“Bestage”: Saiba o que significa a expressão usada pelo elenco de Pantanal

Por - 08/08/22

ze leoncio na fazendaFoto: João Miguel Júnior/TV Globo

“Tô brava c’o aqueles dois assanhado, que num para de falá bestage e me fazê ficá ainda c’o mais saudade que eu já tô do teu padrinho. Ocê também tá c’o saudade dele, num tá? Eu sei que tá. Mais num demora o teu padrinho tá de vorta… E nóis tudo vâmo fica c’o o coração carmo no peito ôtra veiz… Ocê vai vê”. E assim Filó vai dando conselhos de vida ao filho Tadeu.

Leia+: Alcides recebe dica inesperada de como deve matar Tenório

Pantanal: Filó revela que Tadeu não é filho de Zé Leôncio
Foto: Reprodução/TV Globo

Mas você sabe o que é “bestage”? A palavra é uma variação cultural de “bestagem” que, de acordo com o dicionário da língua portuguesa significa: 1. Ato ou efeito de bestar. 2. Ato ou dito tolo ou disparatado; asneira, bobagem, tolice. 3. Falta de educação. 4. Ato ou efeito de vadiar, vadiagem, vagabundagem.

Já no dicionário informal, “bestage” é a mistura das palavras “besteira” + “bobagem”, que parece mais apropriado com as tontices com que os personagens da novela das nove acabam se envolvendo. Muitos deles já usaram a expressão ao longo da novela.

Vamos a outro exemplo da aplicação da palavra?

“Larga de bestage, gente. Quantas vezes uma onça já rondou essa casa aqui? Não seria a primeira vez, não.”, dispara Zê Leôncio sobre Juma. “É, mas faiz muito tempo que não acontece por aqui isso”, emenda Filó. “Dentro de casa, então, pai, nunca aconteceu”, explica Joventino. “Gente não vira bicho”, insiste o fazendeiro. “A Juma vira”, diz Muda, que há tempos já não é mais muda.

alcides (juliano cazarre) buscando arma de volta em pantanal
Foto: Reprodução/TV Globo

A expressão também caiu na boca dos internautas.

“Eu queria poder dizer para o Zé: “Larga logo de bestage e casa logo com a Filó home”!!!!”

“Uma coisa boa que pantanal tá me relembrado é os ditados “prosa ruim e bestage””

https://twitter.com/meninoluc/status/1518963727835533313

“Eu: besteira O Zé Leôncio na mesma hora: bestage kkkkkkkk”

“Juma, deixa de bestage e volta pra fazenda! Bora lavar esses cabelos com Dove!”

https://twitter.com/flaviagreco/status/1541958152748400641

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Tags: ,