Notícias às 06:00

Confira pais e mães famosos que apoiam filhos da comunidade LGBTQIA+

Reprodução/Instagram/Montagem

Graças a muitos anos de luta, a comunidade LGBTQIA+ tem conquistado cada vez mais espaço na sociedade, quebrando diversos muros criados pelo preconceito durante muitos anos.

O que também, felizmente, vem se tornando cada vez mais comum é filhos poderem assumir sua orientação sexual/identidade de gênero aos pais sem maiores problemas, e nós do OFuxico separamos nomes do mundo dos famosos que colocam o amor e o respeito acima de tudo na prática.

Confira!

Matheus Carrieri

Recentemente, Matheus Carrieri postou uma foto usando uma meia que tinha como detalhes as cores do arco íris. O ex participante de A Fazenda 12 contou que passou a ser atacado por alguns haters, dizendo que ele estava querendo se aproveitar da causa LGBT.

Para dar uma resposta a estes críticos, ele postou um vídeo em seu perfil do Instagram comprovando que agiu com um interesse muito maior para ele.

“Tô postando esse vídeo para falar de um assunto muito importante para todos e muito importante para minha família. Postei uma foto com essa meia. Na verdade foi com uma preta, mas também tenho a branca, que tem o arco íris que é um dos símbolos da causa LGBTQI+. Teve uns comentários dizendo que eu estava forçando para ganhar seguidores ou para abraçar uma causa por motivos errados. Que eu estava querendo forçar uma simpatia

Vou contar uma coisa para vocês, autorizado por elas, pelas minhas filhas. Eu tenho duas filhas, uma de quase 15 e outra de quase 14. Vocês viram como eu falei delas lá em 'A Fazenda', né? Como eu senti falta delas. E por que eu senti falta delas? Porque eu tenho o maior orgulho dessas duas meninas. A Chiara e a Francesca. Ficaram famosas, né? E ainda tem o Caíque, que tem 36 anos.

E a Chiara e Francesca são bissexuais, e aí? Qual o problema, hein? Tenho o maior orgulho delas. O que importa é o caráter delas. É que elas são meninas fantásticas, que não têm preconceitos e que lutam contra a homofobia, lutam contra o machismo, e elas estão me ensinando a não ser machista, a não ter comportamentos, às vezes até sem querer, homofóbicos”, explicou ele.

Gretchen

A rainha do rebolado se tornou uma das maiores ídolos da comunidade LGBTQIA+ no Brasil, sendo inclusive mãe de Thammy Miranda, famoso ator trans, e ela sempre está dando apoio ao herdeiro e até mesmo o defendendo de ataques transfóbicos.

Um caso que foi bastante repercutindo na mídia foi a campanha do Dia dos Pais da Natura, na qual Thammy era um dos pais escolhidos pela marca para participar da propaganda, sofrendo ataques transfóbicos por isso.

Ao saber dos ataques, Gretchen compartilhou um vídeo no Twitter defendendo seu herdeiro e não medindo elogios a ele, soltando o verbo.

"Eu preferi nem escrever, eu preferi gravar um vídeo porque é o seguinte: meu filho foi contratado para fazer campanha de Dia dos Pais porque ele é um pai de verdade. Porque ele é um pai presente, que sustenta, que ama, que cuida do seu filho, que protege a sua mulher, que está ao lado do filho e da mulher ao mesmo tempo, é um pai de verdade", afirmou ela.

"Então vocês que não estão gostando que ele tenha sido contratado para fazer essa campanha de Dia dos Pais, me desculpem, mas eu sei a educação que eu dei para o meu filho e eu sei muito bem que ele é um pai de verdade", reforçou a artista.

Compartilhando o vídeo da mãe, Thammy escreveu: "Amor, respeito, afeto e coragem são coisas que precisamos pra enfrentar a vida."

Solimões

Solimões, cantor sertanejo membro da dupla Rionegro e Solimões, sempre se mostrou um paizão extremamente fofo com o filho Gabeu (Gabriel Felizardo), inclusive divulgando os trabalhos dele, cujo estilo foi definido como “pocnejo”.

Em entrevista ao canal Guardei no Armário no Youtube, Gabeu revelou como foi se assumir homossexual aos 16 anos para família.

“Foi engraçado de certa forma porque meu pai começou a fazer perguntas para mim, e aí pareceu que eu comecei a dar uma aula para ele. O que eu admiro no meu pai é que muitos tratam o assunto como tabu e nem falam, mas ele chega para mim e pergunta as coisas descaradamente”, disse, falando também de como foi apoiado pelo patriarca sendo um jovem mais “afeminado”.

“Com 14 anos eu comecei a fazer teatro. Eu era super teatral, gostava de arte. E na cabeça do meu pai funcionava assim: ‘Ele não gosta de futebol, quer fazer teatro’… ele foi fazendo um ‘checklist’ e meu pai fala que ele assumiu que eu era gay antes de mim. No teatro eu fiz o meu maior círculo de amizade e tinha muito gay nesse grupo, estávamos passando pelo mesmo processo e nós saímos juntos do armário, mas cada um no seu tempo”, contou.

Gina Garcia (Gloria Groove)

Gloria Groove é uma das maiores artistas da comunidade LGBTQIA+ no Brasil, sempre defendendo essa bandeira em suas, falas, discursos e músicas.

