Anitta mergulha na defesa de Lula, repercute internacionalmente e explode onda anti-bolsonarista

Por - 14/07/22

Anitta de macacão vermelho com a estrela do PTAnitta está decidida a ajudar a eleger Lula - Foto: Reprodução/ Twitter @anitta

Anitta já desponta como principal cabo eleitoral de Lula, desde que declarou voto no pré-candidato à presidência da república nas próximas eleições. Sempre ousada e provocativa, a artista carioca ainda entrou em mood fashionista para alfinetar os opositores e ajudar o candidato.

Na quarta-feira, 13 de julho, a cantora resolveu publicar uma imagem em que aparece com macacão vermelho, cor oficial do Partido dos Trabalhadores (PT), com a estrela do partido estampada no bumbum e fazendo a letra ‘L’ com o braço. A palavra “Lula” foi completada na arte.

“Já assistiu tudo nosso hoje?”, perguntou Anitta na publicação, citando o single que gravou com Filipe Ret, o que acabou ficando em segundo plano.

O impacto do apoio da Poderosa tem sido tamanho ao ponto de uma onda anti-bolsonarista ganhar força e esse espalhar no âmbito virtual. Especialistas apontam que – somando os seguidores da cantora no Instagram e no TikTok – cerca de 100 milhões de seguidores da cantora podem ser mobilizados, sugerindo forte impacto sobre o jogo político deste ano.

ARTISTAS SE ENVOLVEM NO APOIO À LULA

A força de Anitta, que há tempos mergulha de cabeça em assuntos políticos e chegou a estudar com Gabriela Prioli, soma-se ao voto declarado de outros famosos ao petista.

Criolo, Arthur Picoli, Irandhir Santos, Zeca Pagodinho, Gil do Vigor, Marisa Monte, Pabllo Vittar, Daniela Mercury, Gilberto Gil, Camila Pitanga, Ludmilla, Bruno Gagliasso, Luísa Sonza, Caetano Veloso, entre outros também estão engajados e juntos somam cerca de 230 milhões de seguidores, nas principais plataformas.

Estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a internet brasileira conta com cerca de 152 milhões de usuários. Vale destacar que os artistas nacionais têm fãs de fora do país.

Contudo somando o alcance de Anitta aos outros simpatizantes do principal opositor a Jair Bolsonaro, seriam mais de 330 milhões de pessoas com apoio declarado à Lula. Isso reforça a força que artistas podem ter no debate nas redes sociais.

APOIO À BOLSONARO

Defensores de Jair Bolsonaro, como Gusttavo Lima, Latino, Sérgio Reis, Ronaldinho Gaúcho, Regina Duarte, Antonia Fontenelle, Ratinho, Zezé Di Camargo e o jogador Felipe Melo também estão afoitos. Mas, mesmo juntos, contabilizam menos seguidores do que os apoiadores de Lula.

Nas três principais redes sociais, a soma dos bolsonaristas passa dos 160 milhões. Destes, mais de 75 milhões são de fãs do Embaixador.

ESPECIALISTA ANALISA IMPACTO DO APOIO DE ANITTA À LULA

Especialista de análise de redes sociais, Pedro Barciela fez um levantamento de como o Twitter se comportou depois da publicação de Anitta declarando apoio à Lula.

Atravpes de um gráfico, Barciela mostrou o volume de postagens que continham o termo “Anitta” e em torno da arroba da cantora logo depois da declaração.

O posicionamento pró-Lula atingiu em cheio ao núcleo bolsonarista, representado no gráfico pela região azul. De acordo com a avaliação de Pedro, eles não conseguiram amplificar a narrativa sobre o assunto.

REPERCUSSÃO INTERNACIONAL

O barulho que Anitta fez por aqui ao dar pitaco nos rumos da política nacional, repercutiu no exterior. O jornal argentino “Hoy” publicou a notícia incluindo a resposta de Lula à cantora no Twitter.

 “Vamos juntos envolver o Brasil”, escreveu o pré-candidato, citando o hit “Envolver”.

O jornal norte-americano “The Washington Post” enfatizou o posicionamento da cantora numa eleição bastante polarizada, reforçando a comunicação com os jovens como primordial.

Já o tablóide mexicano “24 Horas – El Diario Sin Límites” destacou o fato de Anitta possuir 62 milhões de seguidores no Instagram e mais de 20 milhões no TikTok.

https://twitter.com/kyliesassyy/status/1546647275237171200

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Tags:

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino