Alexandre Borges: ‘Saio da novela melhor do que eu entrei como ator’

Por - 23/07/19

Divulgação/Verão 90/TV Globo

Quinzão rodou, rodou, e vai terminar seus dias nos braços de Sedeth… Divertindo-se intensamente com o personagem que interpreta em Verão 90, novela que chega ao fim na próxima sexta-feira (26), na Globo, Alexandre Borges conversou com a reportagem de OFuxico sobre a trama.

"Fiz com Jorge Fernando a minha primeira novela, há 25 anos, e fico muito feliz de vê-lo de volta ao trabalho com a criatividade afiada. A comédia é um salto sem rede, uma entrega que você não pode ter medo do ridículo. Saio da novela melhor do que entrei como ator". 

O ator comemora seu primeiro trabalho com Totia Meirelles e o reencontro com Claudia Raia.

"Esse foi meu primeiro trabalho com a Totia. O reencontro com a Claudia e o Jorge é algo muito especial pra mim.  Cláudia é a grande estrela com quem tive oportunidade de contracenar no início da minha carreira na Globo".  

Alexandre destacou que curtiu bastante o humor da trama e o questionamento final do personagem, mulherengo ao longo da trama, sobre quem realmente amava.

"A Lidiane simboliza aquela mulher que deixa o homem perdido. O Quinzão perde o prumo e fica abobado na frente de uma mulher. Ele não tem controle com os instintos. E ele deu asas à imaginação. A Cláudia é um furacão, uma mulher com muita garra, muito profissionalismo e louca como eu também em cena. A gente tem isso um pouco, as palhaçadas no bom sentido que ela faz em cena, eu tento acompanhar. Porque a comédia é isso, tem o improviso, é um salto sem rede. É uma entrega que você não tem que ter medo, você tem que fazer se apoiando no texto e na direção. Eu saio da novela melhor do que eu entrei como ator".

Aos 53 anos, ele ainda preserva o ar de galã e confessa que se cuida.

"Ator lida com a imagem e em qualquer profissão é usada pro bem  e pro mal. É um movimento meu, aos 53 anos, me cuidar, ter um alimentação saudável, mexer o corpo, ir para a academia, caminhar e isso ajuda muito. Mas já tive personagens que foram o contrário, eu tive que engordar, embagulhar mesmo. Mas em Verão 90, clima de praia, tive que tirar a camisa em algumas cenas, aí tive que fazer uma dieta. Eu sou vaidoso".

Com o fim da novela, Alexandre destaca que reviver algumas situações doa anos 90 lhe fez bem. E confessou que o que mais lhe agradava na época era a relação entre as pessoas, sem redes sociais.

"Vivi coisas maravilhosas, eu tinha ido morar em Portugal e voltei por essa época e as coisas começaram a surgir na minha vida. Comecei a fazer cinema, teatro, TV e casei. Estamos passando por momentos difíceis no Brasil, economicamente, comportamental e isso tudo gera uma ansiedade, uma tensão. Aumenta o desemprego, a violência, a quantidade de crimes. Sinto falta das relações interpessoais. Não tenho rede social, mas não sou avesso a tecnologia. Morava em Portugal e voltei justamente no início dos anos 90. Lembro do Bip tocar, eu ficava ansioso achando que poderia ser um chamado para algum teste. Telefone é algo conturbado hoje em dia… passo horas ensaiando uma peça, um filme ou gravando uma novela, não dá pra ficar parando pra responder mensagens e ver o que os outros estão fazendo".

---