Confira os melhores projetos do Acústico MTV

Por - 27/10/19

Divulgação

No último dia 19 de outubro, Tiago Iorc deu início à sua turnê Acústico MTV, que correrá por diversas cidades do país até o dia 30 de novembro, quando se encerra no Rio de Janeiro.

A viagem musical tão especial começou na TV, quando o cantor foi o convidado para ser o protagonista do retorno do projeto da MTV. Deu tão certo que ele foi parar pelas estradas brasileiras e o público ficou bem animado, enchendo as apresentações até o momento e cantando junto não só as músicas antigas como também as mais fresquinhas, lançadas este ano, de surpresa, com o disco Reconstrução.

O Acústico MTV, aliás, é um ação bem famosa da emissora norte-americana. Muitos artistas e bandas acabaram com maior visibilidade após passarem por ele. Outros até foram descobertos fazendo seus shows com voz e violão.

Pensando nisso, o OFuxico separou as produções mais marcantes da iniciativa, tanto nacionais quanto internacionais.

Veja abaixo!

Nirvana (1993)

É difícil falar do Acústico MTV sem citar a banda que foi liderada por Kurt Cobain. Chamado de MTV Unplugged lá fora, o show não foi um sucesso tão estrondoso comercialmente falando, porém se tornou uma espécie de marco na história do rock, com o movimento grunge em alta nos anos 1990.

A banda gravou cinco meses antes da morte do vocalista e inovou ao deixar de escanteio os grandes hits para focar em faixas menos conhecidas e covers. Entre as mais conhecidas estavam Come As You Are, Polly e All Apologies. The Vaselines e Lead Belly serviram de base para as versões dos roqueiros além da The Man Who Sold The World, originalmente lançada por David Bowie.

Florence and The Machine (2012)

Entre as pausas e reformulações ao longo do ano, o MTV Unplugged se rendeu a era do universo digital, como mostrado no show da cantora Florence Welch com a sua banda, The Machine.

A apresentação aconteceu um pouco depois do lançamento do segundo disco de estúdio do grupo, o Cerimonials.

Acompanhados de uma incrível orquestra, quem estava ligadinho na TV na época conseguiu assistir na íntegra. O espetáculo chegou a ficar disponível na internet, porém hoje não mais. Também houve distribuição física por meio de um álbum e um DVD. Foi um dos grandes sucessos da “nova era”.

Além dos hits, teve um cover de Jackson, originalmente interpretada por Johnny Cash e June Carter. A versão contou com a participação de Josh Homme, do Queens of the Stone Age.

Eric Clapton (1992)

O programa com o memorável músico é, até hoje, o álbum ao vivo mais vendido da história. Para se entender melhor a dimensão, o disco ganhou diversos Grammys, sendo um deles o mais importante da noite, de Álbum do Ano.

A gravação contou com uma nova versão de Layla e a emocionante Tears In Heaven, escrita para o seu filho que morreu aos quatro anos.

Rita Lee (1998)

Consolidada com o grupo Os Mutantes, a carreira de Rita Lee deslanchou ainda mais em formato solo. Considerada a rainha do rock no Brasil, a irreverente musicista gravou o Acústico MTV no Rio de Janeiro, com releituras calmas de Ovelha Negra, Lança-Perfume e etc.

Além de muita música, teve participação especial de Milton Nascimento, Paula Toller, Cássia Eller e os Titãs.

Cássia Eller (2001)

A participação de Cássia Eller, dirigida por Nando Reis, rendeu o disco mais vendido de sua trajetória, recebendo, até mesmo, um Grammy Latino pela obra.

Com uma presença de palco única, a cantora conseguiu criar versões bem elaboradas das composições de alguns amigos, como o próprio Nando Reis.

O seu show é até hoje um dos mais lembrados da edição nacional.

Os Paralamas do Sucesso (1999)

Diferente do rock mais tradicional, com a presença forte das batidas pesadas. Os Paralamas do Sucesso revolucionou ao incrementar elementos do reggae em seu som, o que foi muito bem recebido pelo público e pela crítica.

Nada a fim de perder a chance de aproveitar o talento do rapazes, a MTV os convidou para fazer um acústico que rendeu muitos elogios, além de uma interpretação de Que País É Este, do Renato Russo. Depois disso, a faixa começou a fazer parte da maioria das setlists da banda.

---