Casa de Domingos Montagner vai virar centro cultural

Por - 24/09/19

Divulgação/TV Globo / Luiz C. Ribeiro

No próximo domingo (29), será dado o pontapé inicial para o surgimento de um novo centro cultural, em São Paulo. Três anos após a morte, Domingos Montagner, a casa onde o artista nasceu e viveu boa parte de sua vida, no bairro do Tatuapé, na Zona Leste, será transformada em um centro cultural.

O espaço pretende abrigar um centro de cultura e educação, para trabalhar com jovens da região em situação de vulnerabilidade social, com exposições, espetáculos e cursos de circo e teatro voltados para jovens de 13 a 24 anos.

A iniciativa é do Instituto Dom, associação sem fins lucrativas formada pela viúva do ator, Luciana Lima, o sócio Fernando Sampaio, o irmão de Domingos, Francisco Montagner, e o gestor cultural Gustavo Wanderley.

Inicialmente será feita uma campanha de crowdfunding (financiamento coletivo) para viabilizar a primeira etapa da Casa Domingos Montagner – Cultura & Educação, que vai atuar em escolas da região.

Morte do ator
Paulistano, Domingos Montagner morreu em 15 de setembro de 2016 por afogamento, no Rio São Francisco, no estado de Sergipe. Ele estava no intervalo de uma de suas gravações de Velho Chico, novela que protagonizava à época, na Globo, com enorme sucesso, na faixa das 21h. Arrastado pela correnteza, Domingos ficou desaparecido durante quatro horas, até seu corpo ser encontrado submerso e já sem vida, a dezoito metros de profundidade. Laudos do Instituto Médico Legal de Sergipe apontaram morte por asfixia mecânica causada por afogamento. Ele deixou três filhos. 

Viúva de Domingos Montagner fala sobre morte do ator

---

Tags: