Campanha #50Vidas relembra dois anos da morte de Gugu

Por - 19/11/21

Cartaz Campanha Gugu 50 Vidas

Gugu Liberato morreu no dia 21 de novembro de 2019, deixando muita saudade e boas memórias. Além disso, Gugu também deixou um importante legado: a conscientização sobre doação de órgãos e tecidos. 

A campanha #GuguVive foi criada em 2020 com o objetivo de organizar uma grande corrente do bem para juntos aumentarmos o número de doadores de órgãos no Brasil. Em seu lançamento a iniciativa contou com o apoio de diversas celebridades que, sensibilizadas com a importância da mensagem, se engajaram nesta causa e enviaram vídeos de apoio convidando a população para uma maratona de conscientização sobre a capacidade de cada um de nós de salvar vidas e a necessidade de informar a família sobre nosso desejo de sermos doadores.

Neste ano de 2021, quando o mundo começa a se recuperar do baque da pandemia do Covid-19 após um longo período de isolamento e dor, a campanha #GuguVive quer relembrar o legado de Gugu retomando a mensagem da importância da doação de órgãos.

Sempre que o número de vidas salvas com a doação de todos os órgãos de Gugu a resposta do público é imediata e o engajamento na causa se fortalece. Na esperança de fazer a fila das doações andar essa mensagem de solidariedade se espalhar pelos quatro cantos do nosso país, criamos uma ação lembrando a todos quantas vidas podem ser salvas por um único doador e reforçando a importância de informar os familiares para que autorizem a doação de órgãos.

A CAMPANHA #50VIDAS

A ação será lançada no domingo, 21 de novembro, data em que marca os dois anos da morte do apresentador. Os três filhos de Gugu, João Augusto, Marina e Sofia Liberato postarão em suas redes sociais e nas redes da @GuguVive um pedido para que as pessoas façam um post de foto ou vídeo com a hashtag #50Vidas escrita na palma de suas mãos e espalhem a mensagem de apoio a doação de órgãos.

Todas as pessoas que fizerem o post, deverão escrever a #50vidas em suas mãos e também marcar a mesma hashtag nos posts para a divulgação viral da campanha, além da tradicional #GuguVive e a marcação @guguvive.

A meta de #GuguVive para este ano é espalhar esta nova corrente do bem e contribuir para que o número de doadores de órgãos declarados aumente consideravelmente em nosso país.

DINÂMICA DA CAMPANHA

O participante deverá  escrever #50vidas na palma da sua mão.

Na sequência ele deve fazer um *vídeo ou *foto que expresse sua vontade de fazer parte da corrente de doação de órgãos.

Ao postar cada usuário deverá marcar um ou mais amigos convidando-os a espalhar essa corrente do bem.

Serão aceitos posts no Feed, Stories e Reals, e todos deverão ter a #50Vidas e marcação para @guguvive.

Todas as postagens aparecerão no Instagram da Gugu Vive, desde que tenham a execução correta e que estejam com o perfil aberto.

*Observação importante: Caso o vídeo/foto seja feito espelhado, deve-se inverter o vídeo horizontalmente para que a escrita fique correta ou, caso a pessoa prefira, poderá escrever de trás para frente e assim a grafia permanecer correta ou ainda alterar as configurações de sua câmera para que ela grave sem o modo espelhado.

Cada usuário deve dizer/informar de quem ela recebeu a corrente, afirmar que é doador de órgãos ou que apoia a campanha, lembrar que Gugu salvou 50 vidas com  #50Vidas e @Guguvive, repassar a corrente para outras pessoas marcá-la no post utilizando para isso a marcação. 

Os vídeos não  devem ultrapassar os 40 segundos.

RESULTADOS ESPERADOS

Esperamos que a campanha seja compartilhada com o máximo de personalidades, influenciadores, fãs e internautas possível para que a mensagem seja disseminada e sensibilize a sociedade, gerando mais mídia espontânea em grandes canais e, em consequência, um aumento no número de famílias que autorizem a doação de órgãos, diminuindo assim a quantidade de pacientes que esperam nas filas de órgãos.

CENÁRIO DA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS NO BRASIL

Aproximadamente 41.500 pessoas aguardaram por um órgão ou tecido no primeiro semestre de 2020 e, no mesmo período, 1.384 pessoas morreram durante essa espera no país.

40% das famílias brasileiras recusaram a doação de órgãos e tecidos de seus parentes após morte encefálica comprovada em 2019.

Desde abril de 2020, o número de transplantes de órgãos caiu cerca de 40% por conta da pandemia da covid-19.

A Campanha Gugu Vive é uma iniciativa dos filhos de Gugu Liberato, criada pela Colabore com o Futuro.

PRINCIPAIS NOTÍCIAS

Rubén Blades é o grande homenageado no Grammy Latino
Ministério Público suspende show de Gusttavo Lima no Espírito Santo
Vera Fischer aparece sua e eleva a temperatura
Polícia Federal pede a prisão do padre Robson, acusado de desvio de verbas
José de Abreu lança biografa cercado de famosos
A Fazenda 13: Valentina Francavilla é a nona eliminada

---

Jornalista desde 2000, iniciou a carreira como redatora do site OFuxico em 2002. Anos mais tarde, trabalhou como editora no site Famosidades (MSN), tendo passagem ainda como repórter na Quem, jornal Agora S. Paulo (Folha de S. Paulo), R7 e retornou em 2015 como editora do site OFuxico.