Ainda não dançou O Carpinteiro? Vem saber como surgiu esse novo hit!

Por - 08/05/21

Reprodução/Youtube

Uma postagem no TikTok e o sucesso imediato veio. Não se trata de apenas mais uma história. Essa é uma daquelas que chamamos de “a” história! A turma mais antiga, lá dos idos dos anos 1960, principalmente o pessoal das regiões Norte e Nordeste, já conhecia a música “O Carpinteiro”, que desde o início do mês virou hit por conta de uma dancinha transformada em um challenge graças ao influenciador digital Orlandinho, famoso por suas coreografias de “piseiros”. 

Ele postou em seu perfil uma divertida dança, no melhor estilo brega raiz, com clima e churrascaria de beira de estrada, na voz do maranhense Elias Monkbel. Mas a música, que alguns chamavam de “Um Conto de Fadas”, foi gravada originalmente por Ronnie Von em 1967, como versão do clássico folk norte-americano “If you Were a Carpenter”, de Tim Hardin

“Eu ri muito! É um revival que me traz muita alegria e prestigia as pessoas da minha idade”, divertiu-se Ronnie Von.

Tim Hardin frequentava a cena alternativa do Village, em Nova York, com amigos como Bob Dylan e Jimi Hendrix. Ele cantou a música no festival de Woodstock, em 1969. A faixa virou um clássico nos Estados Unidos e foi regravada ao longo dos anos por nomes como Johnny Cash, Joan Baez, Dolly Parton, Robert Plant e o próprio Bob Dylan. 

O fato é que em duas semanas depois da postagem de Orlandinho, a versão incrementada por Elias e Nattanzinho foi parar na comemoração do título da Supercopa do Brasil do Flamengo e pronto, explodiu!

De lá pra cá, com a calça ou bermuda acima do umbigo e um gingado diferentão, Tirulipa, Tierry, Gaby Martins, Ivete Sangalo, Wesley Safadão, Mano Walter, Tirulipa, Leo Santana, entre outros já causaram e arrasaram nas performances para descrever a história de um pobre trabalhador apaixonado por uma mulher rica.

A letra, de Antonio Carlos Wallace Duncan Junior, teve também uma versão em ritmo de reggae que virou "Melô de Carpinteiro" com o cantor Roberto Rasta. Ele misturou a versão cantada por Ronnie Von, a uma versão de reggae de "If I were a carpenter" gravada em 1989 pelo jamaicano John Holt. 

Somente este ano o cantor Elias Monkbel regravou a canção, com uma mistura romântica de brega e arrocha. 

Orlandinho Rei do Piseiro, que tinha 370 mil seguidores, agora conta com 2,7 milhões e selo de verificação. Um verdadeiro conto de fadas!

---

Tags: ,,,