A Viagem vem aí! Saiba o que mudou na vida do elenco

Por - 30/07/20

Divulgação

Para quem gosta de tramas espíritas, Dezembro será o reinício de um verdadeiro marco na TV brasileira. A novela A Viagem, da saudosa Ivany Ribeiro, será exibida no canal Viva. Na trama, uma das maiores produções da época, destacou a atuação de Guilherme Fontes, Christiane Torloni, Antônio Fagundes, Miguel Falabella, Lucinha Lins, Maurício Mattar, Yara Cortes, Andréia Beltrão, Cláudio Cavalcanti, Ary Fontoura, Fernanda Rodrigues, entre outros.

Inspirada na Doutrina Espírita, a trama foi originalmente escrita para a Rede Tupi, baseada nos livros Nosso Lar, de 1944 e E a Vida Continua, de 1968, ambos psicografados pelo médium brasileiro Chico Xavier. 

Na célebre versão de 1994, é contada a trajetória de Alexandre (Guilherme Fontes), jovem rico, viciado em álcool e drogas. Ele mata o tesoureiro da empresa de sua família após ter sido pego roubando o cofre. Diná (Cristiane Torloni), sua irmã, é a única a protegê-lo e recorre ao advogado criminalista Otávio Jordão (Antonio Fagundes), amigo do tesoureiro assassinado, que se nega a defender Alexandre.

Condenado a 18 anos de prisão, ele é abandonado pela namorada, Lisa (Andréa Beltrão) e comete suicídio na cadeia. No pós-vida, jura vingança contra todas as pessoas que julga terem sido responsáveis por sua morte trágica. A presença de seu espírito é percebida pelo Dr. Alberto (Cláudio Cavalcanti), que passa a orientá-lo nas reuniões mediúnicas.

Saiba o que mudou na vida dos atores desde 1994

Guilherme Fontes (Alexandre) – O protagonista da novela foi um marco na carreira do ator. Seu árduo caminho para alcançar a luz permeou a trama. Seu mais recente trabalho na TV foi ano passado, em Órfãos da Terra. Atualmente, Guilherme pode ser visto na reprise de Estrela-Guia, como o namorado de Cristal (Sandy).

Christiane Torloni (Diná) – Casada com Téo (Maurício Mattar), a irmã do protagonista se apaixonou por Otávio Jordão, advogado que contratou para defender Alexandre. Contudo, o profissional era amigo do tesoureiro morto e o rapaz acabou preso. A paixão de Diná pelo advogado revolta ainda mais o espírito de Alexandre. Atualmente, a atriz está no ar em Fina Estampa, como a Tereza Cristina.

Miguel Falabella (Raul) – Irmão de Alexandre e Diná, é quem o denuncia pelo assassinato e vira alvo de sua vingança. Dispensado pela Globo após 39 anos, o artista é sondado pela Band e pela Netflix. 

Antônio Fagundes (Otávio Jordão) – O advogado criminalista sofreu com a negatividade de Alexandre. Tinha um filho alcóolatra e drogado. O outro, o caçula, sentia o espírito sem luz. Otávio morre em um desastre de carro provocado por Alexandre. No pós-morte, reencontra Diná, que havia morrido anteriormente. Juntos, tentam reverter as maldades do vilão. O ator pretende retomar a encenação da peça Baixa Terapia, que fazia enorme sucesso até a pandemia se instaurar.

Felipe Martins (Tato) – Interpretava o filho mais velho de Otávio. Esteve no elenco da série Milagres de Jesus, da Record, em 2014.

Daniel Ávila (Dudu) – Caçula de Otávio. Contracenou novamente com Felipe Martins em Milagres de Jesus. Seu trabalho mais recente foi em 2015, na série Se Eu Fosse Você exibida na Fox.

Christiane Torloni, Guilherme Fontes e Antonio Fagundes em A Viagem

Maurício Mattar (Téo) – Marido de Diná, convivia com os 12 anos de diferença entre eles. O espírito de Alexandre faz com que ele se torne violento e a separação é inevitável. Ele se envolve com Lisa, a ex de Alexandre. Atualmente, Mattar é contratado da Record.

Eduardo Galvão (Mauro) – amigo de Téo. Seu mais recente trabalho foi na novela Bom Sucesso, como o Dr. Machado.

Andréa Beltrão (Lisa) – Ex de Alexandre, namora Téo. Ao reencarnar o protagonista pede para ser filho deles. Andrea protagoniza a cinebiografia Hebe, A Estrela do Brasil, que será exibida na Globo.

Suzy Rêgo (Carmen) – amiga de Lisa. Está no elenco de Juacas, série da Disney Channel e tem projetos para o teatro.

Lucinha Lins (Estela) – Criou sozinha a única filha, Bia (Fernanda Rodrigues), depois que o marido a abandonou. Lucinha é contratada da Record.

Jonas Bloch (Ismael) – o trapaceiro ex-marido de Estela. Está na reprise de Novo Mundo.

Fernanda Rodrigues (Bia) – Sonhava com a volta do pai, Ismael (Jonas Bloch) e, quando ele reaparece, vira uma adolescente debochada e agressiva. Fernanda atualmente apresenta o programa Fazendo a Festa, no GNT.

