Notícias às 08:00

Amor de Mãe comete erros ao retratar a pandemia de Covid-19

Divulgação/Rede Globo

A novela Amor de Mãe segue em sua fase final na Rede Globo, tendo tido seus últimos episódios gravado de acordo com todos os cuidados necessários devido a pandemia de Covid-19. O enredo da trama também se alterou para contextualizar nossa nova realidade, mostrando então todos personagens e núcleos da novela vivendo com o mesmo cenário pandêmico e tomando todas as precauções impostas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

No entanto, algumas “gafes” da novela em relação aos cuidados preventivos e de distanciamento social com o Corona Vìrus causaram espanto e revolta no público que, por sua vez, achou irresponsável por parte da produção encenar situações que poderiam em um quadro real transmitir o vírus.

 

Beijo no Vidro

A polêmica cena entre Érica (Nanda Costa) e Davi (Vladimir Brichta) causou muita indignação entre os internautas e telespectadores da novela. Isto porque os dois estão separados por uma placa de acrílico no caixa de um bar, e então se beijam encostando os lábios cada um em um lado da superfície. O fato de que a placa poderia conter milhares de bactérias e até mesmo o próprio vírus é o motivo do repúdio gerado com a cena, que acaba sendo imensamente irresponsável, principalmente no momento atual em que o Brasil se encontra.

 

Manuseamento de máscaras

Érica e Davi também protagonizaram outra cena que chamou a atenção do grande público. Os dois resolvem ficar realmente juntos depois de testarem negativo para a Covid-19, porém, quando começam a se beijar, encenam uma estranha dinâmica com as máscaras, encostando o tecido de proteção em outros lugares possivelmente contaminados e com pouco cuidado de manuseamento. 

 

Unha grande em enfermeiras 

Em um momento de exaustão, Betina (Ísis Valverde) chora em um plantão médico. O problema é que quando a personagem leva as mãos ao rosto, é possível ver as unhas da enfermeira, bastante grandes e alongadas. Segundo protocolos de higiene médica, enfermeiras e auxiliares da área de saúde devem sempre manter as unhas aparadas e sem esmaltes com cores fortes, para impedir a proliferação de sujeira e bactérias invisíveis a olho nu.

 

Fala equivocada sobre anticorpos 

Durante um diálogo entre Lídia (Malu Galli) e Magno (Juliano Cazarré), a personagem rica afirma que Magno não precisa se preocupar com a máscara, pois como ela já havia sido contaminada com Covid-19 antes, não se contaminaria novamente com o vírus, o que é uma desinformação, já que pessoas que pegaram a doença uma vez podem sim,se reinfectar novamente. A novela então corrigiu o erro com uma nota divulgada nos créditos do programa.  Manuela Dias, escritora da trama, comentou no Twitter que na época que redigiu o episódio ainda não haviam casos de pessoas que se contaminaram com o Corona Vírus duas vezes.

 

Máscaras erradas

Outro detalhe que também não passou batido foram algumas máscaras utilizadas na novela. Enquanto Betina usou um modelo KN95, que não é recomendada para profissionais de saúde, o personagem Álvaro (Irandhir Santos) apareceu usando uma máscara de plástico, aberta e sem maiores proteções.

 

 

Embora o drama seja fictício, Amor De Mãe agora está inserido em um contexto atual e extremamente preocupante e, por isso, deve tomar o maior cuidado possível para transmitir informações responsáveis para seus milhares de telespectadores. Apesar dos erros, a produção de sucesso da Rede Globo segue tentando conscientizar o público acerca da gravidade da situação de saúde no presente momento do país e do mundo.

 

 

Isis Valverde relembra erros de gravação em Amor de Mãe
Atores de Amor de Mãe relembram cenas marcantes da primeira temporada
Protagonistas de Amor de Mãe se reencontram após novela

 

Notícias Relacionadas