76 anos de Elis Regina: A importância da cantora para a cultura brasileira

Por - 17/03/21 - Última Atualização: 6 abril 2021

Reprodução/Instagram

Elis Regina foi uma das maiores vozes do cenário musical brasileiro. A “pimentinha”, como foi carinhosamente apelidada, marcou não só uma geração como também influenciou diversos outros artistas que se inspiraram e se inspiram até hoje na cantora, que completaria 76 anos de idade nesta quarta-feira (17). 

O talento de Elis era tanto que a brasileira foi a primeira a inscrever sua própria voz como instrumento na Ordem dos Músicos. Para celebrar o aniversário e a enorme relevância de Elis, que tal relembrar alguns pontos principais em sua trajetória?

Confira!

 

Começo nas rádios 

Elis começou sua carreira cantando em rádios locais de Porto Alegre, sua cidade natal, até ingressar em teatros e gravações maiores em São Paulo depois de vencer o prêmio do primeiro Festival Nacional de Música Popular Brasileira, realizado pela TV Excelsior, em 1965, quando tinha apenas 20 anos. 


 

Sucessos e performances 

Alguns dos maiores sucessos na voz da artista são “Como Nossos Pais”, “Águas de Março”, “Só Tinha de Ser Com Você”, “O Bêbado e o Equilibrista” e várias outras composições. Elis deu vida a canções de outros famosos compositores, chamando a atenção não só por sua voz única como também por sua interpretação especial em cada música.


 

 

Ditadura Militar 

A cantora sempre foi conhecida por sua enorme autonomia e liberdade de expressão, fatores que trouxeram problemas para a artista durante o período do Regime Militar no Brasil. Por um lado, Elis era uma das vozes mais queridas pelo público, o que implicava em convites para diversas festas, eventos televisivos e políticos. Ao mesmo tempo, a cantora se envolveu em conflitos com militares da época justamente por “falar o que não devia” e se impor contra as medidas ditatoriais e de censura vigentes naquele tempo.


 

Elis & Tom 

O álbum “Elis & Tom" foi lançado em 1975. O disco feito por Elis Regina e Tom Jobim alcançou enorme prestígio em toda a crítica, levando o nome da brasileira ao mundo todo e consagrando a cultura da bossa nova brasileira na década de 70.

 

Reconhecimento e legado 

Uma das vozes mais expoentes do Brasil  e considerada a maior voz feminina do país pela revista Rolling Stones, Elis cantou com Chico Buarque, Tom Jobim, interpretou Belchior, foi amiga de Vinicius de Morais e encantou a todos por seu talento e singularidade. 

A cantora já foi comparada com Ella Fitzgerald e Sarah Vaughan e elevou a cultura nacional em diferentes contextos.

Tragicamente, Elis teve uma morte precoce em 1982 após uma overdose, quando a cantora misturou álcool e diversos comprimidos.

Passando por dois casamentos e deixando filhos e um enorme legado, Elis Regina é, com certeza, um dos maiores nomes da arte e da música no Brasil, impressionando a todos com sua voz, força e modos de expressar sua dor por meio de um trabalho memorável e simbólico.

---

Tags: ,