloto chegou a atingir essa marca.

happy formula 1 GIF by Ayrton Senna

3. Rei da Chuva

Outro título conquistado pelo brasileiro foi o de Rei da Chuva. Isso porque o piloto tinha uma habilidade incomum em tempos chuvosos.

Ayrton deixava todos boquiabertos com o seu talento em correr mesmo debaixo de fortes chuvas.

fail formula 1 GIF by Ayrton Senna

4. Chegou a vencer uma corrida usando apenas uma marcha

Em 1991, no GP do Brasil, no Autódromo de Interlagos, Ayrton Senna fez uma corrida histórica.

O brasileiro venceu usando apenas a sexta marcha no final da corrida e superou a dor para levantar o troféu.

happy honda GIF by Ayrton Senna

5. Rivalidade histórica com Alain Prost

Um dos maiores adversários de Senna nas pistas era o francês Alain Prost. A rivalidade entre os dois era eletrizante, o que deixava as corridas ainda mais emocionantes.

E nunca mais houve uma rivalidade tão forte entre dois pilotos. O francês chegou a comentar, em entrevista para a revista Isto É, o legado deixado por Ayrton.

“Não apenas minha carreira, mas também minha vida está ligada a Ayrton Senna”, disse Prost.

formula 1 help GIF by Ayrton Senna

6. Bondoso e caridoso

Apesar de extremamente concentrado e sério dentro das pistas, fora delas Ayrton era sempre carismático e simpático com todos.

E nutria um desejo muito grande de poder investir em educação para crianças e jovens. Seu sonho foi concretizado pelas mãos de sua irmã Viviane em novembro de 1994 com a criação do Instituto Ayrton Senna.

formula 1 hello GIF by Ayrton Senna

7. Perdeu uma pole position para salvar Eric Comas, em 1992

Durante a pole position do GP da Bélgica, em 1992, Eric Comas bateu contra o muro e seu carro estava prestes a explodir.

Ao perceber que o piloto francês estava desacordado, Ayrton Senna não pensou duas vezes ao descer do carro e desligar a ignição, salvando a vida de Comas.