Barack Obama sofre a morte da atriz Cicely Tyson

Por - 29/01/21 - Última Atualização: 6 abril 2021

Reprodução/Instagram

A atriz americana Cicely Tyson faleceu aos 96 anos na quinta-feira (28), confirmou sua família por meio de um comunicado. 

"Com o coração pesado, a família da Srta. Cicely Tyson anuncia sua transição pacífica esta tarde. Neste momento, por favor, permita que a família tenha privacidade." 

Cicely trabalhou na série How To Get Away With Murder, onde interpretava regularmente a mãe da personagem de Viola Davis. 

Seu empresário, Larry Thompson, acrescentou em uma declaração: "Eu gerenciei a carreira da Srta. Tyson por mais de 40 anos e cada ano foi um privilégio e uma bênção.", disse. 

"Cicely pensou em suas novas memórias como uma árvore de Natal decorada com todos os enfeites de sua vida pessoal e profissional. Hoje ela colocou o último ornamento, uma estrela, no topo da árvore." 

Tributos a Cicely inundaram as redes sociais após seu falecimento, incluindo um de Barack Obama: 

"Quando Cicely Tyson nasceu, os médicos previram que ela não sobreviveria por três meses por causa de um sopro em seu coração. O que eles não sabiam, o que eles não podiam saber, era que Cicely tinha um coração diferente de qualquer outro – o tipo que não só bateria por mais 96 anos, mas deixaria uma marca no mundo que poucos poderiam igualar.

Em sua carreira extraordinária, Cicely Tyson foi uma das raras atrizes premiadas cujo trabalho na tela foi superado apenas pelo que ela foi capaz de realizar fora dele.

Cicely não era exatamente destinada a Hollywood. Quando ela era criança, sua mãe – uma mulher trabalhadora e religiosa que limpava casas – nem mesmo a deixava ir ao cinema. Mas assim que Cicely se educou, ela tomou uma decisão consciente não apenas de dizer suas falas, mas de falar sua verdade.

Em uma época em que papéis para atores que se pareciam com ela não eram fáceis de encontrar, ela se recusou a assumir papéis que reduzissem as mulheres negras ao seu gênero ou raça. Às vezes, isso significava que ela passaria anos sem trabalhar. Mas ela se orgulhava de saber que sempre que seu rosto aparecesse na câmera, ela estaria interpretando um personagem que era um ser humano – imperfeito, mas resistente; perfeito não apesar, mas por causa de suas imperfeições. Em todas as suas performances, em produções lendárias que vão de “Sounder” a “The Trip to Bountiful” a “The Autobiography of Miss Jane Pittman”, ela nos ajudou a ver a dignidade dentro de todos que compunham nossa milagrosa – e, sim, confusa – Família americana.

Michelle e eu ficamos honrados quando Cicely veio à Casa Branca para receber a Medalha da Liberdade, sabendo que ela era um dos muitos gigantes sobre os quais estávamos – uma pioneira cujo legado não podia ser medido apenas por seus Emmys, Tony e Oscar, mas pelas barreiras que ela quebrou e pelos sonhos que tornou possíveis. Estamos enviando nossos pensamentos e orações a cada membro da família de Cicely e a todos aqueles que a amavam. E embora estejamos tristes porque seu coração finalmente parou hoje, é consolador saber que ela sempre viverá no nosso". 

Zendaya escreveu no Twitter: "Isso dói, hoje honramos e celebramos a vida de uma das maiores que já o fizeram. Obrigado Cicely Tyson. Descanse com grande poder." 

Shonda Rhimes – que produziu 'How To Get Away With Murder', no qual Cicely estrelou – escreveu: "Ela era uma pessoa extraordinária. E esta é uma perda extraordinária. Ela tinha muito a ensinar. E eu ainda tinha muito a aprender. Sou grata por cada momento. Seu poder e graça estarão conosco para sempre. " 

Durante sua trajetória Cicely ganhou três Primetime Emmy Awards, um Screen Actors Guild Award, um Tony Award e um Oscar, entre outros. Só lançou seu livro de memórias, 'Just as I Am' há dois dias.

---

Tags: