Após acidente, Edu Guedes celebra poder segurar copo e beber água sozinho

Por - 08/01/21 - Última Atualização: 6 abril 2021

Divulgação

Desde 2005, quando estreou na Record no Hoje Em Dia, Edu Guedes leva diariamente todo seu charme e jeito calmo para milhões de telespectadores. De receitas práticas até as mais elaboradas, ele sempre dá um toque diferente a cada prato. O segredo? Ele aprendeu com a avó, italiana e casada com um espanhol. Não tem como não dar certo. Tanto que seu carisma e sucesso comercial o levou para a Rede TV! e há poucos meses estreou na Band. Mas em junho de 2020, a vida de Edu se transformou por conta de um grave acidente com um veículo automotor em seu sítio no interior de São Paulo.

Por conta do incidente Guedes fraturou o braço esquerdo, fez cirurgia e desde então tem feito fisioterapia, já recuperou quase que a totalidade dos movimentos e celebra o fato de poder tomar água sozinho [ao segurar um copo sem o auxílio de outra pessoa]. O apoio dos familiares, amigos e fãs também são motivos de alegria para Edu comandar o The Chef na Band, ao lado da Cidinha, que o acompanha há mais de 17 anos, e do humorista Lucas Salles. Ao OFuxico ele contou como passou a valorizar momentos mais simples, em especial ao lado da filha Maria, e curiosidades de sua carreira!

Confira!

OFuxico: O gosto pela culinária aconteceu de que forma na sua vida?
Edu Guedes:
Desde pequeno eu acompanhava minha avó, ela era italiana e casada com um espanhol, no preparo das receitas.  

OFuxico: Qual a receita que você mais gosta de preparar e que provoca emoções na sua família?
Edu Guedes
: Tenho um carinho muito grande por risoto. É um prato que minha avó fazia e reunia todo mundo, é o que eu mais gosto de fazer.

OFuxico: Tem alguma receita que você mais gosta?
Edu Guedes:
Arroz, feijão, batata cozida e bife à milanesa.

OFuxico: O que é cozinhar pra você?
Edu Guedes:
É sempre uma emoção. Me traz tranquilidade, fico muito calmo, cozinhar é saber dividir, compartilhar com as pessoas. 

OFuxico: Você é um sucesso comercial. Quais os critérios para que o Edu Guedes anuncie um produto? Hoje quantas marcas levam o nome do Edu?
Edu Guedes:
Procuro fazer o melhor. Eu uso produtos que eu realmente tenho em casa.  

OFuxico: Qual é a receita que o Edu não come de jeito nenhum?
Edu Guedes:
Eu como tudo. Uma comida simples e bem feita, todas elas são boas…Tem comidas melhores, outras não tão gostosas. Mas não tem nada que eu não coma. Eu gosto de tudo.

OFuxico: 2020 tem sido desafiador. Você passou por um grande susto por conta do acidente e estreou na Band. O quanto a sua filha, família e fãs estão te ajudando nesse momento?
Edu Guedes:
Todos me ajudaram muito nesse momento, minha família e minha filha. O público também. Esse ano foi um ano de muito aprendizado. Também passei a valorizar coisas simples, enxergar outras coisas. Consegui voltar a beber água com a mão [segurar o copo sozinho] e isso tem um valor especial para mim.

OFuxico: Por que aceitou o convite da Band?
Edu Guedes:
Estar no Grupo Bandeirantes é motivo de muito orgulho. É desafiador tornar um projeto como esse viável. Estou adorando ter essa parceria na Band.

OFuxico: E como é a sua rotina por conta do programa? Acorda muito cedo, quais os critérios para preparar as receitas? Faz muitos testes?

Edu Guedes: Estamos sempre criando para poder surpreender o público de alguma forma. Por ter feito milhares de receitas na TV, em casa, nos livros e revistas e a gente já sabe o que pode dar certo.

OFuxico: Sua filha demonstra o gosto pela culinária? Ela já participa do programa…
Edu Guedes:
Ela vem toda quinta, gravamos para não atrapalhar a escola dela, e é muito especial por todo apoio que ela dá pra mim. Não combinamos nada. Nas horas vagas estamos sempre juntos, praticando esportes e comendo!

OFuxico: Programas como o seu tem papel fundamental no empreendorismo de muitas famílias, em especial das mulheres, que preparam receitas para vender. Como analisa esse contexto e a importância do seu programa para essas famílias na geração de renda?
Edu Guedes:
Para a geração de renda isso é muito importante. Nunca sou simplista. Temos que fazer o cálculo exato para vender e ter lucro. Isso tem uma importância muito grande, pois muitas famílias vendem para pagar as contas da casa, comprar a própria casa, ajudar na criação dos filhos. Agradeço a Band pelo espaço.

---