Comerciantes querem anular homenagem a Paulo Gustavo como nome de rua

Por - 11/06/21

De barba por fazer, Paulo Gustavo sorriQuerem cancelar homenagem a Paulo Gustavo

Embora muita gente tenha comemorado a relevante homenagem da prefeitura de Niterói, na Região Oceânica do Rio de Janeiro, feita à Paulo Gustavo, trocando o nome da antiga rua Coronel Moreira César, no bairro de Icaraí, pelo nome do falecido humorista, um clima tenso tem sido instaurado no município. O Sindicato de lojistas de Niterói (Sindilojas) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), reclamam que a mudança no endereço acarretou custos contratuais e prejuízos com fornecedores.

O endereço mudou após o prefeito do município, Axel Grael, sancionar o Projeto de Lei (PL) que alterou o nome da rua nove dias após a morte do comediante, vítima da Covid-19 aos 42 anos. Paulo Gustavo era um niteroiense ilustre que ao longo da carreira sempre exaltou o lugar.

A proposta de autoria do vereador Binho Guimarães (PDT) prevê isenção de atualização cadastral para moradores e comerciantes, mas entidades alegam que a antiga rua Coronel Moreira César era referência do comércio da cidade e que a alteração impacta nas negociações com os fornecedores.

Veja +: Moradores de Niterói aprovaram a troca do nome da rua

Troca irregular

De acordo com o colunista Ancelmo Góis, para anular a homenagem o Conselho Comunitário Da Orla da Baía De Niterói (CCOB), fez uma representação ao Ministério Público, alegando que a mudança é irregular de acordo com a Lei municipal nº 2.160, de julho de 2014. A norma expressa veta alterar o nome de logradouros públicos de Niterói que perdurarem nos últimos 20 anos na memória e na cultura da população. Porém, a ação foi indeferida pelo MP.

“Fui surpreendido com essa mudança de uma rua tradicional e nobre de Icaraí, de comércio muito bom. Nessa representação, enviei a cópia da lei e também citei as entidades de lojistas que são contrários e que, inclusive, realizaram um abaixo-assinado com mais de 3 mil assinaturas, incluindo moradores, disse José de Azevedo, presidente do CCOB, enfatizando que vai apoiar os sindicatos e moradores responsáveis pelo abaixo-assinado..

Na justificativa do arquivamento processual, a promotora Renata Scarpa argumenta que “a ratio legis da legislação municipal apontada como violada evita modificações que efetivamente possam causar prejuízo à cidade, o que, no sentir desta Promotora de Justiça, não aconteceu no caso em questão”. A promotora também recorda de outras ocasiões na qual modificou-se o endereço de logradouros com mais de 20 anos sem que houvesse prejuízo ao município.

Veja +: Placas em homenagem a Paulo Gustavo são instaladas

Cultura da cidade

“O que ocorre aqui é a retirada do nome de um personagem histórico que não integra a cultura da cidade e entra um novo nome. O nome do artista que eternizou Niterói ao tornar a cidade cenário em seus diversos trabalhos de grande alcance, marcando a sua identidade e que de fato contribuiu para a cultura e visibilidade da cidade”, justificou a promotora.

A mudança também desagradou representantes do comércio local. Para o presidente do Sindilojas Niterói, Charbel Tauil, o processo de consulta pública feito pela prefeitura do município ocorreu de maneira equivocada. Realizada através do aplicativo Colab, utilizado como canal de atendimento entre moradores e poder público, a consulta foi aprovada por cerca de 90% dos 34 mil niteroienses que participaram. Segundo Tauil, a finalidade do aplicativo não é essa.

Veja +: Roubam as placas da rua que homenageia Paulo Gustavo

Ele ainda contou que o Sindilojas Niterói enviou um ofício ao prefeito da cidade, Axel Grael, questionando a forma e a temporalidade da consulta. De acordo com o documento, do dia 11 de maio, a pergunta “Você concorda com a substituição do nome do Coronel Moreira César, em Icaraí, pela Rua Ator Paulo Gustavo?”) não deixaria margem para nenhuma outra sugestão. Em relação à temporalidade, a homenagem ocorreu imediatamente após a morte do ator.

A mudança do nome da rua foi aprovada em consulta pública com mais de 34 mil participantes e teve mensagem executiva do prefeito Axel Grael aprovada pela Câmara de Vereadores. Foram colocadas 46 placas ao longo da via. A cidade também prepara um circuito cultural e uma estátua em homenagem ao artista no Campo de São Bento, também em Icaraí. No local, foram gravadas cenas da franquia “Minha Mãe é Uma Peça”.

---

Tags:

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino