Confira filmes para entrar no clima da Sexta-Feira Santa

Por - 10/04/20

Reprodução/Youtube/Montagem

Nesta sexta-feira (10), celebramos uma das datas mais importantes do cristianismo: a Sexta-Feira da Paixão, conhecida como a Sexta-Feira Santa, data que todo ano simboliza e relembra o sacrifício de Jesus Cristo na cruz.

Por ser uma data importante e preceder diretamente à Páscoa, a maior celebração do cristianismo, ela já foi adaptada inúmeras vezes para o cinema, e nós do OFuxico separamos alguns dos melhores filmes sobre a Paixão de Jesus Cristo para você entrar no clima do feriado. Confira:

A Paixão de Cristo, com Caco Ciocler, é adiado pela primeira vez

Paixão de Cristo

 

A adaptação mais famosa e aclamada da Sexta-Feira Santa, o longa de 2044 dirigido por Mel Gibson é também um dos filmes da temática mais aclamados pela crítica e pelo público, tendo sido até 2016 o filme para maiores de idade com a maior arrecadação em bilheteria.

Artistas gravam peças publicitárias para a Paixão de Cristo

O longa ficou marcado por sua visão mais cru e realista da data, dando inclusive bastante aflição no clímax do filme por conta da dor que Jesus sentiu que ele consegue passar em tela.

O filme ainda por cima foi filmado em latim e aramaico, os dois idiomas na qual Jesus falou durante sua vida na Terra, trazendo ainda mais o senso de realismo ao espectador, que confere os últimos momentos de Jesus até a crucificação.

A Última Tentação de Cristo

 

Outro grande cineasta a cuidar de uma adaptação do Sacrifício de Jesus Cristo foi Martin Scorcese, que junto com Willem Dafoe no papel principal, trouxe uma visão mais humanizada de Jesus, além de um outro ângulo da vida dele.

Juliano Cazarré se transforma em Jesus na Paixão de Cristo

O longa, lançado em 1988, é baseado no livro de mesmo nome de Níkos Kazantzákis, publicado em 1951, não tendo tanta relação com os textos bíblicos.

Além de mostrar a vida humana de Jesus, o filme traz um grande momento no ato da crucificação: prestes a fazer seu sacrifício pela humanidade, Jesus imagina como seria sua vida caso não tivesse aceito sua missão divina, ressaltando como sua missão não era nada fácil.

Jesus Cristo Superstar

 

Apesar de polêmica para algumas pessoas, a adaptação musical da trajetória de Jesus Cristo possui um público bastante fiel, tanto à peça musical da Broadway, quanto ao longa homônimo de dois anos depois.

Danielle Suzuki estrela Paixão de Cristo

Recheado de músicas pop e um estilo rock ópera, o musical faz jus à história bíblica, mas de uma forma que apenas os musicais são capazes de fazer e envolver o público.

Maria Madalena

 

Uma figura que constantemente está associada a Jesus é Maria Madalena, uma de suas maiores discípulas e amiga, sendo enigmática até mesmo nas passagens bíblicas.

Ricardo Tozzi e Gabriel Braga Nunes gravam A Paixão de Cristo

Claro que essa relação também ganhou adaptações, inclusive na série Madalena, disponível no Brasil pela Netflix, e no filme Maria Madaelna, da Universal Pictures, lançado em 2018, com nosso coringa Joaquin Phoenix no elenco.

Em busca de uma nova maneira de viver, contrariando as pressões da sociedade, sua família e o machismo de alguns apóstolos, a jovem pescadora Maria Madalena (Rooney Mara) junta-se a Jesus de Nazaré (Joaquin Phoenix) em sua incansável missão de propagar a fé.

Ben-Hur

 

Mais um clássico do cinema que traz a passagem da Paixão de Cristo, Ben-Hur ganhou duas versões para o cinema, ambas baseadas no livro Ben-Hur: uma história dos tempos de Cristo.

Claudete Troiano mostra os bastidores da Paixão de Cristo

A versão original, de 1959, acarretou onze Oscars de doze indicações (Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Direção de Arte – Decoração Colorida, Melhor Fotografia em Cor, Melhor Figurino em Cor, Melhores Efeitos Especiais, Melhor Edição, Melhor Música e Melhor Gravação de Som).

Porém, Jesus não chegou a aparecer, sendo apenas mencionado, fato que mudou no longa de 2016, com Jesus tendo sido interpretado por Rodrigo Santoro, participando mais da trama e inclusive sendo mostrada a crucificação.

Renato Goés se emociona na Paixão de Cristo
Nicole Bahls encenará Paixão de Cristo
Felipe Simas será Pôncio Pilatos na Paixão de Cristo

---

Tags: