Bolsonaro ‘paga mico’ nos Estados Unidos e repercute no mundo todo

Por - 21/09/21

Bolsonaro rindo com expressão de boboFoto: Divulgação

Não é a primeira vez que a passagem de Jair Bolsonaro pelos Estados Unidos é cercada de ‘micos’. Aconteceu em 2018, 2019, 2020… O presidente da república – que tem a antipatia da imprensa americana – chegou à Nova Iorque na noite de domingo, 19 de setembro, para participar da Assembleia Geral da ONU, realizada na manhã desta terça, 21. Logo de cara, ele foi recebido por manifestantes e, com sua ironia habitual, gravou um vídeo em que minimiza os protestos por sua presença na cidade americana.

“Olha aqui, ó, tem aproximadamente 10 pessoas aqui fazendo um escarcéu. As pessoas estão fora de si. E logicamente a imprensa brasileira vai dizer que houve manifestação enorme contra mim aqui em Nova York, vocês estão vendo que não é verdade”, disse o presidente.

“Meia dúzia de acéfalos protestam contra Jair Bolsonaro para delírio de parte da imprensa ($) brasileira”, completou.

O avião presidencial pousou em Nova York às 16h30 do horário local. Diplomatas e seguranças esperavam o presidente na entrada do Hotel Intercontinental Barclay, em Nova York, mas já perto das 18h a imprensa local foi informada que a comitiva presidencial havia entrado por uma porta traseira por determinação do Serviço Secreto americano. Justamente para driblar dos “acéfalos’ em questão.

Carros de som circulavam pelas ruas criticando a presença do presidente do Brasil. Aos gritos de “genocida, perdedor, nojento e mentiroso”, os manifestantes causaram o incômodo que pretendias. Acéfalos ou não.

E não parou por aí, claro! Em curto espaço de tempo, o parlamentar e sua comitiva fizeram v[arias “bolsonarices” que repercutiram muito mal pelo mundo. Destacamos algumas vergonhas passadas até o fechamento desta matéria…

ABAIXA O DEDO, MINISTRO! COISA FEIA!

Diante de protestos contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) realizado por brasileiros em Nova York, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, respondeu com um gesto obsceno.

A atitude do ministro foi amplamente divulgada em vídeos nas redes sociais, que mostram o momento em que Queiroga aparece na janela de um micro-ônibus e ofende os manifestantes. O protesto ocorreu em frente à residência da Missão Brasileira junto à ONU.

 O micro-ônibus transportava, além de Marcelo Queiroga, a maior parte da comitiva do presidente Jair Bolsonaro.

PIZZA NA CALÇADA

Ao chegar à Terra do Tio Sam na noite do domingo, 19 de setembro, Jair Messias Bolsonaro e sua trupe resolveram sair para comer pizza. Eles foram em uma pizzaria próxima ao local em que estão hospedados, mas o estabelecimento não permite entrada de quem não esteja vacinado contra a Covid-19. Os clientes fazem os pedidos no balcão e retiram os produtos para viagem. Eles, então, decidiram comer pizza na calçada

As imagens do presidente e seus auxiliares foram publicadas pelo ministro do Turismo, Gilson Machado, nas redes sociais e logo viralizaram.

Além dele, também estavam o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, o ministro da Justiça, Anderson Torres, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, e chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Eduardo Ramos.

Veja +: Bruno Gagliasso alfineta Bolsonaro

Esta não foi a primeira vez que Bolsonaro escolhe lugares populares para suas refeições durante viagens oficiais. Em sua primeira missão internacional, em janeiro de 2019, durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, presidente almoçou no restaurante de um supermercado local.

Mas um detalhe chamou a atenção de internautas, que nada deixam escapar: a cueca do ministro do Turismo, para fora da calça. Questionado se era uma “doleira”, ele disse que não e explicou que perdeu peso.

Next!

NÃO VAI VACINAR, PRESIDENTE?

Na segunda-feira, 20, Jair Bolsonaro se reuniu com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, que afirmou que está “trabalhando junto” com o Brasil nas vacinas contra a Covid-19. Enquanto o premiê britânico elogiou a vacina da AstraZeneca, Bolsonaro disse que ainda não se vacinou.

“Fiz uma promessa de visitar o Brasil, mas aí chegou a Covid. Mas estamos trabalhando juntos nas vacinas”, disse o primeiro-ministro britânico.