Thaís de Campos (Andrezza) – Filha única de Guiomar (Laura Cardoso) e mulher de Raul (Miguel Falabella). Vive muito bem com o marido e não entende como a sua vida muda de uma hora para a outra. Está no ar na reprise de Fina Estampa.

Andrea Beltrão, Maurício Mattar e Suzy Rego em A Viagem

Laura Cardoso (Guiomar) – Sogra de Raul (Miguel Falabella). Emprestou seu brilho e talento como a Matilde, em A Dona do Pedaço.

Ary Fontoura (Seu Tibério) – amigo de Estela (Lucinha Lins). Blogueirinho da quarentena, está no ar na reprise de Êta Mundo Bom!

Breno Moroni (Adonay) – o misterioso Mascarado. Breno imagina que quando as medidas restritivas acabarem, o caminho vai ser primeiro ir pra rua, atrás do público, porque os teatros devem demorar pra voltar a ter plateia.

Denise Del Vecchio (Glória) – governanta da mansão de Otávio. Atuou em Topíssima, na Record. 

Thierry Figueira (Guga) – foi a estreia dele como ator de novelas. Estava no ar em Amor Sem Igual, na Record.

Laura Cardoso, Ary Fontoura e Denise del Vecchio em A Viagem

Falecidos 

O fato da novela abordar a visão da religião espírita, gerou polêmica na época entre os cristãos. Durante a trama, muitos personagens morreram, alguns indo para o céu e outros para o inferno.

Após o fim da novela, 13 atores e atrizes que trabalharam no folhetim fizeram a "real viagem". Inclusive a autora, Ivani Ribeiro, vítima de insuficiência renal, provocada pelo diabetes, em julho de 1995, aos 73 anos. Vinte dias antes, ela havia ficado viúva. Curiosamente A Viagem foi sua última obra. 

Veja quem mais ‘’fez a viagem’’:

Cláudio Mamberti (Geraldão) – Tinha 61 anos quando morreu, em 2001, depois de vinte dias internado no Hospital Sírio-Libanês, e, São Paulo, devido a falência múltipla dos órgãos e septicemia. 

Yara Cortes (Dona Maroca) – Interpretou a fofa mãe de Diná, Estela, Raul e Alexandre. Faleceu em 2002, aos 81 anos, vítima de insuficiência respiratória.

Irving São Paulo (Zeca) – Era irmão de Lisa, sonhava em ser músico. Faleceu em 2006, aos 41 de falência múltipla dos órgãos, em decorrência de uma pancreatite.

Nair Belo (Dona Cininha) – Amiga de Tibério e Agenor. Morreu em 2007, aos 75 anos. A atriz contraiu uma pneumonia, que lhe trouxe uma série de complicações. Sofreu uma parada cardiorespiratória, passou meses em coma na UTI e morreu de falência múltipla dos órgãos.

Maria Alves (Francisca) – Tinha 60 anos quando morreu, por conta de um câncer, em maio de 2008. 

Tânia Scher – viveu a mãe do personagem de Maurício Mattar e morreu, aos 61 anos, em 2008 por conta de insuficiência respiratória e problemas no fígado.

Leina Krespi (Sueli) – Morreu aos 70 anos, em abril de 2009, de câncer no esôfago.

John Herbert (Agenor) – pai de Lisa. Faleceu em 2011, aos 81 anos, vítima de enfisema pulmonar.

John Herbert, Yara Cortes e Nair Belo em A Viagem

Nildo Parente (Valdomiro) – Seu personagem era uma das vítimas do protagonista Alexandre. Após um mês Hospital Adventista Silvestre, no Rio de Janeiro, onde estava internado por conta de um acidente vascular cerebral (AVC), o ator morreu em fevereiro de 2011, aos 74 anos.

Claudio Cavalcanti (Dr. Alberto) – Médium que ajuda Diná e Otávio a entender o espiritismo. Em setembro de 2013, passou por uma cirurgia por conta da falência de uma vértebra. Sofreu um choque cardiogênico, que evoluiu para uma insuficiência renal e falência múltipla dos órgãos, ocasionando o falecimento, aos 73 anos.

Caio Junqueira (Pedro Bala) – Morreu em 2019, aos 42 anos após sofrer um grave acidente de carro no Rio de Janeiro. Na última década, o ator se dedicou às tramas bíblicas da Record e atuou na primeira temporada de O Mecanismo, na Netflix.

Chris Pitsch (Bárbara) – Estava estreando na TV, fazia parte do núcleo jovem da novela. Morreu um ano depois do fim das gravações, em 1995, de infarto, aos 24 anos.

Mara Manzan (Ednéia) – Em março de 2008, quando estava no ar na novela Duas Caras, Mara descobriu um câncer no pulmão. Foi operada um mês depois pelo Dr. Drauzio Varela. Faleceu em novembro de 2009, aos 57 anos, vítima de metástase.

Caio Junqueira, Claudio Cavalcante e Mara Manzan em A Viagem

---

Tags: