Notícias às 13:50

Confira trechos emocionantes da biografia de Hebe Camargo

AgNews

Nascida em 8 de março, no Dia Internacional da Mulher, Hebe Maria Monteiro de Camargo, ou só Hebe Camargo, foi um ícone da TV brasileira e uma das mulheres mais queridas que esse País já conheceu. Nossa eterna “gracinha” foi uma apresentadora única, marcada por sua simpatia, bom humor e carisma. Infelizmente, a apresentadora faleceu em setembro de 2012, em decorrência de uma parada cardíaca.

Lançada neste mês e com cerca de 300 páginas, a biografia da apresentadora foi escrita pelo jornalista Artur Xexéo, que reuniu as memórias mais marcantes da apresentadora em uma biografia.

Abaixo, você confere alguns trechos da vida de Hebe Camargo:

O Começo da carreira

Foi em 1942, no Calouros Kol-Kin, da Rádio Record, de São Paulo. Hebe tinha 13 anos e imitou Carmen Miranda. Ficou em primeiro lugar, e então descobriu que a vitória lhe daria direito a um prêmio em dinheiro. Deixou a quantia com os pais,  para ajudar nas despesas, e resolveu se dedicar aos programas de calouros a fim de aumentar a renda da família. Porém, para cumprir esse objetivo, largou os estudos.

 “Foram justamente os prêmios que me levaram a tentar a carreira artística. Precisava ganhar a vida, era de família pobre, do interior. Vivia cantando o dia inteiro pela casa. Até que percebi que podia lucrar com isso. Foi aí que tudo começou”, disse Hebe na época.

Sobre o primeiro emprego Hebe percebeu bem cedo que precisava trabalhar. Era uma maneira de a família grande obter mais conforto e um cardápio mais criativo. Aos 12 anos de idade, começou a arrumar a cozinha de uma casa de família, e ganhava 60 mil réis.

Romance Complicado

O namoro de Hebe e Luís Ramos nunca foi um romance tranquilo. Além de ser separado, ele mantinha um relacionamento com outra mulher. A apresentadora se imaginava amada e esperava que um dia tudo ficaria bem. Em entrevistas, dizia que era solteira e que estava à procura de um amor. Depois de 8 anos, engravidou. Ao mesmo tempo, descobriu que a amante do marido também. Ele já tinha uma filha com a primeira esposa, a “oficial”.

Na época, questionada por Ruy Castro sobre ter feito um aborto, no Roda Viva, Hebe não hesitou em responder.

“Eu fiz. Fiz justamente porque achei que era uma coisa muito delicada esse filho ter irmão de um mesmo pai com outra mulher, outra irmã com outra mulher… Eu não aconselho as pessoas a fazerem. Acho que é uma coisa que cada um tem que saber o que deve fazer. É uma coisa de conscientização própria”, respondeu Hebe, naquela ocasião.

Casamento

Com 35 anos, Hebe se casou de verdade. Teve padre e juiz de paz, e não usou branco. Depois, disse que teve medo de levar bronca do padre. Vestiu uma tailleur rosa. O pai do noivo exigiu que a apresentadora assinasse um documento abrindo mão de qualquer bem do futuro marido. O noivo quis que ela abandonasse a carreira artística. Durante o namoro, Hebe sofreu dois abortos espontâneos. Décio, o marido, atribuía isso ao excesso de trabalho. Ela aceitou desistir dos contratos com a TV, dos cachês de shows, do dinheiro da venda de discos.

Em compensação, o marido deveria se comprometer a sustentar seus pais, Fego e Dona Esther, que estavam saindo da casa do Sumaré para morar sozinhos. O marido aceitou.

Em 20 de setembro nascia o único filho de Hebe Camargo e Décio Capuano, Marcello.

Oitenta anos

Em 2009, quando completou 80 anos, Hebe mantinha seu índice de popularidade em alta. Era uma estrela da TV há quase 60 anos, tinha vendido sua grande frustração retomando a carreira de cantora e exercia na plenitude o que mais gostava: viver a vida. A festa de aniversário foi oferecida pela empresária Lucilia Diniz. No dia 8 de março, ela abriu sua casa para receber 600 convidados. Dois nomes brilharam na lista de amigos: o cantor Julio Iglesias, que fazia uma temporada de shows em São Paulo, e o rei Roberto Carlos.

Câncer

Hebe passou a noite de Natal com Labibi, e o almoço do dia 25 foi no apartamento de Helena. Na semana entre o Natal e o Ano Novo, começou a se queixar. Estava com os pés inchados, a barriga dilatada, sem apetite. No Réveillon, Labibi recebeu os amigos em seu apartamento, entre eles, o cirurgião plástico de Hebe, Pedro Albuquerque. Ele não gostou do que viu. Chamou Claudio e recomentou que marcasse um check-up para a tia. A apresentadora deveria voltar ao Brasil só no dia 6 de janeiro, mas retornou quatro dias antes como sobrinho. No dia 5, uma tomografia constatou nódulo em seu abdômen. No dia 8, se internou para uma cirurgia de retirada desses nódulos, que durou três horas. No dia 10, recebeu o diagnóstico. Tinha câncer disseminado pelo peritônio e deveria começar, imediatamente, o tratamento com sessões de quimioterapia.

A despedida de Lolita

Hebe ficou no hospital até agosto. Nesse período, Lolita Rodrigues ligou para Claudio. “Sei que não quer receber ninguém, mas preciso vê-la”, insistiu a atriz. A exceção foi aberta.

“Ela estava derrubadinha, com um pijama simples e meia soquete”, disse Lolita.

“Volta para a TV, Lolita”, pediu a apresentadora.

“Como, se velho não tem vez?”, respondeu.

Lolita deixou um bonequinho, um anjo tocando violino, com a amiga hospitalizada. “Esse anjinho é o Fego. Ele quer ficar contigo”, disse Lolita.

Foi a última vez em que as duas se encontraram.

Notícias Relacionadas