Os líderes comentavam sobre a importância da vacina britânica contra a Covid-19 AstraZeneca no processo de vacinação no Brasil. Boris Johnson já foi vacinado com as duas doses do imunizante.

“Grande vacina. Eu tomei AstraZeneca. Pessoal, tomem a vacina da AstraZeneca. Eu tomei duas vezes já”, disse o britânico.

Enquanto Johnson falava, Bolsonaro apontou para si mesmo e fez sinal de não com a mão. Ao ser questionado por Boris Johnson se já teria se vacinado, Bolsonaro respondeu: “Não. Ainda não.”

Os principais jornais do mundo repercutiram nesta terça-feira, 21 de setembro, na primeira página, o fato de Bolsonaro não ter sido tomado a vacina contra a Covid-19.

Veja +: Tico Santa Cruz é outro famoso que sempre detona Bolsonaro

O ministro do Meio Ambiente Joaquim Leite disse à CNN que foi levantada no encontro a possibilidade do Reino Unido tirar o Brasil da “lista vermelha” de países que não podem entrar no conjunto de nações que compõem o bloco (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) devido à Covid-19.

O governo brasileiro teria comentado que “seria muito positivo” o Brasil sair dessa lista, pois evitaria uma quarentena para eventos futuros, como o Encontro do Clima, que acontecerá na Escócia em novembro.

O presidente Bolsonaro deve ter realmente ficado numa saia justa com o primeiro ministro britânico. De acordo com o governo britânico, os dois líderes conversaram também sobre meio ambiente e combate ao desmatamento.

Boris Johnson teria falado sobre a importância do Brasil como maior economia da América do Sul e também por abrigar a floresta amazônica.

O primeiro-ministro, segundo governo britânico, teria ressaltado a responsabilidade do Brasil de reduzir o desmatamento ilegal até 2030.

Como diria Ana Carolina… é isso aí!

PREFEITO DE NOVA IORQUE DÁ AULA

Sem esconder sua repulsa por Jair Bolsonaro, o prefeito de Nova York, Bill de Blasi marcou o brasileiro em uma publicação no Twitter com o link para os locais de vacinação contra a Covid-19 disponíveis na cidade.

Mesmo antes da chegada à cidade, Bolsonaro foi alvo de críticas por dizer abertamente que não foi imunizado. O prefeito adotou um protocolo rígido para estabelecimentos como restaurantes e bares em Nova York, permitindo a entrada apenas de pessoas completamente imunizadas.

Ao marcar Bolsonaro e sugerir os locais de vacinação, o prefeito comentou sobre uma matéria do site Daily Beast relatando como o presidente se disse obrigado a comer pizza na calçada, no domingo, 19 de setembro, por não possuir comprovante de vacinação.

Na segunda-feira, 20, Bolsonaro e sua comitiva almoçaram em uma churrascaria brasileira, que armou um puxadinho na calçada — pelas regras da cidade, pessoas não vacinadas podem frequentar áreas externas de restaurantes.

Nas últimas semanas, Bill de Blasio vem pressionando as Nações Unidas para exigirem dos líderes mundiais e suas comitivas certificados de vacinação prévios, ou então convencê-los a tomar uma dose da vacina da Johnson & Johnson, de dose única e disponibilizada pela prefeitura a todos os que participam da Assembleia Geral.

O secretário-geral, António Guterres, já disse não ter meios de obrigar os chefes de Estado e diplomatas que estão na cidade a se vacinar.

Veja +: Fábio Porchat diz que que apoia Bolsonaro não tem bom caráter

https://twitter.com/jeje_jalphy/status/1440124280323416071

EDUARDO BOLSONARO, O FILHO 03, FOI VAIADO NA LOJA DA APPLE

Integrante da comitiva do pai, o 03 Eduardo Bolsonaro foi às compras na famosa 5ª Avenida, em Nova Iorque, mas teve que enfrentar um tiquinho de revolta… Ele foi vaiado e chamado de “vergonha alheia”.

PRINCIPAIS NOTÍCIAS

Leo Stronda sofre acidente doméstico e passa por cirurgias

Pabllo Vittar promete performance avassaladora no MTV Miaw

Grávida, Bárbara Evans passa mal e se desespera

Bruna Marquezine curte Paris em família e relata perrengue ao fazer bolo para a irmã

Nora posta foto de jantar com Glória Menezes: “Os dias vão se tornando menos tristes”

---

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino