Notícias às 08:00

Celebridades destacam a liberdade de escolha em não se tornarem mães

Patrícia Pillar, Paolla Oliveira e Maju Coutinho - retrato - todas de preto
Artistas lidam com a cobrança pela maternidade – Foto: Reprodução/ Instagram

Paolla Oliveira acaba de lançar o filme “Papai é Pop”, ao lado de Lázaro Ramos. O longa coloca foco na responsabilidade da paternidade e a atriz de 40 anos ressaltou a pressão que sofre por não ter filho. 

“Já ouvi coisas do tipo ‘você é menos feminina porque não fala da maternidade como se espera’, ‘você é menos amorosa ou afetuosa’, ‘você não representa a família’. Isso já me deixou bastante chateada. Acho que um bom movimento para reagir a uma crítica é você se procurar. E eu achei tudo isso uma balela, a ponto de não me tocar mais”, disse ela à Folha de S. Paulo.

Leia +: Paolla Oliveira revela se quer ter filhos com Diogo Nogueira

“Tenho uma família gigante que carrego comigo o tempo inteiro e faz parte de quem eu sou. Ser afetuosa, amorosa e generosa não tem nada a ver com isso. Mais uma vez colocam a maternidade como uma coisa para a qual a gente nasceu e tem que executar em algum momento. Está errado isso”, continuou a namorada de Diogo Nogueira.

A maternidade é uma escolha individual e cada mulher sabe seu desejo. Curiosamente, cada vez mais a opção de não ter filhos se faz presente. Não que Paolla não tenha vontade de ser mãe. Tem e congelou até os óvulos quando estava com 35 anos. Mas não se trata de regra.

Várias mulheres deixam de lado os julgamentos externos e driblam a constrangedora situação de ter que “justificar” a falta de desejo de ser mãe. E não se trata de questões financeiras ou de saúde. Elas, simplesmente, não querem. E está tudo bem!

ALGUMAS FAMOSAS QUE NÃO QUISERAM SER MÃE

Thalita Rebouças, 47 anos  
A escritora e roteirista Thalita Rebouças, já sofreu muita pressão e ouviu comentários maldosos por conta de sua decisão de não ter filhos. 

“Sou da geração que mais foi pressionada. Tomei a decisão com 27 ou 28, por aí. Não era a minha praia, é muito tempo de dedicação. Sempre falo que fazer filho é fácil, educar que é difícil. Não sei se teria vocação”, disse.

Leia +: Ex-BBB Fani Pacheco congela os óvulos

A repórter do “The Voice Kids” ainda fez um alerta sobre a ideia do que é ser feliz: “A gente precisa libertar as meninas mais novas dessa pressão. Eu estava casada quando decidi e fiquei mais anos casada e bem. Não é para fazer perguntas do tipo: ‘Não tem medo de se arrepender?’. Imagina se eu pergunto o contrário para alguém que decidiu ser mãe? Vira polêmica. Outro dia comentaram numa foto: ‘Está grávida? Já estava na hora’. É uma cobrança que, além de tudo, é muito agressiva. Por que a mulher precisa ser mãe para ser completa, para ser feliz? Depositar em um bebê ou em uma criança a sua esperança de felicidade é ruim”. 

Maju Coutinho, 44 anos
A apresentadora do “Fantástico” contou que sofre com pressão social. Embora ame crianças, ela não tem vontade de ser mãe. Sem culpas!

“Eu não tenho vontade de ser mãe, mas gosto de crianças, porque, às vezes, tem essa ideia que quem não quer engravidar não gosta de crianças. Não tem nada a ver. Eu gosto delas e elas gostam de mim. Mas é outro lance, não sei explicar muito bem. Não sinto vontade de ser mãe. É de dentro. A gente está bem tranquilo em relação a isso. Se for acontecer, tudo bem, um dia a gente pode ter. Mas não estamos apressados”, disse Maju à rádio Globo

Ana Paula Padrão, 56 anos
Em seu perfil no Instagram, a apresentadora do “Masterchef Brasil” falou sobre sua opção, revelando que em determinado momento da vida, chegou a cogitar a maternidade.

