Notícias às 12:00

Campanha #50Vidas relembra dois anos da morte de Gugu

Cartaz Campanha Gugu 50 Vidas
Divulgação

Gugu Liberato morreu no dia 21 de novembro de 2019, deixando muita saudade e boas memórias. Além disso, Gugu também deixou um importante legado: a conscientização sobre doação de órgãos e tecidos. 

A campanha #GuguVive foi criada em 2020 com o objetivo de organizar uma grande corrente do bem para juntos aumentarmos o número de doadores de órgãos no Brasil. Em seu lançamento a iniciativa contou com o apoio de diversas celebridades que, sensibilizadas com a importância da mensagem, se engajaram nesta causa e enviaram vídeos de apoio convidando a população para uma maratona de conscientização sobre a capacidade de cada um de nós de salvar vidas e a necessidade de informar a família sobre nosso desejo de sermos doadores.

Neste ano de 2021, quando o mundo começa a se recuperar do baque da pandemia do Covid-19 após um longo período de isolamento e dor, a campanha #GuguVive quer relembrar o legado de Gugu retomando a mensagem da importância da doação de órgãos.

Sempre que o número de vidas salvas com a doação de todos os órgãos de Gugu a resposta do público é imediata e o engajamento na causa se fortalece. Na esperança de fazer a fila das doações andar essa mensagem de solidariedade se espalhar pelos quatro cantos do nosso país, criamos uma ação lembrando a todos quantas vidas podem ser salvas por um único doador e reforçando a importância de informar os familiares para que autorizem a doação de órgãos.

A CAMPANHA #50VIDAS

A ação será lançada no domingo, 21 de novembro, data em que marca os dois anos da morte do apresentador. Os três filhos de Gugu, João Augusto, Marina e Sofia Liberato postarão em suas redes sociais e nas redes da @GuguVive um pedido para que as pessoas façam um post de foto ou vídeo com a hashtag #50Vidas escrita na palma de suas mãos e espalhem a mensagem de apoio a doação de órgãos.

Todas as pessoas que fizerem o post, deverão escrever a #50vidas em suas mãos e também marcar a mesma hashtag nos posts para a divulgação viral da campanha, além da tradicional #GuguVive e a marcação @guguvive.

A meta de #GuguVive para este ano é espalhar esta nova corrente do bem e contribuir para que o número de doadores de órgãos declarados aumente consideravelmente em nosso país.

DINÂMICA DA CAMPANHA

O participante deverá  escrever #50vidas na palma da sua mão.

Na sequência ele deve fazer um *vídeo ou *foto que expresse sua vontade de fazer parte da corrente de doação de órgãos.

Ao postar cada usuário deverá marcar um ou mais amigos convidando-os a espalhar essa corrente do bem.

Serão aceitos posts no Feed, Stories e Reals, e todos deverão ter a #50Vidas e marcação para @guguvive.

Todas as postagens aparecerão no Instagram da Gugu Vive, desde que tenham a execução correta e que estejam com o perfil aberto.

*Observação importante: Caso o vídeo/foto seja feito espelhado, deve-se inverter o vídeo horizontalmente para que a escrita fique correta ou, caso a pessoa prefira, poderá escrever de trás para frente e assim a grafia permanecer correta ou ainda alterar as configurações de sua câmera para que ela grave sem o modo espelhado.

Cada usuário deve dizer/informar de quem ela recebeu a corrente, afirmar que é doador de órgãos ou que apoia a campanha, lembrar que Gugu salvou 50 vidas com  #50Vidas e @Guguvive, repassar a corrente para outras pessoas marcá-la no post utilizando para isso a marcação. 

Os vídeos não  devem ultrapassar os 40 segundos.

RESULTADOS ESPERADOS

Esperamos que a campanha seja compartilhada com o máximo de personalidades, influenciadores, fãs e internautas possível para que a mensagem seja disseminada e sensibilize a sociedade, gerando mais mídia espontânea em grandes canais e, em consequência, um aumento no número de famílias que autorizem a doação de órgãos, diminuindo assim a quantidade de pacientes que esperam nas filas de órgãos.

CENÁRIO DA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS NO BRASIL

Aproximadamente 41.500 pessoas aguardaram por um órgão ou tecido no primeiro semestre de 2020 e, no mesmo período, 1.384 pessoas morreram durante essa espera no país.

40% das famílias brasileiras recusaram a doação de órgãos e tecidos de seus parentes após morte encefálica comprovada em 2019.

Desde abril de 2020, o número de transplantes de órgãos caiu cerca de 40% por conta da pandemia da covid-19.

A Campanha Gugu Vive é uma iniciativa dos filhos de Gugu Liberato, criada pela Colabore com o Futuro.

PRINCIPAIS NOTÍCIAS

Rubén Blades é o grande homenageado no Grammy Latino
Ministério Público suspende show de Gusttavo Lima no Espírito Santo
Vera Fischer aparece sua e eleva a temperatura
Polícia Federal pede a prisão do padre Robson, acusado de desvio de verbas
José de Abreu lança biografa cercado de famosos
A Fazenda 13: Valentina Francavilla é a nona eliminada