Notícias às 08:00

Bienal do Livro 2022: Confira as principais atrações do evento!

Logo Bienal do Livro
Foto: Reprodução/Instagram

A 26ª Bienal Internacional do Livro, organizada pela Câmara Brasileira do Livro e a RX, começa no sábado, 2 de junho e acontecerá até o dia 10 deste mês. O evento será realizado no Expo Center Norte, na Zona Norte de São Paulo. O horário do evento de segunda a sexta-feira é das 9h às 22h, sendo que é possível entrar até às 21h. Já nos sábados, é das 10h às 22h.

Leia+: Roberto Carlos anuncia mais dois shows em São Paulo. Saiba as datas!

Após um intervalo de quatro anos por causa da pandemia da Covid-19, a Bienal voltará a ser presencial e, segundo a organização do evento, haverá 8 espaços culturais, 1300 horas de programação cultural, 500 atrações e 185 expositores. Entre os expositores, destaca-se: Panini, Globo Livros, Lojas Amazon e Submarino e a Editora Intrínseca.

Os ingressos já estão disponíveis para a venda no site oficial do evento. O valor é de R$30,00 e R$15,00 (meia-entrada) e o pagamento online pode ser feito via Pix ou cartão de crédito. Estudantes e pessoas com deficiência possuem direito à meia-entrada. Além disso, professores, profissionais do livros, adultos maiores de 60 anos, crianças menores de 12 e quem tem a credencial plena do Sesc não precisam pagar a entrada.

Leia+: Peça ‘O Método Grönholm’ estreia com teatro lotado e muito bom humor

Além de palestras nas áreas de cultura, literatura, negócios, entre outros assuntos, a Bienal também terá uma programação repleta de debates, leituras de histórias, intervenções artísticas e outras atividades. E, é claro que o público poderá passear pelos estandes de editoras e marcas, que exibirão títulos de sucesso e vários lançamentos durante a Bienal.

Principais atrações da Arena Cultural em cada dia do evento!

Sábado – 02 de junho

Encontro com Maurício de Sousa – 13h

Atenção, fãs de quadrinhos! O Maurício de Sousa marcará presença na Bienal do Livro, na Arena Cultura, deste ano para um papo sobre os últimos lançamentos da “Turma da Mônica”.

Encontro com Laurentino Gomes 16h

Na Arena Cultural, o autor dos best-sellers “1808”, “1822” e “1889”, Lauretino Gomes promoverá uma conversa sobre seu novo lançamento, o “Escravidão – Volume 3: Da Independência Do Brasil À Lei Áurea”.

Crimes Reais – 19h

Na Arena Cultural, as vozes por trás dos podcasts “Modus Operandi” e “Projetos Humanos: O Caso Evandro”, Carol Moreira, Mabê Bonafé e Ivan Mizanzuki, agitam o evento abordando assuntos sobre o interesse do público por investigação e criminologia.

Domingo – 3 de junho

Encontro com Rezende e Louise Sheran 10h

Também na Arena Cultural, Louise Sheran e o youtuber Rezende farão o lançamento de “Esquadrão Alien”, um livro de ficção científica.

Encontro com Elena Armas – 13h

Autora do livro “Uma Farsa de Amor na Espanha”, que fez sucesso no TikTok, Elena Armas, terá uma conversa com o público sobre a obra.

Segunda – 4 de junho

Encontro com Lázaro Ramos – 15h

Para falar sobre temas relacionados à contribuição da literatura para crianças e jovens na reconstrução do Brasil, o famoso ator Lázaro Ramos estará presente na 26ª Bienal Internacional do Livro.

Terça – 5 de junho

Encontro com Érico Borgo e Nathalia Arcuri – 19h

Nathalia Arcuri, autora do best-seller “Me Poupe” e responsável pelo maior canal de educação financeira do mundo, e Érico Borgo, um dos principais empresários da área de entretenimento no Brasil, conversarão sobre suas jornadas pessoais e profissionais, além de decisões que fizeram com que eles corressem atrás de seus sonhos.

