Bob Dylan é acusado de plágio em discurso de prêmio Nobel

Por - 14/06/17

Reprodução/Instagram/@robertallenzimmerman

O Prêmio Nobel de Literatura de Bob Dylan está dando o que falar. Depois de demorar seis meses para dar o seu discurso, que veio através de uma longa carta e um áudio, surgiu uma nova polêmica na vida do artista.

A jornalista Andrea Pitzer o está acusando de plágio no discurso e até fez uma reportagem sobre o assunto para a revista “Slate”, depois de uma longa pesquisa.

O assunto se deu início quando o escritor Ben Greenman fez um post no Twitter falando sobre uma possível citação de Moby-Dick feita por Dylan no discurso, mas que não está no livro de Herman Melville. "Como notou Ben Greenman, Dylan parece ter inventado a passagem de Moby-Dick que ele citou em seu discurso do Nobel”, afirmou Andrea.

A jornalista ainda diz que o cantor parece ter citado um trecho do SparkNotes, guia usado por estudantes para encontrar resumo de livros. Ela ainda provocou: “Se um compositor pode ganhar o Nobel de Literatura, poderia o CliffsNotes ser arte?”.

Indo ainda mais longe, Andrea disse que, entre as 78 citações feitas por Dylan em seu discurso, mais de 10 delas pareciam semelhantes ao famoso guia de estudantes.

Na própria reportagem, Andrea contou que tentou entrar em contato com o próprio artista ou seus representantes, mas não teve sucesso.

---