Porém, a artista sempre ressaltou o fato de receber o apoio da mãe, Gina Garcia, backing vocal do Raça Negra, sendo ela inclusive sua maior fã, admiradora, apoiadora e inspiração. Aliás, a sigla GG de Gloria Groove foi proposital para casar com as da mãe.

Gina frequentemente comemora as conquistas do filho Daniel Garcia (alcunha civil e de dublagem de Gloria Groove) nas redes sociais, sempre se mostrando uma mãe babona e amorosa.

Após algumas lives cantando juntos no Instagram, Gloria e Gina lançaram na época do Dia das Mães a canção Incondicional, que retrata a importância de mães apoiarem filhos LGBTQIA+, com mãe e filho dando um show no clipe e nos vocais.

Maurício Gentil (Fernanda Gentil)

Desde 2016, Fernanda Gentil está em um relacionamento com Priscila Montandom, e de acordo com declarações de Maurício Gentil, ele apoia totalmente o romance da filha hoje em dia.

Durante uma participação no programa Encontro, da TV Globo, ele revelou que a jornalista assumiu sua orientação sexual via Whatsapp e que se surpreendeu ao receber a mensagem "às 11h da noite".

A aceitação, porém, não veio de primeira. Maurício Gentil passou por uma "travessia", como disse, para entender a nova situação de sua filha.

No Encontro, da Globo, ele fez questão de esclarecer a situação: ". Não fiquei contra ela. Pedi para a Fernanda esperar um pouco, porque passaria pelo processo de digestão. Não seria hipócrita (…), mas aconteceu e aprendi a ser pai hoje, amanhã e enquanto estiver vivo".

Silvana Oliveira (Ludmilla)

O não de 2019 foi bastante marcante para Ludmilla tanto na vida profissional (DVD Hello Mundo e single Verdinha por exemplo) quanto na pessoal, afinal, ela assumiu seu namoro com Brunna Gonçalves e se casou com ela ao final do ano.

O romance está de pé até hoje e mais forte do que nunca, e inclusive com grande apoio da família, até mesmo de Silvana Oliveira, mãe de Ludmilla.

No dia em que Lud assumiu publicamente o namoro com Brunna, a mãe usou seu perfil oficial no Instagram para declarar seu apoio direto à herdeira.

“Deixem as pessoas se assumirem e serem felizes. Deve ser uma merda viver de mentiras. A felicidade de vocês é a minha. Que Deus abençoe muito vocês. Eu amo até depois do fim”, afirmou ela.

Marcelo Tas

Em 2018, Marcelo Tas comentou sobre sua relação com seu filho trans, Luc Athayde-Rizzaro, na sua coluna na Folha de S. Paulo, dizendo que já sentia indícios na infância do herdeiro.

“Ele já tinha uma identificação com o gênero masculino. Ele se fantasiava de soldado e não gostava de vestidos, por exemplo. Foi uma nova surpresa quando ele trouxe isso. Resolvi estudar para entender que não tem nada a ver com sexualidade e, sim, com identidade”, afirmou.

“Percebi o quanto essa questão é central, a fundamental importância que a identidade tem na maneira que a gente enxerga o mundo e o mundo nos enxerga”, completou ele.

Lembrando que, em 2014, eles já haviam sido entrevistados para a Revista Crescer, com Luc dizendo que não foi uma questão se assumir bissexual aos 15 anos e trans aos 22.

“Olha, eu sou muito sortudo. A realidade é que minha família sempre me apoiou em tudo. Eu contei que era bi quando ainda era muito novo, e eles nem piscaram. Quanto à eu ser trans, acredito que foi um pouco mais difícil, tanto para mim como para eles. Muitos pais têm a impressão de que estão “perdendo” um filho ou uma filha quando eles falam que se identificam com um gênero diferente ou têm um nome diferente do que os pais deram”, contou ele.

“Acho que, em muitos casos, demora um pouco para se acostumar e para entender que a sua criança é a mesma, que nada mudou. Que ela só está mais feliz. No meu caso, para os meus pais, foi bem rápido até, mesmo eu estando longe. Hoje em dia eles sempre usam os pronomes certos para se referir a mim (ele/dele etc.) e o meu nome (Luc)”, concluiu.

Marília Gabriela

Em 2015, Marília Gabriela afirmou durante entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, que a foto do filho Theodoro Cochrane beijando outro homem durante o carnaval de Salvador foi "uma foto roubada".

Questionada sobre o que ela havia pensado quando viu a repercussão que a imagem causou na internet, a jornalista disse:

"Eu tive um programa de sexo no SBT. Eu esperava que ele fosse produtivo. Entrevistei pessoas com diversas orientações sexuais, ali elas poderiam expor preconceitos que enfrentam e que contassem do cotidiano. Eu queria que as pessoas percebessem que sexo é natural. No meu programa, essas pessoas eram convidadas e falavam sobre o assunto de forma voluntária. Acho deselegante, no entanto, expor pessoas que não querem falar sobre isso ou se expor publicamente. Aquela foi uma foto roubada. Aquilo foi um encontro rápido que se deu na rua, foi uma foto roubada de uma intimidade nunca exposta por vontade da pessoa focalizada".

Além de uma grande apresentadora, uma grande mãe, não é mesmo?