Alexandre Nero: Relembre a carreira do ator de Império na TV

Por - 16/05/21

TV Globo/Estevam Avellar

Quando o ator Alexandre Nero recebe um convite para dar vida a um personagem – seja no palco, cinema ou televisão -, o processo de construção é o mais profundo possível. Tal constatação fica evidente em suas crias fictícias!

No momento, o público – e até mesmo o artista – está tendo a chance de revisitar um trabalho de sete anos, na faixa das 21h da Globo. Na trama Império, escrita pelo dramaturgo Aguinaldo Silva, Nero interpreta o protagonista da história: José Alfredo, popularmente conhecido por Comendador.

OFuxico resgatou doze incríveis papeis de uma das personalidades mais talentosas, de nossa arte e cultura brasileira.

Veja!

1.Vanderlei, A Favorita (2008) 

1.Vanderlei, A Favorita (2008)

Vanderlei era um verdureiro muito tímido, que era completamente apaixonado pela personagem Catarina.

2.Terêncio, Paraíso (2009) 

2.Terêncio, Paraíso (2009)

Abandonado pela mãe foi criado pelo pai em comitivas e seguiu sua vida de peão. Bom de montaria conhece Zeca em um rodeio, e os dois se tornam grandes amigos. Apaixona-se por Rosinha.

3.Lamartine, Dó-Ré-Mi-Fábrica (2009) 

3.Lamartine, Dó-Ré-Mi-Fábrica (2009)

Gerente da agência bancária credora das dívidas da Dó-Ré-Mi-Fábrica, empresa de Ludovico e Arquimedes. No final do episódio, pede Viola em casamento.

4.Gimar, Escrito nas Estrelas (2010) 

4.Gimar, Escrito nas Estrelas (2010)

O secretário e assistente pessoal de Ricardo é um mau-caráter. É filho da dona de casa Magali e do aposentado Jovenil, e irmão de Fabiana, Luciana e Alex, esse último irmão adotivo. Gilmar é, ainda, sobrinho de José e Antonia, caseiro e governanta da mansão de Ricardo. Gilmar foi indicado pela tia, muito amiga da família Aguillar, para trabalhar como secretário do médico. Apesar disso, tem vergonha de sua origem suburbana e não hesita em usar de toda sorte de artifícios para subir na vida. 

5.Caique, Batendo o Ponto (2011) 

5.Caique, Batendo o Ponto (2011)

Vendedor da Colapax tem fama de ser o grande conquistador da empresa. Solteiro, sua maior ambição é curtir a vida. Mantém um caso com Val.

6.Baltazar, Fina Estampa (2011) 

6.Baltazar, Fina Estampa (2011)

Motorista de Tereza Cristina é um homem discreto e educado no trabalho, mas extremamente violento em casa. Além de ser autoritário com a filha Solange, alivia suas frustrações agredindo a mulher, Celeste.

7.Stênio, Salve Jorge (2012) 

7.Stênio, Salve Jorge (2012)

Ex-marido de Helô e pai de Drika. Sócio de Haroldo e Deborah num escritório de advocacia. Vaidoso, brilhante como advogado, tem uma ética bem elástica. Vive em briga com a ex-mulher, que o acusa de ser muito permissivo com a filha e de soltar os suspeitos que ela prende.

8.Hermes, Além do Horizonte (2013)

8.Hermes, Além do Horizonte (2013)

É sócio de LC e Tereza com quem funda o Grupo e a Comunidade. É um homem sem caráter e violento. Ajuda Líder Jorge a selecionar quem são os escolhidos que vão para a Comunidade. Tem um caso com Tereza e planeja fugir com ela levando o dinheiro dos investidores da “Máquina da Felicidade”. Morre no fim da trama.

9.José Alfredo, Império (2014/2021) 

9.José Alfredo, Império (2014/2021)

Dono de uma rede de joalherias internacional, a Império. O Comendador, como é chamado, tem quatro filhos: José Pedro, Maria Clara, João Lucas e Cristina. É casado com Maria Marta e tem uma amante, a jovem Maria Ísis. É assassinado pelo filho José Pedro no fim da novela.

10.Romero, A Regra do Jogo (2015) 

10.Romero, A Regra do Jogo (2015)

Filho de Djanira e pai adotivo de Dante, o ex-vereador e radialista é conhecido como defensor dos direitos de presidiários e criminosos. É o criador da Fundação Raiar, uma entidade que atua na reabilitação de condenados. No entanto, a ONG é de fachada e usada para a lavagem do dinheiro da facção. No passado, Romero participou do “Massacre de Seropédica” e foi casado com Kiki Stewart.

11.Geraldo, Filhos da Pátria (2017) 

11.Geraldo, Filhos da Pátria (2017)

Geraldo nasceu em Portugal, é um homem do bem, solícito e trabalha no Paço Imperial intermediando as relações entre Brasil e Portugal. Imediatamente após a Independência, ele começa a se sentir ameaçado de perder o cargo oficial que ocupa por ter nascido em terras lusas. Aos poucos, vai perdendo prestígio e precisará lidar com os “novos esquemas” no trabalho.

12.Pedro, Onde Nascem os Fortes (2018) 

12.Pedro, Onde Nascem os Fortes (2018)

O empresário Pedro Gouveia é casado com Rosinete e amante de Joana, sua funcionária, o pai de Hermano e Aurora enfrenta uma crise no casamento. Mas mesmo assim, apaixonado pela família, não põe ponto final no relacionamento.

---