“Eu não tive filhos. E, acredite em mim, a vida sem filhos não é uma vida vazia. Até pensei em engravidar tempos atrás quando a idade soou o alerta agora ou nunca! Algumas tentativas fracassadas me fizeram, no entanto, compreender que eu estava inventando uma frustração que não existia mais”, escreveu Ana Paula Padrão na rede social.

Jennifer Aniston, 52 anos
A atriz já foi casada com Brad Pitt e com Justin Theroux e não se assusta com o fato de seguir só.

“Nesta idade, você deve se casar, nesta outra, deve ter filhos. Isso é um conto de fadas. Esse é um molde do qual estamos tentando sair aos poucos. Algumas pessoas são feitas para isso (ser mãe). Eu não sei o quão naturalmente isso viria para mim”, disse Jennifer Aniston à revista Elle.

Leia +: Jennifer Aniston sofreu quando Angelina Jolie engravidou de Brad Pitt

Ao Huffington Post, ela foi mais enfática: “Nós somos completas com ou sem um companheiro, com ou sem uma criança. Nós não precisamos ser casadas ou mães para sermos completas. Nós conseguimos determinar o nosso próprio ‘felizes para sempre’”.

Thalita Rebouças, Jennifer Aniston e Leona Cavalli - retrato - todas de preto
Thalita Rebouças, Jennifer Aniston e Leona Cavalli não têm filhos – Foto: Divulgação

Leona Cavalli. 52 anos
Sempre mantendo a profissão como prioridade em sua vida, Leona Cavalli optou por não experimentar a maternidade. A artista destacou que teve que driblar muita coisa e deixou para trás até o casamento.

“Tive que sair de casa para ir atrás do que sou hoje. Abri mão de um casamento pela profissão. Minha prioridade sempre foi essa. Não me arrependo de nada. Ter filhos nunca foi meu primeiro plano. Adoro crianças, mas não sonho em ser mãe. Sei o que implica a maternidade e não teria como dar prioridade a isso”, disse à Quem.

Patrícia Pillar, 58 anos
A artista já quis sim ser mãe. Contudo, Patrícia mudou de ideia: “Quis ter meus amigos, meu trabalho, fazer minhas viagens… Fui protelando e acabou que não rolou. Depois que escolho, não fico remoendo, nem olhando para os outros”, destacou à revista Joyce Pascowitch.

Totia Meireles, 63 anos
Casada desde 1991 com o médico Jaime Rabacov, a cuiabana Totia Meirelles nunca se arrependeu da decisão de não ter se tornado mãe.

 “Sou feliz por essa decisão. Tiro o chapéu para as mães, mas me sinto aliviada por não ser uma delas. Acho que é muito difícil educar outro ser humano. Essa relação pode dar certo ou não”, disse ela ao “M de Mulher”.

Ao programa “Sensacional”, da Rede TV!, Totia ainda ressaltou que, para uma mulher, a decisão de dizer não à maternidade é mais difícil do que ter filhos.

Oprah Winfrey, 68 anos
A apresentadora norte-americana teve um bebê aos 14 anos, mas ele morreu dias depois do parto. Desde então, ela não quis mais saber da maternidade.

“Se eu tivesse filhos, eles iriam me odiar. Acabariam em um programa como o meu para falarem de mim, porque algo na minha vida teria que sofrer e provavelmente teriam sido eles”, disse a jornalista e escritora.

Leia +: Oprah comenta boatos de ter filho adulto

À revista “Good Housekeeping U.K.” ela afirmou que não teria a “paciência necessária” para ser mãe e ressaltou que sabe lidar melhor com cachorros: “Eu não quis filhos, não teria sido uma boa mãe para os bebês. Não tenho a paciência necessária”. 

Oprah, que mantém um projeto que abriga mais de quase 200 meninas na África, comentou: “Quando as pessoas me pressionavam para casar e ter filhos, sabia que não seria aquela pessoa que se lamentaria por nunca ter tido, porque sinto que sou como uma mãe para as crianças do mundo”, explicou.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Notícias Relacionadas