Quarta – 6 de junho

Relacionamentos e Suas Complicações – 15h

Cleo e Tatiana Maciel estão lançando “Todo mundo que amei já me fez chorar”, obra que aborda histórias reais com a intenção de falar sobre dificuldades nos relacionamentos com família, amigos e parceiros. Além disso, Ana Beatriz Barbosa, psiquiatra e autora dos best-sellers “Mentes que amam demais” e “Mentes perigosas”, também estará presente. As três irão conduzir uma conversa sobre o comportamento humano e como reconhecer um relacionamento tóxico.

Encontro com Luiza Helena Trajano e Pedro Bial – 16h30

“Luiza Helena. Mulher do Brasil” é uma biografia da empresária Luiza Helena Trajano, escrita por Pedro Bial. Na Bienal, os dois conversarão sobre o surgimento do livro, a história de vida da empresária por trás do Magazine Luiza e os motivos pelos quais ela é considerada uma das mulheres mais poderosas e infuentes do país.

Quinta – 7 de junho

Escrever para Crianças 11h30

Pedro Bandeira, Ilan Brenman irão promover uma conversa sobre a literatura infantil e infantojuvenil brasileira, além de papearem sobre os motivos pelos quais escolheram escrever para crianças.

Mudança de Rota Pós-Maternidade 15h

Estarão presentes para participar de um bate-papo sobre maternidade, empreendedorismo e desafios as atrizez Samara Felippo e Naiumi Goldoni.

Encontro com Abel Ferreira 17h45

O atual técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, que também é autor do livro “Cabeça fria, coração quente”, terá um papo com o embaixador Luis Faro Ramos a respeito do clube, do futebol brasileiro, das relações entre futebol e família.

O Que Queremos Para o Futuro? – 19h

Ailton Krenak e Eliana Potiguara abordarão reflexões sobre qual é o nosso lugar no mundo e o que queremos para o futuro.

Sexta – 8 de junho

Meninas e Meninos Maluquinhos – 10h

Este ano, Ziraldo fará 90 anos. Diante disso, os autores das coletâneas “As meninas maluquinhas” e “Os meninos maluquinhos” farão uma homenagem para o autor durante a Bienal. Eles protagonizarão uma conversa sobre o impacto de Ziraldo em suas vidas como leitores e escritores.

Encontro Virtual com Beth O’Leary – 11h30

Beth O’Leary, autora dos best-sellers “A troca” e “Teto para dois”, fará uma participação online no evento. Ela falará sobre esses dois livros que estão sendo adaptados para o audiovisual e sobre o novo livro: “Na estrada com o ex”.

Sábado – 9 de junho

Ser Jornalista no Brasil – 13h

As jornalistas premiadas e escritoras Daniela Arbex, Ilze Scamparini e Miriam Leitão participarão de um bate-papo sobre suas profissões e as dificuldades de fazer jornalismo no Brasil.

Como Falar com Crianças Sobre Empatia – 16h

O famoso filósofo Mário Sergio Cortella, ao lado de Jebaili, lançará o livro “Diferentes sim, desiguais jamais”, que é voltado para as crianças e aborda o tema sobre empatia desde a infância.

Encontro Virtual com Alice Oseman – 19h

A autora de “Heartstopper”, que virou série da Netflix, Alice Oseman fará uma participação online gravada para comentar sobre a importância de histórias com personagens LGBTQIA+.

Domingo – 10 de junho

Manual do Mundo – 10h

Mari Fulfaro e Iberê Thenório, criadores do canal “Manual do Mundo”, que é um sucesso no YouTube, sendo o maior canal de Ciência e Tecnologia em língua portuguesa do planeta, vão conversar sobre seus livros mais recentes e sobre o sucesso como criadores de conteúdo que enfatizam o conhecimento.

Encontro com Jenna Evans Welch – 13h

Jenna Evans Welch, autora dos best-sellers “Amor & Gelato” – que virou filme da Netflix -,”Amor & Sorte” e “Amor & Azeitonas”, falará com o público sobre as obras.

Encontro com Xuxa Meneghel – 14h30

Xuxa Meneghel, um dos nomes mais famosos do Brasil, conversa sobre sua carreira, livros infantis e sobre suas convicções.

Leia+: Jota Quest estreia nova tour em São Paulo no sábado, 2 de junho

Veja a programação completa!

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!