Notícias às 09:07

Câmara de Deputados aprova criação do Prêmio Paulo Gustavo

Paulo Gustavo, sorrindo
Foto: Divulgação/ Multishow

A Câmara dos Deputados aprovou por votação simbólica, na quinta-feira, 07 de outubro, a criação do “Prêmio Paulo Gustavo de Valorização do Humor e da Comédia”. A comenda será concedida a cinco artistas ou grupos que promovam o humor.

“O prêmio fará justa e oportuna homenagem a um dos maiores artistas do humor do País”, afirmaram na justificativa os deputados Jandira Feghali (PcdoB-RJ) e Marcelo Ramos (PL-AM), idealizadores da homenagem ao ator e humorista Paulo Gustavo, que morreu em maio deste ano, vítima da Covid-19.

“Paulo Gustavo merece de nós essa homenagem por tudo o que ele significou e significa para sua família, filhos, além de todos nós que admiramos. Significará principalmente para todos aqueles que vivem fazendo com que o riso e o sorriso engrandeçam o nosso país. Espero que essa comenda eternize não apenas Paulo Gustavo, mas nossa capacidade de sorrir”, discursou Jandira durante a sessão.

Por se tratar de uma resolução da Casa, o texto não vai ao Senado e já foi promulgado pelos deputados durante a sessão desta quinta-feira (7). Ao aprovar a iniciativa, o Plenário destacou: “Num País que convive com tanta miséria e tristeza, levar alegria à população constitui verdadeiro sacerdócio”.

Veja +: Paulo Gustavo virou nome de rua em Niterói, cidade que ele tanto amava

Relatora da proposta, a deputada Marília Arraes (PT-PE) também destacou a carreira do ator e humorista em seu parecer.

“Quanto ao nome do prêmio, difícil pensar em mais justo: Paulo Gustavo era amado pelos brasileiros, e a comoção que sua morte causou dá a monta de sua grandeza. Seguramente, é do maior interesse de todos que a Câmara, para além de honrar sua memória, o faça fomentando a prática que o consagrou e pela qual será eternamente lembrado: levar alegria aos lares brasileiros”.

MENÇÃO HONROSA AOS AGRACIADOS  

Segundo o texto aprovado, o prêmio será concedido pela Câmara dos Deputados a cinco artistas, personalidades, grupos, organizações ou iniciativas “que tenham se destacado por suas contribuições à cultura brasileira através do humor e da comédia”.

A indicação ao prêmio Paulo Gustavo poderá ser feita por qualquer deputado no exercício do mandato. Cada parlamentar poderá indicar um único concorrente. Não poderão ser indicados, entre outros: membros do Congresso Nacional no exercício do mandato ou pessoas jurídicas a eles vinculadas; comissões permanentes ou temporárias do Congresso Nacional, ainda que em parceria com outras instituições; servidores públicos em exercício no Congresso Nacional.

A administração e realização do prêmio ficará a cargo da Comissão de Cultura da Câmara. Caberá ao presidente do colegiado e seu segundo-secretário a distribuição do prêmio, que consistirá em diploma de menção honrosa.

Veja +: Thales Bretas e Tatá Werneck fazem homenagens a Paulo Gustavo

PAULO GUSTAVO, UM ARTISTA COMPLETO

Paulo Gustavo Amaral Monteiro de Barros nasceu em Niterói, estado do Rio de Janeiro, em 30 de outubro de 1978. Ator, humorista, diretor, roteirista e apresentador, despontou para o sucesso em 2006, com o lançamento do monólogo Minha Mãe É uma Peça. Ganhador do Prêmio Shell de Melhor Ator, em 2006, Paulo Gustavo formou-se em 2005 na Casa das Artes de Laranjeiras, que tinha ainda como alunos Fábio PorchatMarcus Majella, entre outros.

Dono de uma personalidade versátil e multifacetada, ele sempre se assumiu como uma pessoa hiperativa. Essa santa hiperatividade pode ser conferida em todos os seus trabalhos e personagens.

Minha Mãe é um Peça, lançada em 2006, conta a história de Dona Hermínia, mãe, dona de casa e mãe super protetora  que ama seus filhos, mas vive a beira de um ataque de nervos, estressada sempre que seu rebentos saem dos trilhos. A personagem é inspirada na mãe do humorista, dona Déa Lúcia, e em seu relacionamento com a família.

Fenômeno de publico que percorreu o Brasil, Minha Mãe é uma Peça abriu as portas para os seus primeiros trabalhos na televisão, onde estreou em 2011, com a série 220 Volts escrita por ele em parceria com o roteirista Fil Braz. O programa marcou a estreia de Dona Hermínia na TV em esquetes curtos, rodados na sala de estar de uma casa típica de classe média. Os episódios eram gravados sem cortes ou pós edição, em um formato bem semelhante ao teatro.

Em 2013 Dona Hermínia virou estrela de cinema com o longa-metragem  homônimo ao monólogo. Recorde de publico e aclamado pela critica, foi o filme mais assistido do ano no Brasil.

Dois anos depois, em 2015, foi a vez de Minha Mãe é uma Peça ocupar as prateleiras das livrarias. Lançado pela editora Objetiva o livro fez tanto sucesso que ganhou outras edições, Minha Mãe é uma Peça 2 (2016) e Minha Mãe É uma Peça 3 (2019).

Paulo Gustavo morreu na noite de 04 de maio, aos 42 anos. O humorista lutava bravamente contra as complicações da Covid-19 e estava internado desde o dia 13 de março. O hospital enviou o seguinte comunicado:

“Às 21:12h desta terça-feira, 04/05, lamentavelmente o paciente Paulo Gustavo Monteiro faleceu, vítima da COVID-19 e suas complicações. 

Em todos os momentos de sua internação, tanto o paciente quanto os seus familiares e amigos próximos tiveram condutas irretocáveis, transmitindo confiança na equipe médica e nos demais profissionais que participaram de seu tratamento.  

A equipe profissional que participou de seu tratamento está profundamente consternada e solidária ao sofrimento de todos.”

O ator deixou o marido, Thales Bretas, e dois filhos do casal, Gael e Romeu.

PRINCIPAIS NOTÍCIAS

Luisa Mell entra na justiça com medida protetiva contra o ex
Fernanda Montenegro é a única candidata a próxima imortal da ABL
Caio Ribeiro já tem data para voltar ao trabalho
Boninho anuncia início de inscrições para o ‘No Limite’
Paul McCartney revela que esconde plantação de maconha

Notícias Relacionadas